Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UEPA | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão
2015História

(UEPA -2015) Leia o texto para responder questo Agora vai, agora vai, agora vai! forca os aristocratas Agora vai, agora vai, agora vai! Os aristocratas sero enforcados, A liberdade triunfar! Apesar dos tiranos, Tudo ser alcanado, Agora vai, agora vai, agora vai! (Cano a ira (autor desconhecido), 1790. In FELIZARDO, Joaquim. A revoluo francesa: Da queda da Bastilha ao 9 de Thermidor. Porto Alegre: LPM, 1985, p. 15-6.) As ideias presentes nos versos desta cano da Frana revolucionria indicam o/a:

Questão
2015História

(UEPA - 2015) Em 20 de maro de 1570, foi promulgada em Portugal uma lei proibindo o cativeiro dos ndios no Brasil, com exceo dos que fossem tomados em justa guerra. No sculo XVIII, o Marqus de Pombal, mais uma vez proibiu a escravido indgena. Ao longo do perodo colonial, foram decretadas vrias leis neste sentido. Essa sucesso de leis proibindo a escravido indgena revela o (a):

Questão
2015História

(Uepa 2015) O politeísmo presente na cosmologia religiosa do antigo Egito resultou dacombinação de divindades cultuadas nos vários nomos (comunidades camponesas)submetidos à autoridade do Faraó desde o Antigo Império. A organização e a hierarquia dopanteão de divindades egípcias foram abaladas ao longo da sucessão de faraós em funçãoda(s):

Questão
2014História

(UEPA - 2014) A crise poltica do I Imprio Brasileiro, que resultou na abdicao de D. Pedro I, teve como cerne a disputa entre a inclinao centralista-absolutista do monarca e a defesa do federalismo pelas elites econmicas regionais. A renncia do imperador em 1831 resultou:

Questão
2014História

(Uepa 2014) O teólogo humanista Tomas Morus publicou em 1516 aquele que seria um dos mais importantes livros de todos os tempos. Trata-se de uma descrição conjectural de um não lugar, numa ilha do Atlântico Sul, com uma baia esplendorosa e ao fundo uma cadeia de montanhas. Ali viveria um povo diferente: homens e mulheres solidários uns aos outros, sem diferenças sociais ou econômicas decidindo os assuntos políticos em coletivo. De onde Morus havia tirado as informações? No prólogo, ele relata que conversara com marinheiros irlandeses que haviam estado no Brasil e lhe contado detalhes sobre o povo que lá vivia: eram os tupinambás. Foi esse povo o modelo para a obra que irá influenciar todo um sonho do Ocidente.(GOMES, Mércio Pereira. “Bom selvagem, mau selvagem”. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 8/N° 91/Abril 2013. p.34). Identifique, nas alternativas abaixo, a obra e o período histórico a que o texto se refere.

Questão
2014História

(Uepa 2014) Produzir e divulgar livros em Portugal, no século XV, estava longe de ser uma tarefa tranquila. Em 1451, no mesmo ano em que Johannes Gutenberg (1400-1468) revolucionou a Europa com a prensa mecânica, o rei Afonso V (1432-1481) promulgava um alvará mandando queimar livros falsos ou heréticos, difundidos ainda como manuscritos. Foi sob este clima de forte repressão cultural que o país adotou a tipografia, por volta de 1490. Durante o reinado de D. Manuel I, entre 1495 e 1521, o ofício ganhou impulso, graças à ação empreendedora de Valentin Fernandes, um alemão de nome lusitano. Essa expansão, porém, não significou o fim da repressão. (ZILBERMAN, Regina. Letras entre a cruz e a espada. In: Revista História. Ano 2, n 19, 2005, p.68). A censura à publicação de livros no Império Português do século XVI, no contexto de expansão da arte tipográfica na Europa, se explica pelo fato de(a):

Questão
2014História

(UEPA -2014) A ideia de Cristandade na Alta Idade Mdia da Europa Ocidental supunha a unio entre os povos do continente sob a batuta do alto clero catlico. Em termos prticos, esta articulao se fundamentava:

Questão
2014História

(UEPA - 2014) A charge acima apresenta o processo de alistamento ocorrido durante o perodo da Guerra do Paraguai (1865-1870) e, sobre este processo correto afirmar que:

Questão
2012História

(UEPA - 2012) A crise sociopoltica interna predominante no perodo da Repblica Romana, entre 509 a.C e 27 a.C., foi promovida:

Questão
2012História

(UEPA - 2012)Os chamados governos populistas, existentes no Brasil entre o fim da ditadura varguista e o incio do regime militar, caracterizam-se como:

Questão
2012História

(UEPA/2012) Os povos tupi correspondiam no século XV a um enorme conjunto populacional étnico-linguístico que se espalhava por quase toda a costa atlântica sul do continente americano, desde o atual Ceará, até a Lagoa dos Patos, situada nos dias de hoje no Rio Grande do Sul. De acordo com registros de missionários jesuítas e de exploradores portugueses dos primeiros anos da colonização portuguesa, os povos tupi se disseminaram pelo que é hoje a costa brasileira, numa dinâmica combinada de crescimento populacional e fragmentação sociopolítica. Ao mesmo tempo, uma utopia ancestral cultivada pelos diversos grupos tupi da busca de uma terra sem males, teria contribuição para sua expansão territorial. Os tupi chegaram no início do século XVI à Amazônia, ocupando a Ilha Tupinambarana como ponto final de sua peregrinação. No caminho percorrido, os povos tupi viviam numa atmosfera de guerra constante entre si e com outros povos não-tupi. Guerras, captura e canibalização dos inimigos alimentavam a fragmentação, a dispersão territorial e o revanchismo. Em termos simbólicos, o sentido da antropofagia, resultante do enfrentamento entre indígenas pouco antes do início da colonização portuguesa, tem relação com:

Questão
2002História

(UEPA) Os idelogos do liberalismo defendem a liberdade do mercado como fator de estabilizao da economia atravs da livre concorrncia, que leva ao progresso e ao bem estar social, cabendo ao Estado apenas garantir segurana e incentivo aos agentes econmicos, sem intervir na economia. Essa poltica tem se concretizado no Brasil atravs:

1-12 de 12