ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpa 2013)Desde o sculo XX, a sustentabilidade am

Geografia | Geografia Humana | Geopolítica
Geografia | Geografia Humana | Meio Ambiente
UFPA 2013UFPA GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufpa 2013)

Desde o século XX, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável são objeto de preocupação científica, política e institucional. Chefes de estado e de nações, representantes de movimentos sociais e organizações da sociedade civil estabelecem intensos debates sobre a problemática ambiental. A necessidade de ação em conjunto foi sugerida em 1987, no documento Nosso Futuro Comum, preparado pela Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, liderada por Gro Harlem Brundtland. Desde então, são realizados encontros para debater, analisar e deliberar sobre temas relativos ao meio ambiente global. Sobre esses encontros, é correto afirmar:

A

A Agenda 21 é um documento resultante dos debates que nortearam a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiental, realizada no Rio de Janeiro, também conhecida por ECO 92. A agenda consiste de um plano de ação para construir o desenvolvimento sustentável da economia industrial que perde espaço para a financeira. 

B

A Conferência Internacional das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Cancun, México, em 2010, objetivou avançar nos debates acerca da redução de emissão de gases causadores do efeito estufa, bem como nos mecanismos para reduzir ou combater os efeitos das mudanças climáticas. 

C

Um acordo estabelecendo que os países em desenvolvimento reduzam as emissões de gases do efeito estufa, como o CO2 (dióxido de carbono), e assim contenham o aumento da temperatura na Terra, foi o principal resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, realizada em Copenhague, na Dinamarca, em 2009. 

D

A redução das emissões de gases de efeito estufa é uma deliberação do Encontro realizado no Japão em 1997, conhecido como Protocolo de Quioto. Tal documento foi assinado pelo conjunto dos países industriais, liderados pelos Estados Unidos, Alemanha, China e Japão, que, desde a década de 1990, conhecem a reestruturação produtiva impulsionada pela economia verde. 

E

Os países desenvolvidos devem aumentar suas Unidades de Conservação Ambiental, bem como realizar a transição econômica para a agricultura orgânica com base em unidades familiares. A principal deliberação da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, conhecida por Rio+20, foi construir o desenvolvimento sustentável por meio da economia verde.