Gabarito UEM - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 72
Questão
2018História

(UEM 2018) A colonização é uma experiência histórica de longa duração. Sobre a colonização na história do Paraná, assinale o que for correto. 01) A primeira tentativa de ocupação territorial do Paraná foi realizada por espanhóis, que estabeleceram um sistema de colonização e de subordinação da população indígena, conhecido como adelantados e encomiendas. 02) O primeiro ciclo econômico do Paraná se constituiu a partir da mineração e contribuiu para o povoamento do litoral e para a colonização do chamado primeiro planalto, inclusive com a fundação da cidade de Curitiba. 04) O caminho de Peabiru foi construído por portugueses e por espanhóis com o objetivo de escoar a safra agrícola produzida nas reduções jesuíticas para o porto de Paranaguá. 08) O norte do Paraná foi colonizado exclusivamente pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). 16) A principal empresa de colonização do oeste do estado do Paraná foi a Industrial Madeira e Colonizadora Rio Paraná Ltda. (Maripá).

Questão
2018Química

(UEM - 2018 - Adaptada) Sobre as propriedades coligativas, analise as seguintes afirmativas: I) Tonoscopia, ebuloscopia, microscopia e crioscopia so exemplos de propriedades coligativas. II)A presso de vapor de uma soluo de 100g de gua e 1g de KCl maior que a de uma soluo de 100g de gua e 1g de NaCl. III)Uma pessoa pode morrer de desidratao celular se beber apenas gua do mar. IV)O ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de ureia (CH4N2O) em 1000g de gua igual ao ponto de ebulio de uma soluo preparada pela dissoluo de 1mol de glicose (C6H12O6) em 1000g de gua. V)Se o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de glicose em 1000g de gua 1,86C, ento o ponto de fuso de uma soluo de 1mol de NaCl em 1000g de gua ser de 3,72C. Dados de massa molar: K = 39g/mol Cl = 35,5g/mol Na = 23g/mol Esto corretas as afirmativas:

Questão
2017Geografia

(Uem-pas 2017) Em 2000, o nibus espacial Endeavour realizou uma misso internacional chamada Shuttle Radar Topography Mission (SRTM) com o objetivo de realizar o mapeamento tridimensional do planeta. As informaes obtidas possuem muito mais preciso e legibilidade em diversas escalas para estudos que podem ser aplicados em projeo de estradas, levantamento geoqumico e geofsico, no planejamento urbano e de estruturas agrrias, entre outros. Adaptado de OLIC, N. B.; SILVA, A. C. da; LOZANO, R. Vereda digital: Geografia. So Paulo: Moderna, p.38. O conhecimento e o mapeamento da cobertura e uso do solo so informaes imprescindveis para o planejamento e a formulao de polticas pblicas voltadas para o desenvolvimento de um lugar, de uma regio ou de um pas. Sobre o desenvolvimento tecnolgico e suas aplicaes, assinale aalternativaincorreta.

Questão
2017História

(Uem 2017) Sobre o período regencial brasileiro (1831-1840), é incorreto afirmar que:

Questão
2017Filosofia

(Uem 2017) Observe a seguinte afirmação sobre a filosofia de Espinosa (1632-1677): A filosofia procura explicar tanto a ordem do real como a posição do homem nessa ordem (o que para nós é o bem e o mal) sem o recurso a nenhum mistério e nenhuma arbitrariedade. Isso significa encontrar o porquê do real, do bem e do mal sem ter que apelar para a opinião dos outros, à própria opinião ou mesmo à própria experiência, se elas forem insuficientes para mostrar as razões de aceitarmos nossos julgamentos. Apenas serão aceitos como filosóficos os julgamentos fundados na experiência suficiente para demonstrarmos o que julgamos, na razão ou, enfim, na compreensão intelectual daquilo que julgamos. VIEIRA NETO, P. Espinosa. In: MARÇAL, J. Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, p. 193 e 194. A partir da leitura do excerto, assinale o que for correto. I- O juízo humano é uma opinião, pois a experiência é insuficiente para conhecer a verdade. II- O entendimento humano dos fenômenos do mundo é impossível, pois depende da vontade de Deus. III- O intelecto humano tem preponderância sobre a experiência empírica, pois Espinosa é um filósofo racionalista. IV- O conhecimento do bem e do mal corresponde às ordenações humanas que o entendimento descobre no mundo. V- O conhecimento sensível é suficiente para a operação racional que produz os juízos do entendimento humano. Assinale:

Questão
2017História

(UEM 2017) Em relação a atividades artísticas no Paraná, assinale o que for correto. 01) O Paranismo foi um movimento regionalista ocorrido no estado do Paraná na década de 1920 à de 1940, conduzido por um grupo de intelectuais que procurava cultuar e divulgar a história e as tradições do Paraná. 02) O artista e professor Guido Viaro experimentou diversas técnicas: escultura, monotipia, zincogravura, água-forte, ponta-seca, desenho e pintura a óleo. 04) Ao contrário da Música e das Artes Plásticas, a Literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas, porque Curitiba não fazia parte dos grandes centros urbanos do País, onde ocorria a maior parte das novidades literárias. 08) Joaquim foi uma revista lançada na década de 1940, com o objetivo de disseminar novas ideias que enterrassem os modelos acadêmicos de Arte, atualizando a Arte Paranaense de seu tempo. 16) Poty Lazarotto foi ilustrador e muralista. Sua obra, de caráter surrealista, retrata figuras disformes sem compromisso com o Realismo. É considerado um dos artistas menos significativos do Paraná em sua época.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e de desenvolvimento do litoral paranaense, é correto afirmar que: 01) Os vestígios mais antigos da presença humana no litoral paranaense são estimados em cerca de 6.500 anos. Foram encontrados juntos aos sambaquis, que são estruturas monticulares resultantes de acúmulos artificiais de conchas, de restos de crustáceos, de peixes e de mamíferos aquáticos e terrestres. Os vestígios indígenas eram: lâminas de machado, zoólitos e até esqueletos humanos. 02) Dentre os núcleos de povoamento do litoral, Morretes se destacou por desempenhar o mais relevante papel econômico durante o período colonial, uma vez que era responsável pela atividade oficial referente ao ouro que havia sido descoberto na região. 04) A região litorânea paranaense foi excluída da primeira forma de gestão colocada em prática pelos colonizadores portugueses, que consistia na divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias. 08) Até o final do século XIX, quando houve a abertura da Estrada da Graciosa, o deslocamento entre o litoral e o Primeiro Planalto era realizado por caminhos precários, abertos a partir de antigas picadas indígenas. 16) No litoral, o contato dos indígenas da etnia Guarani com os europeus foi conturbado, uma vez que ocasionou os massacres físico e cultural dos índios.

Questão
2017História

(UEM-PAS 2017) Os primeiros navios que aportaram no litoral do Paraná encontraram um grande número de indígenas que foram denominados Carijós, os atuais Guarani. Desde o início da colonização houve a contribuição dos indígenas na formação do que seria o povo paranaense: influência étnica com a miscigenação, contribuição linguística na incorporação de termos de origem indígena na nominação de lugares, contribuições à culinária (alimentos provenientes da mandioca, do milho, do mate, dentre outros). A respeito das populações indígenas que existiam nos territórios onde é o Paraná hoje, assinale o que for correto. 01) Os primeiros habitantes do Paraná foram os grupos de caçadores coletores que habitaram a região desde 9.000 anos antes do presente. 02) Os Guarani eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam o litoral e os vales dos grandes rios. 04) Os Kaingang também eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam preferencialmente as regiões dos planaltos paranaenses. 08) Os Xavante habitavam as regiões entre os rios Piquiri e Ivaí, e foram aldeados nas Reduções Jesuíticas. 16) O povo Xetá, que vivia na Serra dos Dourados, no noroeste do estado, foi o último grupo indígena a ser contatado pelas frentes de colonização moderna na década de 1950.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a erva-mate no estado do Paraná, é correto afirmar que 01) é uma planta medicinal que, antes do descobrimento do Brasil, foi muito utilizada pelas populações indígenas para combater ferimentos por ataques de animais selvagens. 02) era cultivada nos Campos Gerais em sistema de plantio direto e em rotação de culturas. 04) foi o principal produto da economia paranaense no período provincial. 08) sua indústria contribuiu para o desenvolvimento de outras empresas, tais como as de embalagem, de metalurgia, de madeira, e a gráfica. 16) o crescimento da economia ervateira consolidou a riqueza da aristocracia paranaense do século XIX e contribuiu para que as elites defendessem a emancipação política do Paraná da província de São Paulo.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto. 01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema. 02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios. 04) As reduções tinham uma organização muito parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si. 08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas. 16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.

Questão 12
2016Física

(UEM - 2016) Um trem se move com velocidade horizontal constante. Dentro dele esto o observador A e um garoto, ambos parados em relao ao trem. Na estao, sobre a plataforma, est o observador B, parado em relao a ela. Quando o trem passa pela plataforma, o garoto joga uma bola verticalmente para cima. Desprezando a resistncia do ar, podemos afirmar que:

Questão
2016História

(UEM 2016) Os antropólogos e os etno-historiadores têm ressaltado a importância dos estudos da vida cotidiana dos povos indígenas que habitaram o Paraná antes da chegada dos colonizadores europeus. Sobre os povos indígenas daquele período, no Paraná, e sua rica cultura, é correto afirmar que: 01) Dominavam a técnica de fundição dos metais, predominando o trabalho com o cobre, o estanho, o bronze e o ferro. 02) A divisão do trabalho era bastante clara. Enquanto as mulheres criavam os filhos, preparavam os artesanatos de cerâmica e de vegetal e cuidavam das plantações, os homens dedicavam-se à caça, à pesca e à segurança da comunidade. 04) No litoral paranaense, são encontradas peças indígenas chamadas de zoolitos, que são figuras gravadas em pedra representando aves, peixes e outros animais. 08) Alguns dos sítios arqueológicos indígenas mais antigos encontrados no Paraná são os de Saquarema e de Guaraguaçu, localizados no litoral; o de Vila Velha, localizado nos Campos Gerais; e o de José Vieira, localizado nas margens do rio Ivaí. 16) Os sambaquis são as técnicas e os instrumentos de guerras desenvolvidos pelos colonizadores europeus para escravizar os indígenas que viviam no Paraná.

Questão
2016Biologia

(UEM - 2016 - Adaptado)Considere o cruzamento de parentais duplo heterozigotos para os genes A e B localizados em cromossomos diferentes, e assinale o que for correto. 01) Se a proporo fenotpica em F1 for de 9 : 3 : 3 : 1 para uma nica caracterstica, temos um caso de interao gnica. 02) Se a proporo fenotpica em F1 for de 9 : 3 : 3 : 1 para duas caractersticas, temos um caso de segregao independente. 04) Se a proporo fenotpica em F1 for de 9 : 3 : 4 para uma nica caracterstica, temos um caso de epistasia recessiva. 08) Se a proporo fenotpica em F1 for de 1: 4 : 6 : 4 : 1 para uma nica caracterstica, temos um caso de herana polignica. 16) Se a proporo fenotpica em F1 for de 13 : 3 para uma nica caracterstica, temos um caso de pleiotropia. A soma das alternativas corretas igual a:

Questão
2016História

(UEM 2016) Sobre a história do Paraná, é correto afirmar que: 01) Os Tupis-guaranis formavam uma das grandes famílias indígenas que habitavam o Paraná antes da chegada dos europeus. 02) No século XIX, foram fundados diversos núcleos de colonização com a participação de imigrantes europeus. 04) Um dos principais conflitos da revolução federalista ocorreu na cidade da Lapa. Esse episódio ficou conhecido como cerco da Lapa, pois foi naquela localidade paranaense que as tropas legalistas detiveram o avanço das tropas federalistas que marchavam em direção à capital da república, Rio de Janeiro. 08) A prosperidade econômica do município de Curitiba deve-se ao fato de a região ter sido colonizada pela empresa Brasil Railway Company, do empresário Percival Farquhar, que projetou a Cidade Industrial de Curitiba. 16) O tropeirismo foi importante atividade econômica para a ocupação de parte do território do Paraná, conhecido como Campos Gerais.

Questão
2016Espanhol

Todo (Rosa Montero) 1Hace 14 años me regalaron una perrita mestiza. 2Tenía solo 3dos meses y era una bola de pellejo peludo y arrugado, con un morro muy chato que 4abría 5de par en par para chillar. Acababan de separarla de su madre y lloraba mucho, con 6unos 7lamentos desesperados y furibundos. 8Aquella primera madrugada sólo pude calmarla colocándole una manta sobre el suelo, junto a mi cama, y pasándome 9toda la noche con la mano apoyada sobre su cuerpo 10rollizo y diminuto. 11Esa cachorra es hoy una anciana gorda y venerable, 12toda una matrona de la perrunidad. Ayer le 13pasó algo: en la 14mitad de la noche 15empezó a caminar frenéticamente por toda la casa. Al final, sólo pude calmarla instalando su colchón junto a mi cama y poniendo mi mano sobre su ancho lomo. 16Supongo que esto es el comienzo del final, y que la 17inquietud de ayer no era 18sino la 19incomodidad de la 20edad extrema y el barrunto de la muerte, que estoy segura que también perciben los animales. Ha tenido una buena vida, 21larga y confortable, de manera que no hay motivo para la queja. Pero qué melancólico es el juego del vivir. Hace muy poco era una cachorra asustada por la enormidad del mundo, y hoy es una vieja bestezuela que tiembla ante la 22nada: siempre el miedo pespunteando la existencia. En ambos confines 23necesitó mi mano para sobreponerse a la negrura, porque el amo es el Dios de los perros, un Dios tan efímero y débil como ellos (pero esto los chuchos no lo saben), y que a su vez 24precisa de la mano consoladora de otros dioses, los cuales, 25incapaces de contener la oscuridad, también han ido muriendo y renovándose. Acaricio ahora a mi perra y pienso que su vida, su modesta vida de animal (pero acaso la nuestra es más importante?), es apenas un chispazo entre 26dos madrugadas. Y eso es nada, y es 27todo. (Texto publicado el 6/oct/1998 en http://elpais.com/diario/1998/10/06/ultima/9907624802_850215.html. Acceso el 22/10/2015) 1. (Uem 2016) Señale la(s) afirmacione(s) correcta(s). 01) En Esa cachorra hoy es un anciana gorda y venerable (referencia 11) la autora del texto demuestra que hubo un cambio de comportamiento en su amiga. A lo largo de los años su amiga se ha convertido en una persona mejor. 02) Las palabras larga (referencia 21) y sino (referencia 18) significan respectivamente en lengua portuguesa: largo, en el sentido de amplo y espaçoso: y sino, objeto usado en las iglesias para llamar los fieles a la misa o hacer anuncios religiosos. 04) Las palabras mitad (referencia 14), inquietud (referencia 17), incomodidad (referencia 19) y edad (referencia 20) se van al plural respectivamente como: mitades, inquietudes, incomodidades y edades. 08) Rollizo y diminuto (referencia 10) y gorda y venerable (referencia 11) son adjetivos que se refieren respectivamente a los sustantivos cuerpo y anciana. 16) Las palabras Esa (referencia 11) y todo (referencia 27) ejercen respectivamente la función de pronombre demostrativo y adjetivo dentro del texto.

1-15 de 72
NOVIDADES
Kuadro