ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEPA) Os idelogos do liberalismo defendem a liber

(UEPA) Os ideólogos do liberalismo defendem a liberdade do mercado como fator de estabilização da economia através da livre concorrência, que leva ao progresso e ao bem estar social, cabendo ao Estado apenas garantir segurança e incentivo aos agentes econômicos, sem intervir na economia. Essa política tem se concretizado no Brasil através:

A

Das reformas modernizantes que Getúlio Vargas imprimiu ao parque industrial brasileiro com a construção da Companhia Siderúrgica Nacional que garantiu infraestrutura aos grandes projetos.

B

Da política de estatização defendida por Collor de Melo que se manifestou no controle do Estado sobre os setores básicos da economia, como saúde, comunicação e moradia.

C

Da privatização de empresas estatais, notadamente no governo FHC, o que tem atraído multinacionais para operar no Brasil, sob os protestos dos setores nacionalistas e de esquerda, que questionam a globalização excludente no Brasil.

D

Da defesa da globalização da economia presente nos programas de governo das oposições e da Central Única dos Trabalhadores, considerando-a condição para extinguir a pobreza e a desigualdade social.

E

Da política inaugurada no governo de Fernando Henrique Cardoso em manter sob responsabilidade do Estado setores básicos da economia, o que tem impedido a venda de empresas que, embora deficitárias aos cofres do Estado, cumprem importante função social.