ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEPG 2015) O forte movimento imigratório europeu

(UEPG 2015) O forte movimento imigratório europeu em direção ao Brasil a partir de meados do século XIX mudou radicalmente a realidade social, cultural, étnica e econômica do país. A respeito da presença de imigrantes europeus no sul do Brasil, assinale o que for correto. 

01) As casas no estilo enxaimel são bastante comuns nos estados do sul do Brasil e correspondem a uma marca física da presença de grupos imigrantes fixados na região.    

02) Entre os maiores grupos de imigrantes fixados no sul do Brasil encontram-se os italianos e alemães, além de um número significativo de eslavos (russos, ucranianos e poloneses).    

04) Elementos da gastronomia, dos rituais e das festas religiosas, das práticas agrícolas e do idioma dos grupos imigrantes que chegaram na região há mais de um século ainda são encontrados no sul do Brasil.    

08) Diferente do que ocorreu com os imigrantes alojados nas fazendas de café no interior paulista, não foi a pobreza e a falta de emprego na Europa que impulsionou a vinda de grupos coloniais para o sul do Brasil no século XIX.