ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufjf-pism 1 2019)O consumo abusivo de lcool e o u

(Ufjf-pism 1 2019) O consumo abusivo de álcool e o uso de maconha, e outras drogas ilícitas são considerados sérios problemas de saúde pública, já que prejudicam o funcionamento do sistema nervoso dos usuários. O consumo dessas drogas altera a transmissão do impulso nervoso, afetando a comunicação entre os neurônios em regióes especificas do cérebro. Sobre o funcionamento do tecido nervoso assinale a alternativa INCORRETA:

A

Os neurônios são as células fundamentais do tecido nervoso, portanto, problemas no seu funcionamento podem prejudicar o raciocínio, o aprendizado e a memória.

B

Neurotransmissores são substâncias químicas responsáveis pela comunicação entre os neurônios.

C

Dopamina, acetilcolina e noradrenalina são exemplos de neurotransmissores cujas produção e liberação podem ser afetadas pelo uso de drogas.

D

O de álcool afeta o funcionamento normal dos neurônios, podendo levar à sonolência e diminuição dos reflexos, além da perda da coordenação motora.

E

Os neurônios se conectam por meio de pontos de contato entre si, denominados "pontes de hidrogênio", onde ocorre a liberação de mensageiros químicos chamados de 'hormônios".