ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uem/2016) Assinale o quer for correto sobre a obr

(Uem/2016)  Assinale o quer for correto sobre a obra Eu e outras poesias e sobre seu autor, Augusto dos Anjos.

01) Em Eu e outras poesias podem ser encontrados alguns dos temas mais presentes na obra de Augusto dos Anjos, tais como o amor ingênuo e platônico (fruto da influência da segunda geração romântica) e a exaltação de elementos nacionais que, não obstante, é feita de maneira crítica e mordaz.   

02) Um dos aspectos mais chamativos nos poemas de Augusto dos Anjos – verificável em Eu e outras poesias – é sua negação da ciência, que é vista como um elemento capaz de reduzir as possibilidades de aprimoramento humano presentes na intuição de cunho sentimental.   

04) Apesar do título, o volume Eu e outras poesias apresenta exemplos de produções pouco recorrentes na obra de Augusto dos Anjos: o conto O alienista, que se configura como uma narrativa poética, e a tragédia “Profissão de fé”, fortemente marcada pelo Simbolismo.   

08) A produção literária de Augusto dos Anjos, embora habitualmente situada no contexto do Pré-Modernismo brasileiro, representa um problema de classificação estética, de modo que sua obra – na qual se encontram influências do Naturalismo e do Simbolismo – constitui fenômeno particular e original.   

16) No poema “Psicologia de um vencido”, os versos – “Eu, filho do carbono e do amoníaco, / Monstro de escuridão e rutilância, / Sofro, desde a epigênesis da infância, / A influência má dos signos do zodíaco” – revelam uma visão sofredora do mundo, da vida. O “eu” lírico angustia-se diante da previsão da própria morte e do destino reservado ao cadáver, conforme o verso “Na frialdade inorgânica da terra” (ANJOS, Augusto. Eu e outras poesias. São Paulo: Martin Claret, 2002, p. 38).