ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e d

(UEM 2017) Sobre o processo de ocupação humana e de desenvolvimento do litoral paranaense, é correto afirmar que:

01) Os vestígios mais antigos da presença humana no litoral paranaense são estimados em cerca de 6.500 anos. Foram encontrados juntos aos sambaquis, que são estruturas monticulares resultantes de acúmulos artificiais de conchas, de restos de crustáceos, de peixes e de mamíferos aquáticos e terrestres. Os vestígios indígenas eram: lâminas de machado, zoólitos e até esqueletos humanos.   

02) Dentre os núcleos de povoamento do litoral, Morretes se destacou por desempenhar o mais relevante papel econômico durante o período colonial, uma vez que era responsável pela atividade oficial referente ao ouro que havia sido descoberto na região.   

04) A região litorânea paranaense foi excluída da primeira forma de gestão colocada em prática pelos colonizadores portugueses, que consistia na divisão do território brasileiro em capitanias hereditárias.   

08) Até o final do século XIX, quando houve a abertura da Estrada da Graciosa, o deslocamento entre o litoral e o Primeiro Planalto era realizado por caminhos precários, abertos a partir de antigas picadas indígenas.   

16) No litoral, o contato dos indígenas da etnia Guarani com os europeus foi conturbado, uma vez que ocasionou os massacres físico e cultural dos índios.