ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Uff 2007) Para fazer com que o povo seja presente

(Uff 2007) "Para fazer com que o povo seja presente no Estado, fez-se simplesmente isto, esta coisa simples, racional e prática: por um lado, AMPLIOU-SE O QUADRO DA REPRESENTAÇÃO POPULAR, instituindo-se novas formas de representação do povo, como sejam a REPRESENTAÇÃO SINDICAL, A REPRESENTAÇÃO PROFISSIONAL e a REPRESENTAÇÃO DOS INTERESSES; por outro, abriu-se um largo crédito à técnica das autarquias administrativas, às instituições para-estatais e às organizações corporativas, através das quais o povo-massa e o povo-burguesia, o povo que trabalha e o povo que faz trabalhar podem partilhar, diretamente - SEM NECESSIDADE DE DELEGAÇÕES OU MANDATOS - do governo e da administração dos negócios públicos (....). Esta intervenção das classes produtoras é um fenômeno característico da Revolução de 30, o seu aspecto mais original".

(OLIVEIRA VIANNA, Francisco José de. "A Política Social da Revolução de 30". In: ______. "Direito do Trabalho e Democracia Social". Rio de Janeiro": José Olympio, 1948, pp. 92 - 93. Palavras destacadas no original).


O fragmento apresentado, escrito por um dos mais expressivos ideólogos do Estado Novo, é bastante ilustrativo do discurso autoritário veiculado pelo regime ditatorial implantado em 1937, que teve como uma de suas características marcantes

A

a Revolução de 1930.

B

a intensa participação popular, autônoma e plurissindical.

C

a criação exclusiva de sindicatos patronais.

D

a inserção de todo o povo brasileiro dentro do Estado.

E

a suspensão das mediações político-partidárias.