ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEL 2016) Observe a imagem e leia o texto a segui

(UEL 2016) Observe a imagem e leia o texto a seguir.

Construído em 1934 por Eugenio Viktor Lariónoff, o Hotel Rolândia tinha a finalidade de atender aos inúmeros interessados em adquirir terras nessa região. O hotel cumpriu sua função complementar à Companhia de Terras e à estrada de Ferro. Era a “casa dos de fora”, daqueles que se interessavam em comprar lotes para posteriormente se fixarem no local.

(Adaptado de: CERNEV, J. (org.) Memória e cotidiano: cenas do norte do Paraná. Londrina: IPAC/MEC-SESU, 1995. p.24-25.)

Em relação ao texto e aos conhecimentos sobre as migrações internas e as imigrações para o Brasil, no século XX, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.

(     ) Para a área da Companhia de Terras Norte do Paraná, dirigiram-se imigrantes que fugiam de perseguições ou de conflitos bélicos em seus países.
(     ) Alemães, italianos e japoneses emigraram para o norte do Paraná e se dedicaram à cafeicultura.
(     ) A Companhia de Terras Norte do Paraná recebeu em sua área refugiados da desestruturação do Império Turco-Otomano, especialmente os curdos, que chegaram na região após 1934.
(     ) Para o norte do Paraná, dirigiram-se paulistas, mineiros e catarinenses interessados em ocupar uma fronteira agrícola recém-aberta, destinada à cafeicultura.
(     ) Árabes de diferentes nacionalidades, libaneses, egípcios e sírios fixaram-se no norte do Paraná, após a década de 1930, como refugiados dos conflitos religiosos em seus países.

Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.

A

V, V, F, V, F.

B

V, F, V, F, V.

C

V, F, F, V, V.

D

F, V, V, F, F.

E

F, F, V, V, F.