ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufjf-pism 2 2015)Em 1822, o Brasil iniciou uma no

(Ufjf-pism 2 2015)

Em 1822, o Brasil iniciou uma nova fase de sua história. D. Pedro I era o monarca de um grande Império que precisava ser estruturado administrativa e politicamente. Em 1831, teve início a Regência. A respeito desse período da História do Brasil, é INCORRETO afirmar:

A

Em 1823, D. Pedro I, discordando dos rumos que os debates para a elaboração da Constituição estavam tomando, dissolveu a Assembleia Constituinte e mandou as tropas invadirem o recinto. Muitos deputados foram presos e alguns, deportados.

B

Em 1824, D. Pedro I outorgou uma Constituição para o Brasil. O texto foi elaborado por um grupo de conselheiros e contava com uma novidade: a adoção de um 4º poder, o Poder Moderador.

C

Algumas regiões do país não aceitaram a Constituição do Império de 1824, nem os abusos cometidos por D. Pedro I. A Confederação do Equador, movimento iniciado em Olinda e Recife, e com Frei Caneca como um dos seus líderes, foi uma das manifestações de descontentamento e tinha caráter separatista.

D

O governo de D. Pedro I foi marcado por uma série de conflitos, muitos deles relacionados a sua postura autoritária. Assim, diante de uma crise insustentável, o monarca abdicou ao trono em 1831, em favor de seu filho, que tinha apenas 5 anos de idade.

E

Em 1831, no início da Regência, como o imperador era menor, foi instituído um poder centralizado nas mãos dos militares. A Assembleia Geral foi fechada e todos os direitos políticos dos cidadãos foram suspensos, como forma de conter os levantes e revoltas.