ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis

(UEM 2017) Sobre a presença dos jesuítas espanhóis durante o século XVII, na região do Guairá, que abrangia parte do atual território paranaense, assinale o que for correto.

01) As primeiras reduções fundadas pelos padres jesuítas, na região, foram as de Nossa Senhora de Loreto e de Santo Inácio Mini, ambas localizadas na margem esquerda do rio Paranapanema.   

02) As reduções eram dirigidas por um missionário jesuíta que tinha a suprema autoridade no local. Esse líder missionário era chamado de pai-tuya (pai velho) pelos índios.   

04) As reduções tinham uma organização muito parecida com as vilas portuguesas. Havia uma praça central, onde se localizava a igreja e as casas ficavam alinhadas de maneira a formarem quadras, e possuíam uma espécie de área coberta e contínua, que as ligava entre si.   

08) Nas propriedades coletivas (tupã-mbe), chamadas de propriedades de Deus, o trabalho era coletivo e realizado em sistema de turnos pelos índios. Os alimentos produzidos nestas propriedades eram armazenados em depósitos públicos e depois distribuídos para as famílias indígenas.   

16) Os bandeirantes foram os grandes aliados dos jesuítas. Juntos derrotaram os exércitos espanhol e português (Aliança Ibero-americana), que pretendiam conquistar a região para explorar os recursos naturais, sobretudo ouro e diamantes.