ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uema 2014) Historicamente, pode-se dizer que toda

(Uema 2014) Historicamente, pode-se dizer que toda sociedade elabora sua própria cultura, mas as culturas estão interligadas, a não ser que o grupo social esteja em condições de isolamento e não sofra influência de outras culturas. Ressalta-se que o conceito de cultura é recente e plástico. Geertz (1978) afirma que “[...] a cultura não é um poder, algo ao qual podem ser atribuídos casualmente os acontecimentos sociais, os comportamentos, as instituições ou os processos; ela é um contexto, algo dentro do qual eles (os símbolos) podem ser descritos de forma inteligível – isto é, descritos com densidade.”
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.


Essa flexibilidade no sistema capitalista manifestada na indústria cultural apresenta as seguintes características:

A
Marketing, comercialização de bens culturais, cidade-mercadoria, publicidade.
B
Tradição, genocídio cultural, nacionalismos, grandes narrativas.
C
Homogeneização cultural, erudição, urbanização, subcultura.
D
Memória, identidade cultural, fetiche, etnocentrismo.
E
Folk, aculturação, xenofobia, tribalismo.