ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpb 2011)Atualmente, no modo de produo capitalis

Geografia | Geografia Humana | Geografia Agrária | Brasil Rural | A mecanização no campo
Geografia | Geografia Humana | Geografia Agrária | Brasil Rural | A revolução do espaço rural
UFPB 2011UFPB GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufpb 2011)

Atualmente, no modo de produção capitalista, predomina a economia do tipo mundializada, determinada pelo viés da globalização do capital. Nessa conjuntura, as atividades econômicas são alvo de ampla transformação.
No caso específico do agronegócio verifica-se a incorporação de técnicas modernas nos processos de produção e de novas modalidades nos negócios. Além disso, o agronegócio contribui, substancialmente, com o aumento no volume de capitais envolvidos nas trocas de bens ou mercadorias.

Sobre a caracterização do agronegócio, é correto afirmar:

A

O agronegócio ainda se apresenta socialmente atrasado, devido, principalmente, aos baixos níveis salariais e às precárias condições de trabalho, apesar da riqueza e modernidade envolvidas nessa atividade.

B

A agricultura comercial, no passado colonial, foi classificada como “plantation”, em que dominava o trabalho escravo. Hoje, contudo, com mão de obra livre e assalariada, o agronegócio se desenvolve em um ambiente de modernidade e justiça social.

C

O agronegócio apresenta-se como uma atividade econômica moderna e seus produtos destinam-se, quase exclusivamente, à exportação, fatores que já garantem elevados salários e boas condições de trabalho.

D

Tanto a produção como as transações comerciais, no agronegócio, se realizam, prioritariamente, nos centros urbanos; diferente do “plantation”, que se desenvolvia nas áreas rurais.

E

A combinação entre modernização da produção, novos meios e novas tecnologias nas transações comerciais gerou o aumento de capitais nos negócios, provocando uma verdadeira revolução nesse tipo de agricultura, no passado conhecida como de subsistência ou familiar.