Gabarito UFPA - Provas Anteriores

ITA
ITA
IME
IME
ENEM
ENEM
FUVEST
FUVEST
UNICAMP
UNICAMP
UNESP
UNESP
ESPCEX
ESPCEX
AFA
AFA
1-15 de 74chevron right center
Questão
2018Sociologia

(UFPA 2018) Quanto às reflexões de teóricos vinculados à Teoria Crítica, é correto atribuir-lhes a seguinte noção:

Questão
2016Biologia

(Ufpa 2016) O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. In: Diabetes Mellitus Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 64 Cadernos de Atenção Básica, n. 16. Sabe-se que em indivíduos normoglicêmicos (glicose ou açúcar no sangue em níveis normais) ocorrem variações na glicemia durante o dia, que aumenta logo após a ingestão de alimentos e diminui depois de algum tempo sem comer. A elevação constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes. A respeito desse assunto, a afirmativa correta é:

Questão
2016Biologia

(Ufpa 2016- Adaptada) As membranas plasmáticas representam a estrutura mais externa das células, separando o seu interior do ambiente. Estão constituídas principalmente por proteínas e lipídios que, além de compor a sua estrutura, também facilitam o funcionamento celular. Acerca dessa estrutura celular, mostrada na figura acima, afirma-se I. A estrutura básica das membranas celulares obedece ao modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nicholson (1972), no qual proteínas distribuídas em padrão de mosaico flutuam em uma bicamada fluida de fosfolipídios. II. Fosfolipídios e esteróissão lipídios anfipáticos que formam a estrutura básica das membranas celulares. III. As proteínas representam o grupo de macromoléculas mais abundantes nas membranas das células. IV. As proteínas de membrana atuam como canais iônicos, proteínas de transporte, receptores de moléculas sinalizadoras e componentes do citoesqueleto. É correto o que se afirma em:

Questão
2016Matemática

(Ufpa 2016) Uma substncia ingerida pelo organismo excluda pelo sistema excretor segundo uma funo exponencial. A vida mdia o tempo que metade de uma quantidade ingerida leva para decair metade, que, para a substncia em questo, de 12 horas. A quantidade da substncia, em miligramas, a ser ingerida de modo que, ao final de 36horas, a quantidade restante seja de 10 mg de

Questão
2016Biologia

(Ufpa 2016) A síndrome de Down consiste em um conjunto de desordens físicas e mentais causadas pela presença de um cromossomo extra. Sobre esta e demais condições associadas, avalie o que se afirma a seguir: I. Nesta síndrome, ocorrem alterações no número de cromossomos, sem que ocorram necessariamente alterações estruturais nas moléculas de DNA da célula. II. Alterações deste tipo são classificadas como aneuploidias. No caso da síndrome de Down está correto afirmar que a fórmula cariotípica dos indivíduos afetados é III. A causa para a ocorrência da maioria das aneuploidias é a não disjunção (não segregação) de cromossomos no curso da meiose. IV. A incidência de síndrome de Down está relacionada com a idade materna: mães com idade mais elevada têm risco maior de darem à luz crianças com a síndrome. Está correto o que se afirma em:

Questão
2016Química

(Ufpa 2016) Para titular 24 mL de uma amostra de suco gástrico (aq) HCl, foram necessários, para atingir o ponto de equivalência, 30 mL de uma solução 0,02 M de NaOH. Considerando que a reação entre o ácido do suco gástrico e a base ocorre quantitativamente, o pH do suco gástrico é de aproximadamente Dado: log102 = 0,3.

Questão
2016História

(Ufpa 2016) No início do século XX, as principais cidades brasileiras foram invadidas por estrangeiros atraídos pela propaganda do fácil enriquecimento. No cenário das cidades, tornaram-se comuns os pregões dos vendedores de rua. A historiadora Ecléa Bosi destaca um pregão famoso nas ruas de São Paulo de um vassoureiro francês: Liberté, Egalité, Fraternité, Vassouré. Também em Belém do Pará, ouvia-se um pregão dos chamados turcos: Ouro quebrado pra vender? Eu compra... Ouro quebrado, meu freguesa..., retratado pelo escritor De Campos Ribeiro. BOSI, Edéa. Memória e Sociedade. SP: 3 ed., Cia das Letras, 1994. A presença de vendedores de rua estrangeiros, tanto em São Paulo quanto em Belém do Pará, decorreu da urbanização das cidades em razão do(a)

Questão
2016Biologia

(UFPA - 2016) Influenza, comumente conhecida como gripe, uma doena viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Os vrus influenza so transmitidos facilmente por aerossis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vrus influenza: A, B e C. O vrus influenza C causa apenas infeces respiratrias brandas, no possui impacto na sade pblica e no est relacionado com epidemias. Os vrus influenza A e B so responsveis por epidemias sazonais, sendo o vrus influenza A responsvel pelas grandes pandemias. Os vrus influenza A so ainda classificados em subtipos de acordo com as protenas de superfcie, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vrus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vrus influenza A de origem aviria tambm podem infectar humanos causando doena grave, como no caso do A(H7N9). Fonte: Portal da Sade Ministrio da Sade www.saude.gov.br. Considere as seguintes afirmativas a respeito do tema, exposto acima: I. A vacinao a interveno mais importante na reduo do impacto da influenza. II. Pacientes infectados se beneficiam da administrao de vacinas, pois estas diminuem a severidade dos sintomas. III. Os sintomas mais srios da gripe A, causada pelo vrus H1N1, foram apresentados por pessoas mais idosas e por gestantes, possivelmente por conta da menor imunidade desses grupos contra o vrus. IV. A vacina contra o H1N1, assim como qualquer outra vacina contra agentes causadores de doenas infectocontagiosas, aumenta a imunidade das pessoas porque estimula a produo de anticorpos especficos. Est correto o que se afirma em:

Questão
2016História

(Ufpa 2016) Mesmo antes da ruptura da colônia brasileira com a metrópole portuguesa em 1822, José Bonifácio de Andrada e Silva já admitia que seria muito difícil: [...] a liga de tanto metal heterogêneo, como brancos, mulatos, pretos livres e escravos, índios, etc., em um corpo sólido e político. (SILVA, Ana Rosa Cloclet da. Construção da nação e escravidão no pensamento de José Bonifácio: 1783-1823. Campinas, SP: Ed. da Unicamp,1999. p. 178.) Na presente fala do Patriarca da Independência em relação à sociedade brasileira, é importante observar que existe uma preocupação de ordem social na construção da Nação brasileira. Bonifácio considerava que a

Questão
2016Biologia

(UFPA 2016) O diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia e associadas a complicações, disfunções e insuficiência de vários órgãos, especialmente olhos, rins, nervos, cérebro, coração e vasos sanguíneos. In: Diabetes Mellitus Brasília: Ministério da Saúde, 2006. p. 64 Cadernos de Atenção Básica, n. 16. Sabe-se que em indivíduos normoglicêmicos (glicose ou açúcar no sangue em níveis normais) ocorrem variações na glicemia durante o dia, que aumenta logo após a ingestão de alimentos e diminui depois de algum tempo sem comer. A elevação constante da glicose no sangue pode ser sinal de diabetes. A respeito desse assunto, a afirmativa correta é:

Questão
2016Biologia

(Ufpa 2016) Um arco reflexo simples, como o reflexo patelar, representa a rota seguida por impulsos nervosos a fim de produzir uma ação reflexa, desde a periferia, passando por um centro reflexo no sistema nervoso central e de volta até um órgão efetor. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações: I. O receptor sensorial é uma estrutura anatômica responsável pelo processo de transdução, ou seja, a transformação do estímulo em um sinal elétrico, denominado potencial do receptor ou potencial gerador. II. O receptor sensorial está associado a um neurônio sensorial (aferente), cujo axônio conduz um sinal elétrico do tipo tudo ou nada, denominado potencial de ação. III. Na substância branca da medula espinhal ocorrem sinapses, nas quais o sinal elétrico passa diretamente dos axônios sensoriais para os interneurônios e neurônios motores (eferentes). IV. A chegada do potencial de ação ao final do axônio motor desencadeia uma sinapse em uma região denominada placa motora, no músculo extensor esquelético, que resulta em contração do músculo e extensão da perna em resposta ao estímulo mecânico. Está correto o que se afirma em:

Questão
2016História

(UFPA - 2016) Norman Hampson, autor de Histria Social de la Revolucin Francesa, aborda as tenses na sociedade francesa do sculo XVIII: A Frana do ancien rgime... era uma sociedade extremamente complexa, caracterizada por grandes variaes locais em todos os nveis. Por uma srie de razes polticas, econmicas, sociais e religiosas as tenses foram se tornando cada vez maiores durante a segunda metade do sculo XVIII (...). (Apud MARQUES, Adhemar et al. Histria Contempornea atravs de textos. So Paulo: Contexto, 2008. p. 18.) Considerando o que diz Hampson, essa realidade da sociedade francesa daquele sculo se expressa nas tenses decorrentes da

Questão
2016Química

(Ufpa 2016) Sais de lítio, como o Li2CO3, são utilizados no tratamento de doenças depressivas, com uma dose total de até 30.10-3 molpor dia. Se em uma prescrição médica essa dosagem deva ser atingida pela ingestão de duas drágeas ao dia, a massa (em gramas) de carbonato de lítio que cada cápsula deve conter é de aproximadamente Dados: Massas molares (g.mol-1) : Li=6,94; C=12,01; O=16,00.

Questão
2016Química

(Ufpa 2016) Suplementos de cálcio podem ser ministrados oralmente na forma de pastilhas contendo de No estômago, esse sal reage com ácido estomacal segundo a equação: Considerando que após minutos da ingestão de uma pastilha desse suplemento o rendimento da reação seja de a massa (em de dióxido de carbono produzida será de Dados: Massas molares

Questão
2016Biologia

(Ufpa 2016) Em relação aos níveis de organização de um ser vivo, a alternativa que contém os termos que substituem adequadamente os números 1, 2, 3 e 4, sendo é

1-15 de 74chevron right center
NOVIDADES
Kuadro