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Questão
2018Filosofia

(UFPE 2018) Sobre a consciência crítica e a filosofia, analise o texto a seguir: Como relata Descartes no Discurso sobre o método, depois de ter lançado tudo à dúvida, somente depois, tive de constatar que, embora eu quisesse pensar que tudo era falso, era preciso necessariamente que eu, que assim pensava, fosse alguma coisa. E, observando que essa verdade penso, logo sou era tão firme e sólida que nenhuma das mais extravagantes hipóteses dos céticos seria capaz de abalá-la. (REALE, Giovanni. História da Filosofia: Do Humanismo a Kant. São Paulo: Paulinas, 1990, p. 366). O autor do texto retrata alguns apontamentos sobre o pensamento cartesiano. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

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2013Português

(UFPE/2013) A poesia lírica é o espaço ideal para a temática do amor, desde a antiguidade clássica até a atualidade. Mudam-se os tempos, as ideologias, e o amor continua um sentimento indecifrável e paradoxal. Daí ser motivo dos dois poemas que seguem. Leia-os e analise as proposições que a eles se referem. Sete anos de pastor Jacó servia Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia. Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se não a tivera merecida, Começa de servir outros sete anos, Dizendo: Mais servira se não fora Para tão longo amor tão curta a vida! (Camões) Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes) ( ) Nos dois poemas, pertencentes, respectivamente, ao Classicismo e ao Romantismo, o tema do amor é trabalhado numa forma fixa. ( ) São dois sonetos que mantêm relação de intertextualidade, pois o segundo retoma o primeiro em sua forma e em seu conteúdo. ( ) Nos dois poemas, a concepção de amor é diversa, pois o primeiro expressa a finitude desse sentimento, e o segundo, ao contrário, apresenta-o como eterno. ( ) No último verso de seu poema, Camões usa uma antítese para dar conta da idealização do amor. Vinicius de Moraes, nos dois últimos versos do segundo quarteto, recorre também a oposições, que expressam o desejo de viver o sentimento amoroso em todos os momentos. ( ) Enquanto o segundo soneto apresenta uma concepção do amor mais fiel à vivência dos afetos no século XX, o primeiro traz uma visão platônica idealizada do sentimento amoroso, própria do Classicismo do século XVI.

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2012Matemática

(UFPE - 2012 - Adaptada) Considere a função ,definida para x real. Analise as afirmações seguintes sobre f. ( ) f é par. ( ) f é positiva. ( ) f é injetora. ( ) A imagem de f é o intervalo fechado [2,2]. ( ) f(x+y) = f(x) + f(y)para quaisquer x e y reais. Marque a opção correta.

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2012Português

(Ufpe/2012) Observe as imagens, leia os textos e responda às questões que se seguem: Quando Monteiro Lobato escreveu o famoso ensaio Paranoia ou Mistificação?, publicado nO Estado de S. Paulo (20/12/1917) sobre a pintura expressionista de Anita Malfatti, expressou a comoção causada no público da época diante do ineditismo das propostas estéticas modernistas. Dizia o autor: Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora se deem como novos, como precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu como a paranoia e a mistificação. ( ) Devido às suas posições radicais no âmbito das artes plásticas, Monteiro Lobato foi considerado pelos modernistas de 1922 um intelectual tradicionalista e arcaico. ( ) A obra infantil de Monteiro Lobato é um bom exemplo de seu arcaísmo, fortalecendo valores sociais tradicionalistas, sobretudo na família, e evitando a mistura da cultura erudita com a popular na literatura. ( ) A arte vanguardista do início do século XX provou ser mais do que a escandalosa expressão dos furúnculos da cultura excessiva, e superou as expectativas de Monteiro Lobato para essas obras como meras manifestações anormais ou teratológicas destinadas ao esquecimento. ( ) O pós-modernismo no século XXI levou adiante o impulso desconstrucionista da arte e dos textos canônicos, como provam publicações recentes que associam obras clássicas à cultura de massa, a exemplo de Orgulho e preconceito e zumbis, de Jane Austen e S-G. Smith. ( ) Ler, entender e refletir sobre as produções literárias contemporâneas mobilizam o conhecimento não só do mundo atual mas também do seu passado histórico.

Questão
2012Química

(Ufpe 2012) A amônia é matéria prima importante na indústria e sua síntese envolve a reaçãoa qual apresentarH0= -92 kJ/mol e rS0= -200 J/ molK em 300 K. Sobre esta reação em equilíbrio num sistema fechado (volume constante) nas condições mencionadas, podemos afirmar que,

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2012Português

(Ufpe/2012) A Semana de Arte Moderna deu início a uma revolução nas artes no Brasil, incluindo a literatura. A partir de então, adotamos os preceitos de vanguarda através de várias correntes que modificaram definitivamente a linguagem literária no nosso país. Considerando esse contexto histórico, analise os itens abaixo. ( ) No Modernismo, várias vanguardas se constituíram com ousadias formais e temáticas. Na ficção literária, essas tendências exerceram influência, por exemplo, por meio da liberdade de expressão, da incorporação do cotidiano, da linguagem coloquial, da ambiguidade, da paródia, das inovações técnicas, como a escrita automática e o fluxo da consciência. ( ) Na primeira fase do modernismo brasileiro, Mário de Andrade foi muito versátil, interessando-se por tudo que dissesse respeito ao Brasil. Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter, apela para o suporte mitológico da lenda indígena, transfigurada pelo escritor. No entanto, falha no propósito de identificar o herói com o povo brasileiro. ( ) Tendo pertencido à geração de 30, Carlos Drummond de Andrade é considerado nosso poeta maior. De linguagem seca e simples, no início chocou o público leitor com seu poema inusitado e sem sentimentalismo, No Meio do Caminho, onde o anedótico mascara uma reflexão existencial. ( ) O romance regionalista de 30 foi muito influenciado pelo Manifesto Regionalista de Gilberto Freire, lançado em 1926, e tinha como principal característica expressar os valores regionais numa linguagem fora dos padrões, no que dava continuidade à vertente aberta por Oswald de Andrade em sua obra romanesca. ( ) João Guimarães Rosa e Clarice Lispector foram duas grandes figuras da terceira fase do modernismo brasileiro. A primeira fazia, em sua prosa, uma espécie de recriação linguística, para expressar sua leitura mística do sertão. A segunda, por sua vez, introduziu nas letras brasileiras uma prosa de sondagem interior, valendo-se, para tanto, do fluxo da consciência e de metáforas insólitas.

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2012Biologia

(Ufpe 2012 - Adaptado) O ambiente marinho possivelmente inclui a maior diversidade biológica do planeta. Dentre os organismos que habitam esse ecossistema, o ilustrado abaixo, popularmente conhecido como caravela, é bastante comum na região costeira do nordeste brasileiro. Sobre as características do filo ao qual pertence a caravela, considere as assertivas seguintes e assinale V (verdadeiro) e F (falso) ( ) É formada por uma colônia de diferentes pólipos especializados, que exercem em conjunto funções de flutuabilidade, captura da presa, defesa, dentre outras. ( ) Inclui animais da classe Anthozoa (antozoários), como os corais, cujos pólipos produzem um esqueleto de carbonato de cálcio que resiste mesmo após a sua morte. ( ) É onívora, ou seja, se alimenta de animais e algas, que são arrastados para a cavidade gastrovascular, onde ocorre a digestão intracelular. ( ) Possui o corpo formado por espículas, que não estão organizadas como um tecido verdadeiro; o contato com as espículas pode produzir queimaduras na pele. ( ) Pode reproduzir-se por brotamento ou sexualmente, mas as espécies são monoicas, ou seja, hermafroditas. A sequência correta está representada em:

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2011Física

(Ufpe 2011) Em uma solução iônica, N(+)=5,0.1015 íons positivos, com carga individual Q(+) =+2e, se deslocam para a direita a cada segundo. Por outro lado, N(-)=4,0.1016 íons negativos, com carga individual igual a Q(-) = -e , se movem em sentido contrário a cada segundo. Qual é a corrente elétrica, em mA, na solução?

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2010Física

(Ufpe 2010) Um recipiente cilíndrico de 40 litros está cheio de água. Nessas condições, são necessários 12 segundos para se encher um copo d’água através de um pequeno orifício no fundo do recipiente. Qual o tempo gasto, em segundos, para se encher o mesmo copo d’água quando temos apenas 10 litros d’água no recipiente? Despreze a pequena variação no nível da água, quando se está enchendo um copo de água.

Questão
2009Matemática

(UFPE–2009) Na ilustração a seguir, AD e BD estão nas bissetrizes respectivas dos ângulos e do triângulo ABC, e EF, que contém D, é paralela a AB. Se AC = 12 e BC = 8, qual o perímetro do triângulo CEF?

Questão
2009Matemática

(UFPE2009) Um produto podia ser comprado, há algumtempo atrás, por 80% do seu valor atual. Qual o aumentopercentual sofrido pelo preço do produto neste períodode tempo?

Questão
2009Matemática

(UFPE2009) Uma loja vende uma televisão em duasprestações; a primeira, de R$ 1 650,00, a ser paga ummês após a compra, e a segunda, de R$ 1 815,00, a serpaga dois meses após a compra. Se a loja cobra jurosmensais cumulativos de 10% ao mês, qual o preço datelevisão à vista?

Questão
2009Matemática

(UFPE–2009) Na ilustração a seguir, AD e BD estão nas bissetrizes respectivas dos ângulos e do triângulo ABC, e EF, que contém D, é paralela a AB. Se AC = 12 e BC = 8, qual o perímetro do triângulo CEF?

Questão
2009Matemática

(UFPE2009) Na ilustração a seguir, AD e BD estão nasbissetrizes respectivas dos ângulos e do triânguloABC, e EF, que contém D, é paralela a AB. Se AC = 12 e BC = 8, qual o perímetro do triângulo CEF?

Questão
2008Física

(Ufpe 2008) O gráfico indica a variação temporal de um campo magnético espacialmente uniforme, B(t), numa região onde está imersa uma espira condutora. O campo é perpendicular ao plano da espira. Em qual dos intervalos de tempo, identificados por I, II, III, IV e V, ocorrerá a maior força eletromotriz induzida na espira?

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