Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões - UFPE | Gabarito e resoluções

Questão
2018Filosofia

(UFPE - 2018) Sobre a conscincia crtica e a filosofia, analise o texto a seguir: Como relata Descartes no Discurso sobre o mtodo, depois de ter lanado tudo dvida, somente depois, tive de constatar que, embora eu quisesse pensar que tudo era falso, era preciso necessariamente que eu, que assim pensava, fosse alguma coisa. E, observando que essa verdade penso, logo sou era to firme e slida que nenhuma das mais extravagantes hipteses dos cticos seria capaz de abal-la. (REALE, Giovanni. Histria da Filosofia: Do Humanismo a Kant. So Paulo: Paulinas, 1990, p. 366). O autor do texto retrata alguns apontamentos sobre o pensamento cartesiano. Com relao a esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2013Português

(UFPE/2013) A poesia lírica é o espaço ideal para a temática do amor, desde a antiguidade clássica até a atualidade. Mudam-se os tempos, as ideologias, e o amor continua um sentimento indecifrável e paradoxal. Daí ser motivo dos dois poemas que seguem. Leia-os e analise as proposições que a eles se referem. Sete anos de pastor Jacó servia Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia. Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se não a tivera merecida, Começa de servir outros sete anos, Dizendo: Mais servira se não fora Para tão longo amor tão curta a vida! (Camões) Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes) ( ) Nos dois poemas, pertencentes, respectivamente, ao Classicismo e ao Romantismo, o tema do amor é trabalhado numa forma fixa. ( ) São dois sonetos que mantêm relação de intertextualidade, pois o segundo retoma o primeiro em sua forma e em seu conteúdo. ( ) Nos dois poemas, a concepção de amor é diversa, pois o primeiro expressa a finitude desse sentimento, e o segundo, ao contrário, apresenta-o como eterno. ( ) No último verso de seu poema, Camões usa uma antítese para dar conta da idealização do amor. Vinicius de Moraes, nos dois últimos versos do segundo quarteto, recorre também a oposições, que expressam o desejo de viver o sentimento amoroso em todos os momentos. ( ) Enquanto o segundo soneto apresenta uma concepção do amor mais fiel à vivência dos afetos no século XX, o primeiro traz uma visão platônica idealizada do sentimento amoroso, própria do Classicismo do século XVI.

Questão
2012Biologia

(Ufpe 2012 - Adaptado) O ambiente marinho possivelmente inclui a maior diversidade biolgica do planeta. Dentre os organismos que habitam esse ecossistema, o ilustrado abaixo, popularmente conhecido como caravela, bastante comum na regio costeira do nordeste brasileiro. Sobre as caractersticas do filo ao qual pertence a caravela, considere as assertivas seguintes e assinale V (verdadeiro) e F (falso) ( ) formada por uma colnia de diferentes plipos especializados, que exercem em conjunto funes de flutuabilidade, captura da presa, defesa, dentre outras. ( ) Inclui animais da classe Anthozoa (antozorios), como os corais, cujos plipos produzem um esqueleto de carbonato de clcio que resiste mesmo aps a sua morte. ( ) onvora, ou seja, se alimenta de animais e algas, que so arrastados para a cavidade gastrovascular, onde ocorre a digesto intracelular. ( ) Possui o corpo formado por espculas, que no esto organizadas como um tecido verdadeiro; o contato com as espculas pode produzir queimaduras na pele. ( ) Pode reproduzir-se por brotamento ou sexualmente, mas as espcies so monoicas, ou seja, hermafroditas. A sequncia correta est representada em:

Questão
2012Química

(Ufpe 2012) A amônia é matéria prima importante na indústria e sua síntese envolve a reaçãoa qual apresentarH0= -92 kJ/mol e rS0= -200 J/ molK em 300 K. Sobre esta reação em equilíbrio num sistema fechado (volume constante) nas condições mencionadas, podemos afirmar que,

Questão
2012Português

(Ufpe/2012) A Semana de Arte Moderna deu início a uma revolução nas artes no Brasil, incluindo a literatura. A partir de então, adotamos os preceitos de vanguarda através de várias correntes que modificaram definitivamente a linguagem literária no nosso país. Considerando esse contexto histórico, analise os itens abaixo. ( ) No Modernismo, várias vanguardas se constituíram com ousadias formais e temáticas. Na ficção literária, essas tendências exerceram influência, por exemplo, por meio da liberdade de expressão, da incorporação do cotidiano, da linguagem coloquial, da ambiguidade, da paródia, das inovações técnicas, como a escrita automática e o fluxo da consciência. ( ) Na primeira fase do modernismo brasileiro, Mário de Andrade foi muito versátil, interessando-se por tudo que dissesse respeito ao Brasil. Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter, apela para o suporte mitológico da lenda indígena, transfigurada pelo escritor. No entanto, falha no propósito de identificar o herói com o povo brasileiro. ( ) Tendo pertencido à geração de 30, Carlos Drummond de Andrade é considerado nosso poeta maior. De linguagem seca e simples, no início chocou o público leitor com seu poema inusitado e sem sentimentalismo, No Meio do Caminho, onde o anedótico mascara uma reflexão existencial. ( ) O romance regionalista de 30 foi muito influenciado pelo Manifesto Regionalista de Gilberto Freire, lançado em 1926, e tinha como principal característica expressar os valores regionais numa linguagem fora dos padrões, no que dava continuidade à vertente aberta por Oswald de Andrade em sua obra romanesca. ( ) João Guimarães Rosa e Clarice Lispector foram duas grandes figuras da terceira fase do modernismo brasileiro. A primeira fazia, em sua prosa, uma espécie de recriação linguística, para expressar sua leitura mística do sertão. A segunda, por sua vez, introduziu nas letras brasileiras uma prosa de sondagem interior, valendo-se, para tanto, do fluxo da consciência e de metáforas insólitas.

Questão
2012Matemática

(UFPE - 2012 - Adaptada) Considere a função ,definida para x real. Analise as afirmações seguintes sobre f. ( ) f é par. ( ) f é positiva. ( ) f é injetora. ( ) A imagem de f é o intervalo fechado [2,2]. ( ) f(x+y) = f(x) + f(y)para quaisquer x e y reais. Marque a opção correta.

Questão
2012Português

(Ufpe/2012) Observe as imagens, leia os textos e responda às questões que se seguem: Quando Monteiro Lobato escreveu o famoso ensaio Paranoia ou Mistificação?, publicado nO Estado de S. Paulo (20/12/1917) sobre a pintura expressionista de Anita Malfatti, expressou a comoção causada no público da época diante do ineditismo das propostas estéticas modernistas. Dizia o autor: Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora se deem como novos, como precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu como a paranoia e a mistificação. ( ) Devido às suas posições radicais no âmbito das artes plásticas, Monteiro Lobato foi considerado pelos modernistas de 1922 um intelectual tradicionalista e arcaico. ( ) A obra infantil de Monteiro Lobato é um bom exemplo de seu arcaísmo, fortalecendo valores sociais tradicionalistas, sobretudo na família, e evitando a mistura da cultura erudita com a popular na literatura. ( ) A arte vanguardista do início do século XX provou ser mais do que a escandalosa expressão dos furúnculos da cultura excessiva, e superou as expectativas de Monteiro Lobato para essas obras como meras manifestações anormais ou teratológicas destinadas ao esquecimento. ( ) O pós-modernismo no século XXI levou adiante o impulso desconstrucionista da arte e dos textos canônicos, como provam publicações recentes que associam obras clássicas à cultura de massa, a exemplo de Orgulho e preconceito e zumbis, de Jane Austen e S-G. Smith. ( ) Ler, entender e refletir sobre as produções literárias contemporâneas mobilizam o conhecimento não só do mundo atual mas também do seu passado histórico.

Questão
2011Filosofia

(UFPE- 2011) As reflexes sobre o mundo e as relaes sociais fazem parte da construo da Filosofia, desde os seus primrdios. Na Grcia, o pensamento filosfico foi muito importante para a organizao da sua sociedade e o estabelecimento de uma viso crtica de suas manifestaes culturais. Uma das figuras marcantes da Filosofia Grega foi Parmnides, que:

Questão
2011Física

(Ufpe 2011) Em uma soluo inica, N(+)=5,0.1015 ons positivos, com carga individual Q(+) =+2e, se deslocam para a direita a cada segundo. Por outro lado, N(-)=4,0.1016 ons negativos, com carga individual igual a Q(-) = -e , se movem em sentido contrrio a cada segundo. Qual a corrente eltrica, em mA, na soluo?

Questão
2010Física

(Ufpe 2010) Um recipiente cilíndrico de 40 litros está cheio de água. Nessas condições, são necessários 12 segundos para se encher um copo d’água através de um pequeno orifício no fundo do recipiente. Qual o tempo gasto, em segundos, para se encher o mesmo copo d’água quando temos apenas 10 litros d’água no recipiente? Despreze a pequena variação no nível da água, quando se está enchendo um copo de água.

Questão
2010Física

UFPE (2010) Um recipiente cilndrico de 40 litros est cheio de gua. Nessas condies, so necessrios 12 segundos para se encher um copo dgua atravs de um pequeno orifcio no fundo do recipiente. Qual o tempo gasto, em segundos, para se encher o mesmo copo dgua quando temos apenas 10 litros dgua no recipiente? Despreze a pequena variao no nvel da gua, quando se est enchendo um copo de gua.

Questão
2009História

(UFPE) Sobre as vrias propostas de reformas na economia e na poltica, na antiga Unio Sovitica, uma foi fundamental para mudanas radicais nessa sociedade. Quanto a isso, assinale a resposta correta.

Questão
2009Matemática

(UFPE2009) Na ilustrao a seguir, AD e BD esto nasbissetrizes respectivas dos ngulos e do tringuloABC, e EF, que contm D, paralela a AB. Se AC = 12 e BC = 8, qual o permetro do tringulo CEF?

Questão
2009Matemática

(UFPE - 2009) Uma loja vende uma televiso em duasprestaes; a primeira, de R$ 1 650,00, a ser paga umms aps a compra, e a segunda, de R$ 1 815,00, a serpaga dois meses aps a compra. Se a loja cobra jurosmensais cumulativos de 10% ao ms, qual o preo dateleviso vista?

Questão
2009Matemática

(UFPE - 2009) Um produto podia ser comprado, h algumtempo atrs, por 80% do seu valor atual. Qual o aumentopercentual sofrido pelo preo do produto neste perodode tempo?