ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UEPG - 2015/ Adaptada)Consumo tambm ato poltico D

(UEPG - 2015/ Adaptada)

Consumo também é ato político

          Diz o "Houaiss" que o capitão Charles C. Boycott (1832-1897), um rico proprietário irlandês, no outono de 1880, recusando-se a baixar o preço que cobrava pelo arrendamento de suas terras, foi vítima de represália, tendo os agricultores da época se articulado para não negociar com ele. Daí a palavra "boycott" e, em português, boicote.
          Quase 130 anos depois, o termo em inglês ganhou uma espécie de antônimo, o "buycott". Numa livre tradução seria a compra orientada de produtos.
         A partir disso, a pesquisadora Michele Micheletti, da Karlstad University, na Suécia, defende que o ato de consumo pode se transformar em ativismo político, pois, segundo ela, a falta de uma regulamentação global transferiu para os consumidores parte da responsabilidade sobre o mercado. Por meio de "boycotts" e de "buycotts", é possível aos consumidores forçar mudanças no sistema produtivo e colaborar, utilizando o seu poder de compra, a fim de atenuar problemas como a exploração da mão de obra, o desrespeito ambiental e os desvios éticos e políticos de grandes empresas.
          O "buycotter" é o consumidor politizado, informado, responsável. Micheletti cita estudos que mostram que, na Suécia, o percentual de cidadãos que se envolveu em algum tipo de "consumo politizado" nos 12 meses anteriores à pesquisa era de 50%. No Brasil, não chegava a 7%. A pesquisadora concluiu que o resultado está vinculado ao nível de informação e aos recursos disponíveis dos consumidores. "É um movimento basicamente da classe média", afirma.

Adaptado de: https://br.noticias.yahoo.com/blogs/plinio-fraga/consumo-tambeme-ato-politico-130126426.html. Acesso em 30/03/2015.

Sobre regência nominal e verbal nos trechos abaixo, assinale o que for correto.

1. "...recusando-se a baixar o preço que cobrava pelo arrendamento de suas terras..."
2. "...na Suécia, o percentual de cidadãos que se envolveu em algum tipo de "consumo politizado" nos 12 meses anteriores à pesquisa era de 50%."

01) Caso a crase fosse retirada no trecho 2, o sentido ficaria comprometido, pois seria possível compreender que a pesquisa ainda estava incompleta, ou seja, na metade.
02) No trecho 1 ocorre um erro devido à regência, pois o sinal indicativo da crase deveria estar presente: "...recusando-se à baixar...".
04) No trecho 2, trata-se de um caso de regência nominal, uma vez que "anteriores" é um adjetivo.
08) Nos trechos 1 e 2, há casos de regência sobre a preposição a, entretanto, diferem entre si uma vez que são casos de regência nominal (trecho 1) e verbal (trecho 2).

A soma das alternativas corretas é: 

A

1. 

B

3. 

C

5. 

D

13.

E

15.