ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpa 2013) O romantismo brasileiro, ao elaborar u

(Ufpa 2013)  O romantismo brasileiro, ao elaborar um projeto literário que se propunha a expressar elementos identitários com função simbólica de representar a nação, serviu de esteio à formação do Estado Nacional recém constituído com a Independência. O índio e a natureza foram, a princípio, os dois principais elementos que serviram a essa função, tornando-se tema e motivo do fazer literário, conforme se observa no que hoje denominamos literatura de cunho indianista. Um dos mais consagrados romancistas do período romântico, José de Alencar, dedicou-se não apenas ao romance indianista, como também ao romance urbano e/ou de costumes. A pata da gazela faz parte desse último grupo, situando a narrativa no ambiente de corte do Rio de Janeiro.

Com base na leitura do romance A pata da gazela e nas considerações acima, é correto afirmar:

A

O romance A pata da gazela aborda um tema frequente na prosa de ficção romântica de matiz urbano e de costumes: o adultério e suas consequências nefastas à vida em sociedade.   

B

No romance A pata da gazela, percebe-se a presença marcante do elemento servil, o que demonstra o interesse de José de Alencar em denunciar, nessa obra em particular, as mazelas da escravidão no Brasil Imperial. (elemento servil: escravo; mazelas: chaga, ferida, moléstia)   

C

N’ A pata da gazela, a busca de Horácio pela dona dos pés que calçaram a bota perdida encontrada por ele na rua é um pretexto para o autor discutir um tema caro ao romantismo: a oposição entre as relações afetivas movidas pelo amor e aquelas movidas pelo interesse de natureza material, ainda que esse interesse não seja tão somente de ordem financeira, mas também de ordem física, ou seja, associado à beleza corporal.   

D

Em A pata da Gazela, José de Alencar dedica atenção especial à descrição da natureza brasileira, centrando o foco da ação nos arredores mais remotos do Rio de Janeiro.   

E

No desfecho do romance A pata da gazela, Horácio lê uma fábula de La Fontaine denominada “Leão Amoroso” e conclui que, de fato, “o leão deixou que lhe cerceassem as garras; foi esmagado pela pata da gazela”. O episódio faz referência explícita ao fato de o personagem finalmente ter conquistado Amélia, cuja alma virtuosa compensava o fato de essa jovem possuir pés tenebrosos.