Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEM | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão
2018História

(UEM 2018) A colonização é uma experiência histórica de longa duração. Sobre a colonização na história do Paraná, assinale o que for correto. 01) A primeira tentativa de ocupação territorial do Paraná foi realizada por espanhóis, que estabeleceram um sistema de colonização e de subordinação da população indígena, conhecido como adelantados e encomiendas. 02) O primeiro ciclo econômico do Paraná se constituiu a partir da mineração e contribuiu para o povoamento do litoral e para a colonização do chamado primeiro planalto, inclusive com a fundação da cidade de Curitiba. 04) O caminho de Peabiru foi construído por portugueses e por espanhóis com o objetivo de escoar a safra agrícola produzida nas reduções jesuíticas para o porto de Paranaguá. 08) O norte do Paraná foi colonizado exclusivamente pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). 16) A principal empresa de colonização do oeste do estado do Paraná foi a Industrial Madeira e Colonizadora Rio Paraná Ltda. (Maripá).

Questão
2017História

(UEM -2017) Sobre o perodo regencial brasileiro (1831-1840), incorreto afirmar que:

Questão
2017História

(UEM-PAS 2017) Os primeiros navios que aportaram no litoral do Paraná encontraram um grande número de indígenas que foram denominados Carijós, os atuais Guarani. Desde o início da colonização houve a contribuição dos indígenas na formação do que seria o povo paranaense: influência étnica com a miscigenação, contribuição linguística na incorporação de termos de origem indígena na nominação de lugares, contribuições à culinária (alimentos provenientes da mandioca, do milho, do mate, dentre outros). A respeito das populações indígenas que existiam nos territórios onde é o Paraná hoje, assinale o que for correto. 01) Os primeiros habitantes do Paraná foram os grupos de caçadores coletores que habitaram a região desde 9.000 anos antes do presente. 02) Os Guarani eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam o litoral e os vales dos grandes rios. 04) Os Kaingang também eram povos ceramistas e agricultores, e habitavam preferencialmente as regiões dos planaltos paranaenses. 08) Os Xavante habitavam as regiões entre os rios Piquiri e Ivaí, e foram aldeados nas Reduções Jesuíticas. 16) O povo Xetá, que vivia na Serra dos Dourados, no noroeste do estado, foi o último grupo indígena a ser contatado pelas frentes de colonização moderna na década de 1950.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e de desenvolvimento do litoral paranaense, é correto afirmar que: 01) Os vestígios mais antigos da presença humana no litoral paranaense são estimados em cerca de 6.500 anos. Foram encontrados juntos aos sambaquis, que são estruturas monticulares resultantes de acúmulos artificiais de conchas, de restos de crustáceos, de peixes e de mamíferos aquáticos e terrestres. Os vestígios indígenas eram: lâminas de machado, zoólitos e até esqueletos humanos. 02) Dentre os núcleos de povoamento do litoral, Morretes se destacou por desempenhar o mais relevante papel econômico durante o período colonial, uma vez que era responsável pela atividade oficial referente ao ouro que havia sido descoberto na região. 04) A região litorânea paranaense foi excluída da primeira forma de gestão colocada em prática pelos colonizadores portugueses, que consistia na divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias. 08) Até o final do século XIX, quando houve a abertura da Estrada da Graciosa, o deslocamento entre o litoral e o Primeiro Planalto era realizado por caminhos precários, abertos a partir de antigas picadas indígenas. 16) No litoral, o contato dos indígenas da etnia Guarani com os europeus foi conturbado, uma vez que ocasionou os massacres físico e cultural dos índios.

Questão
2017História

(UEM 2017) Em relação a atividades artísticas no Paraná, assinale o que for correto. 01) O Paranismo foi um movimento regionalista ocorrido no estado do Paraná na década de 1920 à de 1940, conduzido por um grupo de intelectuais que procurava cultuar e divulgar a história e as tradições do Paraná. 02) O artista e professor Guido Viaro experimentou diversas técnicas: escultura, monotipia, zincogravura, água-forte, ponta-seca, desenho e pintura a óleo. 04) Ao contrário da Música e das Artes Plásticas, a Literatura paranaense não assimilou os ideais modernistas, porque Curitiba não fazia parte dos grandes centros urbanos do País, onde ocorria a maior parte das novidades literárias. 08) Joaquim foi uma revista lançada na década de 1940, com o objetivo de disseminar novas ideias que enterrassem os modelos acadêmicos de Arte, atualizando a Arte Paranaense de seu tempo. 16) Poty Lazarotto foi ilustrador e muralista. Sua obra, de caráter surrealista, retrata figuras disformes sem compromisso com o Realismo. É considerado um dos artistas menos significativos do Paraná em sua época.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto. 01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema. 02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios. 04) As reduções tinham uma organização muito parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si. 08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas. 16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.

Questão
2017História

(UEM 2017) Sobre a erva-mate no estado do Paraná, é correto afirmar que 01) é uma planta medicinal que, antes do descobrimento do Brasil, foi muito utilizada pelas populações indígenas para combater ferimentos por ataques de animais selvagens. 02) era cultivada nos Campos Gerais em sistema de plantio direto e em rotação de culturas. 04) foi o principal produto da economia paranaense no período provincial. 08) sua indústria contribuiu para o desenvolvimento de outras empresas, tais como as de embalagem, de metalurgia, de madeira, e a gráfica. 16) o crescimento da economia ervateira consolidou a riqueza da aristocracia paranaense do século XIX e contribuiu para que as elites defendessem a emancipação política do Paraná da província de São Paulo.

Questão
2016História

(UEM 2016) Sobre a história do Paraná, é correto afirmar que: 01) Os Tupis-guaranis formavam uma das grandes famílias indígenas que habitavam o Paraná antes da chegada dos europeus. 02) No século XIX, foram fundados diversos núcleos de colonização com a participação de imigrantes europeus. 04) Um dos principais conflitos da revolução federalista ocorreu na cidade da Lapa. Esse episódio ficou conhecido como cerco da Lapa, pois foi naquela localidade paranaense que as tropas legalistas detiveram o avanço das tropas federalistas que marchavam em direção à capital da república, Rio de Janeiro. 08) A prosperidade econômica do município de Curitiba deve-se ao fato de a região ter sido colonizada pela empresa Brasil Railway Company, do empresário Percival Farquhar, que projetou a Cidade Industrial de Curitiba. 16) O tropeirismo foi importante atividade econômica para a ocupação de parte do território do Paraná, conhecido como Campos Gerais.

Questão
2016História

(UEM 2016) Os antropólogos e os etno-historiadores têm ressaltado a importância dos estudos da vida cotidiana dos povos indígenas que habitaram o Paraná antes da chegada dos colonizadores europeus. Sobre os povos indígenas daquele período, no Paraná, e sua rica cultura, é correto afirmar que: 01) Dominavam a técnica de fundição dos metais, predominando o trabalho com o cobre, o estanho, o bronze e o ferro. 02) A divisão do trabalho era bastante clara. Enquanto as mulheres criavam os filhos, preparavam os artesanatos de cerâmica e de vegetal e cuidavam das plantações, os homens dedicavam-se à caça, à pesca e à segurança da comunidade. 04) No litoral paranaense, são encontradas peças indígenas chamadas de zoolitos, que são figuras gravadas em pedra representando aves, peixes e outros animais. 08) Alguns dos sítios arqueológicos indígenas mais antigos encontrados no Paraná são os de Saquarema e de Guaraguaçu, localizados no litoral; o de Vila Velha, localizado nos Campos Gerais; e o de José Vieira, localizado nas margens do rio Ivaí. 16) Os sambaquis são as técnicas e os instrumentos de guerras desenvolvidos pelos colonizadores europeus para escravizar os indígenas que viviam no Paraná.

Questão
2015História

(UEM 2015) Sobre a história da população dos territórios que vieram a se constituir no atual estado do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Os principais grupos indígenas que habitavam a região eram os Tupi, que predominavam em algumas regiões, e os Gê, com destaque para os Kaingangue. 02) Nos primórdios de sua colonização, o Paraná teve uma presença portuguesa na região litorânea e uma presença espanhola na região próxima aos rios Tibagi, Paraná e Paranapanema. 04) Uma das principais características da colonização da região, no período colonial, foi a grande imigração de italianos, alemães e ucranianos, entre outros povos europeus, para a ocupação dos territórios paranaenses. 08) De forma distinta das demais regiões do Brasil, em razão de sua recente colonização, a população do Norte do Paraná apresenta um predomínio de colonizadores europeus, que emigraram após a Segunda Guerra Mundial. 16) Na região norte do atual estado do Paraná, prevaleciam até as primeiras décadas do século XX núcleos urbanos compostos por uma população de origem europeia que praticava um comércio ativo com a Argentina e o Paraguai.

Questão
2014História

(UEM 2014) Assinale o que for correto sobre a atuação e a expansão do movimento dos bandeirantes sobre o território onde hoje se situa o estado do Paraná. 01) Na região de Guairá, os bandeirantes almejavam explorar riquezas naturais, como o ouro, e capturar índios. 02) O movimento das bandeiras também tinha como um dos seus objetivos criar e explorar novas colônias de povoamento no território onde hoje se situa o estado do Paraná. 04) Em razão dos ataques dos bandeirantes, os sobreviventes das missões jesuíticas fugiram em direção ao sul e fundaram novas missões. 08) Foi uma ação organizada e colocada em prática pelo exército colonial brasileiro e com a colaboração de padres jesuítas com o objetivo de integrar essa região ao restante do país. 16) Tratava-se de um movimento pacífico, pois tinha como finalidade catequizar e converter tribos indígenas paranaenses que ainda não haviam estabelecido contatos com a civilização.

Questão
2013História

(UEM 2013) Até adquirir seu significado atual, a palavra trabalho já esteve, ao longo da história, associada à ideia de atividade penosa e torturante. A respeito das atividades que conduzem a produção da vida material ao longo da história, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) Nos engenhos de açúcar do nordeste do Brasil, os escravos africanos e os servos sob contrato foram os únicos trabalhadores utilizados. 02) Embora o trabalho vinculado à terra fosse predominante nas sociedades medievais, havia também outras atividades, como o artesanato urbano e o comércio. 04) Entre os índios que viviam no litoral do atual Estado do Paraná, à época da chegada dos portugueses à América, predominava uma forma de trabalho semelhante à servidão da Europa Medieval. 08) O trabalho assalariado é, desde a antiguidade, a forma de trabalho que predomina nas mais diferentes regiões do mundo. 16) Nas sociedades grega e romana, o trabalhador escravo era a principal mão de obra utilizada para suprir as necessidades da população.

Questão
2012História

(UEM 2012) A ocupação urbana do que veio a ser o Estado do Paraná se deu em um longo período de constituição de vilas que vieram a se transformar em cidades. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A dinâmica da atividade madeireira, na transição do século XIX para o XX, deu origem a novos núcleos urbanos. 02) A busca pelo ouro em todo Brasil Colônia motivou o surgimento, na atual região Norte do Estado, de povoados, no século XVIII. 04) A dinâmica da pecuária no Brasil Colônia propiciou a origem de vários povoados na região Oeste do atual Estado do Paraná, ainda no século XVI. 08) A erva-mate possibilitou o surgimento de novos núcleos urbanos, no século XIX. 16) Nas primeiras décadas do século XVI, desenvolveram-se núcleos urbanos no atual litoral paranaense, que nasceram de aldeias indígenas fundadas pelos jesuítas.

Questão
2012História

(UEM 2012) Sobre grupos indígenas e os contatos estabelecidos com o colonizador europeu na região que veio a se constituir no atual Estado do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) No litoral do atual Estado do Paraná, predominavam, assim como no restante do Brasil, os caingangues. 02) As técnicas agrícolas utilizadas pelos índios que habitavam o litoral paranaense visavam à preservação da natureza. Isso pode ser observado pela sedentarização e fixação dessa população na região, já no século XV. 04) No Paraná, um dos vestígios arqueológicos deixados pelos indígenas são os sambaquis, encontrados no litoral. 08) A partir da segunda metade do século XVI, empenhados na conversão dos nativos ao cristianismo, missionários jesuítas penetram no território que se constituiria no Estado do Paraná. 16) Durante o período da União Ibérica, entre 1580 e 1640, ocorreram o desenvolvimento e os ataques dos paulistas às reduções jesuíticas do Guairá.

Questão
2010História

(UEM 2010) Sobre a escravidão no território que atualmente faz parte do Estado do Paraná, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 01) A escravidão foi introduzida no Paraná, com a mineração na região do litoral. 02) Nos chamados Campos Gerais, os escravos constituíram a base da mão de obra utilizada na pecuária. 04) Ao contrário do que ocorria no restante do Brasil, após a Guerra do Paraguai, ocorreu um crescimento da escravidão no Paraná. 08) A partir de meados do século XIX, ocorreu, no Paraná, um estímulo à emigração europeia, como uma alternativa ao trabalho escravo. 16) Ao contrário de São Paulo, em razão da intensa ação dos jesuítas, a região que atualmente faz parte do Estado do Paraná não teve escravidão indígena.

1-15 de 22chevron right center