Gabarito UEM - Provas Anteriores

1-15 de 90chevron right center
Questão
2020Filosofia

(UEM 2020) Concebei agora, se quiserdes, que a pedra, enquanto continua a mover-se, saiba e pense que se esfora tanto quanto pode para continuar a mover-se. Seguramente, essa pedra, visto no ser consciente seno de seu esforo e no ser indiferente, acreditar ser livre e perseverar no movimento apenas porque quer. essa a tal liberdade humana que todos se jactam de possuir e que consiste apenas em que os seres humanos so cnscios [conscientes] de seus apetites [desejos], mas ignorantes das causas que os determinam. assim que uma criana cr apetecer livremente o leite; um rapazinho, se irritado, querer vingar-se, mas fugir quando intimidado. (ESPINOSA. Carta 58. Apud SAVIAN FILHO, J. Filosofia e filosofias. Existncia e sentido. Belo Horizonte: Autntica, 2016, p. 213). A partir do fragmento citado e do pensamento tico de Espinosa, assinale o que forverdadeiro comVe o que for incorreto com F 01) A passagem acima aponta a crtica de Espinosa concepo tradicional de livre-arbtrio. 02) A imagem da pedra, segundo o texto, sugere que o seu querer provm de sua conscincia. 04) O homem, para Espinosa, imagina-se livre porque acredita que a origem ou o princpio de suas aes. 08) Para Espinosa, as paixes ou os desejos no influenciam na tomada de nossas decises. 16) Espinosa defende uma definio de liberdade na qual existe a possibilidade de cooperao entre razo e paixo.

Questão
2020Química

Com base no modelo terico proposto por Erwin Schdinger, e em conhecimento correlatos para descrever os tomos, assinale o que for correto. 01) Para um orbital, h uma distribuio espacial das posies que um eltron pode ocupar. 02) Cada orbital s pode conter, no mximo, 2 eltrons. 04) No possvel medir simultaneamente e com exatido a posio e a velocidade de um eltron. 08) Em um tomo, podem existir dois eltrons com os quatro nmeros qunticos iguais. 16) A configurao eletrnica do tomo de nitrognio7N14 1s22s22p63s23p2 A alternativa que apresenta a soma dos nmeros correspondentes s afirmaes corretas :

Questão
2019Filosofia

(UEM2019) muitas vezes lamentamos as nossas aes e que, frequentemente, quando somos dominados por afeces contrrias, vemos o melhor e fazemos o pior, nada os impediria de crer que todas as nossas aes so livres. [...] Um homem embriagado julga tambm que por uma livre deciso da alma que conta aquilo que, mais tarde, em estado de sobriedade, preferiria ter calado. (ESPINOSA, B. tica III. Trad. Joaquim de Carvalho et al. So Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 179). Acerca da compreenso da liberdade para Espinosa, assinale o que for correto comVe o que for incorreto comF: 01) Espinosa se contrape ideia de um ato completamente gratuito. 02) Ser livre para Espinosa ser causa adequada de seus atos. 04) O espinosismo, assim como o historicismo, oferece-nos um meio de converter a liberdade em necessidade inelutvel. 08) O livre-arbtrio para Espinosa o poder que temos de escolher. 16) livre o homem que atua pela nica necessidade de sua natureza.

Questão
2018História

(UEM 2018) A colonização é uma experiência histórica de longa duração. Sobre a colonização na história do Paraná, assinale o que for correto. 01) A primeira tentativa de ocupação territorial do Paraná foi realizada por espanhóis, que estabeleceram um sistema de colonização e de subordinação da população indígena, conhecido como adelantados e encomiendas. 02) O primeiro ciclo econômico do Paraná se constituiu a partir da mineração e contribuiu para o povoamento do litoral e para a colonização do chamado primeiro planalto, inclusive com a fundação da cidade de Curitiba. 04) O caminho de Peabiru foi construído por portugueses e por espanhóis com o objetivo de escoar a safra agrícola produzida nas reduções jesuíticas para o porto de Paranaguá. 08) O norte do Paraná foi colonizado exclusivamente pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). 16) A principal empresa de colonização do oeste do estado do Paraná foi a Industrial Madeira e Colonizadora Rio Paraná Ltda. (Maripá).

Questão
2018Química

Em um laboratrio, h quatro frascos rotulados de A a D. Sabe-se que os frascos contm cido actico, pentano, hexanol e terdiisoproplico. Para identificar os compostos, um qumico realizou os seguintes procedimentos: i) testou a solubilidade em gua; ii) mediu o ponto de fuso; iii) observou a formao de bolhas na reao com soluoaquosa de NaHCO3 a 10%. Com base nessas informaes, assinale o que for correto. 01) Apenas o composto que estava no frasco A foi solvel em gua em quaisquer propores; assim, o qumico o identificou como cido actico. 02) O composto que estava no frasco B apresentou o maior ponto de ebulio; assim, o qumico o identificou como hexanol, porque suas molculas se associam por ligaes de hidrognio e tm a cadeia carbnica maior que a do cido actico. 04) Dois compostos liberaram bolhas na reao com NaHCO3(aq), logo, esse teste no foi eficiente para distinguir os compostos. 08) O composto que estava no frasco C apresentou o menor ponto de ebulio; logo, o qumico o identificou como pentano, porque necessria pouca energia para romper as foras de van der Waals. 16) O qumico deveria ter testado tambm a solubilidade em hexano, pois somente um dos compostos, o ter diisoproplico, seria solvel em quaisquer propores nesse solvente.

Questão
2018Química

(UEM - 2018 - Adaptada) Sobre as propriedades coligativas, analise as seguintes afirmativas: I) Tonoscopia, ebuloscopia, microscopia e crioscopia so exemplos de propriedades coligativas. II)A presso de vapor de uma soluo de 100g de gua e 1g de KCl maior que a de uma soluo de 100g de gua e 1g de NaCl. III)Uma pessoa pode morrer de desidratao celular se beber apenas gua do mar. IV)O ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de ureia (CH4N2O) em 1000g de gua igual ao ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de glicose (C6H12O6) em 1000g de gua. V)Se o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de glicose em 1000g de gua 1,86C, ento o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de NaCl em 1000g de gua ser de 3,72C. Dados de massa molar: K = 39g/mol Cl = 35,5g/mol Na = 23g/mol Esto corretas as afirmativas:

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e de desenvolvimento do litoral paranaense, é correto afirmar que: 01) Os vestígios mais antigos da presença humana no litoral paranaense são estimados em cerca de 6.500 anos. Foram encontrados juntos aos sambaquis, que são estruturas monticulares resultantes de acúmulos artificiais de conchas, de restos de crustáceos, de peixes e de mamíferos aquáticos e terrestres. Os vestígios indígenas eram: lâminas de machado, zoólitos e até esqueletos humanos. 02) Dentre os núcleos de povoamento do litoral, Morretes se destacou por desempenhar o mais relevante papel econômico durante o período colonial, uma vez que era responsável pela atividade oficial referente ao ouro que havia sido descoberto na região. 04) A região litorânea paranaense foi excluída da primeira forma de gestão colocada em prática pelos colonizadores portugueses, que consistia na divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias. 08) Até o final do século XIX, quando houve a abertura da Estrada da Graciosa, o deslocamento entre o litoral e o Primeiro Planalto era realizado por caminhos precários, abertos a partir de antigas picadas indígenas. 16) No litoral, o contato dos indígenas da etnia Guarani com os europeus foi conturbado, uma vez que ocasionou os massacres físico e cultural dos índios.

Questão
2017História

(UEM 2017) Em relação a atividades artísticas no Paraná, assinale o que for correto. 01) O Paranismo foi um movimento regionalista ocorrido no estado do Paraná na década de 1920 à de 1940, conduzido por um grupo de intelectuais que procurava cultuar e divulgar a história e as tradições do Paraná. 02) O artista e professor Guido Viaro experimentou diversas técnicas: escultura, monotipia, zincogravura, água-forte, ponta-seca, desenho e pintura a óleo. 04) Ao contrário da Música e das Artes Plásticas, a Literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas, porque Curitiba não fazia parte dos grandes centros urbanos do País, onde ocorria a maior parte das novidades literárias. 08) Joaquim foi uma revista lançada na década de 1940, com o objetivo de disseminar novas ideias que enterrassem os modelos acadêmicos de Arte, atualizando a Arte Paranaense de seu tempo. 16) Poty Lazarotto foi ilustrador e muralista. Sua obra, de caráter surrealista, retrata figuras disformes sem compromisso com o Realismo. É considerado um dos artistas menos significativos do Paraná em sua época.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a erva-mate no estado do Paraná, é correto afirmar que 01) é uma planta medicinal que, antes do descobrimento do Brasil, foi muito utilizada pelas populações indígenas para combater ferimentos por ataques de animais selvagens. 02) era cultivada nos Campos Gerais em sistema de plantio direto e em rotação de culturas. 04) foi o principal produto da economia paranaense no período provincial. 08) sua indústria contribuiu para o desenvolvimento de outras empresas, tais como as de embalagem, de metalurgia, de madeira, e a gráfica. 16) o crescimento da economia ervateira consolidou a riqueza da aristocracia paranaense do século XIX e contribuiu para que as elites defendessem a emancipação política do Paraná da província de São Paulo.

Questão
2017História

(UEM-PAS 2017) Os primeiros navios que aportaram no litoral do Paraná encontraram um grande número de indígenas que foram denominados Carijós, os atuais Guarani. Desde o início da colonização houve a contribuição dos indígenas na formação do que seria o povo paranaense: influência étnica com a miscigenação, contribuição linguística na incorporação de termos de origem indígena na nominação de lugares, contribuições à culinária (alimentos provenientes da mandioca, do milho, do mate, dentre outros). A respeito das populações indígenas que existiam nos territórios onde é o Paraná hoje, assinale o que for correto. 01) Os primeiros habitantes do Paraná foram os grupos de caçadores coletores que habitaram a região desde 9.000 anos antes do presente. 02) Os Guarani eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam o litoral e os vales dos grandes rios. 04) Os Kaingang também eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam preferencialmente as regiões dos planaltos paranaenses. 08) Os Xavante habitavam as regiões entre os rios Piquiri e Ivaí, e foram aldeados nas Reduções Jesuíticas. 16) O povo Xetá, que vivia na Serra dos Dourados, no noroeste do estado, foi o último grupo indígena a ser contatado pelas frentes de colonização moderna na década de 1950.

Questão
2017Geografia

(UEM) Diferentemente de outras populaes no mundo, que em sua grande maioria esto com baixos nveis de fecundidade (ou baixando) e baixos nveis de mortalidade (ou baixando), ou seja, passando pela chamada transio demogrfica, os povos indgenas na Amrica Latina, ao contrrio, se encontram num processo de crescimento populacional. Assim sendo, os altos nveis de fecundidade desses povos esto sendo mantidos, nos ltimos dez anos pelo menos, e a taxa de crescimento anual est sendo estimada, de uma maneira geral, em 3% ao ano. Isto indica que esses povos esto com uma dinmica demogrfica completamente distinta daquela observada na maioria dos pases do mundo, no s da Amrica Latina.(AZEVEDO, M. M., p. 55, 2008).A demografia ou Geografia da Populao a rea da cincia que se preocupa em estudar as dinmicas e os processos populacionais.(MUNDO EDUCAO, 2017) Sobre demografia, leia as assertivas a seguir. I. Densidade demogrfica taxa que mede o nmero de pessoas em determinado espao, geralmente medida em habitantes por quilmetro quadrado (hab/km). II. Crescimento populacional ou demogrfico taxa de crescimento populacional calculada a partir da soma entre o crescimento natural e o crescimento migratrio. III. Taxa de natalidade nmero de bitos que acontecem em uma determinada rea. IV. Taxa de fecundidade nmero de nascimentos bem sucedidos menos o nmero de bitos em nascimentos. Assinale a alternativa que aponta as assertivascorretas.

Questão
2017Geografia

(Uem-pas 2017) Em 2000, o nibus espacial Endeavour realizou uma misso internacional chamada Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com o objetivo de realizar o mapeamento tridimensional do planeta. As informaes obtidas possuem muito mais preciso e legibilidade em diversas escalas para estudos que podem ser aplicados em projeo de estradas, levantamento geoqumico e geofsico, no planejamento urbano e de estruturas agrrias, entre outros. Adaptado de OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital: Geografia. So Paulo: Moderna, p.38. O conhecimento e o mapeamento da cobertura e uso do solo so informaes imprescindveis para o planejamento e a formulao de polticas pblicas voltadas para o desenvolvimento de um lugar, de uma regio ou de um pas. Sobre o desenvolvimento tecnolgico e suas aplicaes, assinale aalternativaincorreta.

Questão
2017Filosofia

(UEM2017 - Adaptado) O que racional, efetivo; e o que efetivo, racional. Nesta convico est toda conscincia desprevenida, bem como a filosofia, e daqui que esta parte para a considerao tanto do universo espiritual quanto do natural. [...] O que importa, ento, reconhecer na aparncia do temporal e do transitrio a substncia que imanente, e o eterno que presente. Com efeito, o racional, que sinnimo da ideia, quando ele entra em sua efetividade simultaneamente na existncia externa, emerge uma riqueza infinita de formas, fenmenos e configuraes, e reveste o seu ncleo com uma casca multicolor, na qual a conscincia inicialmente se instala, e que s o conceito transpassa, para encontrar o pulso interno e sentir igualmente o seu batimento nas configuraes externas. HEGEL, G. F. Excertos e pargrafos traduzidos. In MARAL, J. Antologia de textos filosficos. Curitiba: Seed, 2009, p. 313 e 314. A partir do texto de Hegel, assinale o que for correto com V e o que for falso com F: I -A filosofia no pode se ater s manifestaes externas, s aparncias dos fenmenos e suas diversas configuraes. II -A imanncia uma qualidade sensvel da substncia, um dado exterior s coisas. III - O racional torna-se ideia quando a conscincia ultrapassa os fenmenos e os leva ao plano dos conceitos. IV - O processo do conhecimento parte do plano sensvel, dos fenmenos, e atinge o plano do conceito, quando se torna efetivamente racional. V - A filosofia busca reconhecer o que permanece na substncia apesar dos diversos aspectos transitrios e variveis presentes, como a cor, a extenso, a quantidade e outros.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto. 01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema. 02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios. 04) As reduções tinham uma organização muito parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si. 08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas. 16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.

Questão
2017Filosofia

(Uem 2017) Observe a seguinte afirmação sobre a filosofia de Espinosa (1632-1677): A filosofia procura explicar tanto a ordem do real como a posição do homem nessa ordem (o que para nós é o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistério e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porquê do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinião dos outros, à própria opinião ou mesmo à própria experiência, se elas forem insuficientes para mostrar as razões de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas serão aceitos como filosóficos os julgamentos fundados na experiência suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razão ou, enfim, na compreensão intelectual daquilo que julgamos. VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194. A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto. I- O juízo humano é uma opinião, pois a experiência é insuficiente para conhecer a verdade. II- O entendimento humano dos fenômenos do mundo é impossível, pois depende da vontade de Deus. III- O intelecto humano tem preponderância sobre a experiência empírica, pois Espinosa é um filósofo racionalista. IV- O conhecimento do bem e do mal corresponde às ordenações humanas que o entendimento descobre no mundo. V- O conhecimento sensível é suficiente para a operação racional que produz os juízos do entendimento humano. Assinale:

1-15 de 90chevron right center