ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpe/2004) Nas duas primeiras décadas do século X

(Ufpe/2004)  Nas duas primeiras décadas do século XX, surgiu, no Brasil, o Pré-Modernismo. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo.

(     ) Foi um movimento com ideário estético rígido, com linguagem altamente formal e cuja temática dominante era a defesa do regime republicano recém-instalado (1889).

(     ) Surgiu num período em que, em termos gerais, predominava a estética parnasiana na poesia, com sua valorização do mundo greco-latino e a concepção de literatura como elaboração formal.

(     ) Nesta época, início do século XX, foi contemporâneo de alguns simbolistas remanescentes, que sonhavam com sensações inefáveis, distantes da realidade.

(     ) Contrastando com os simbolistas e parnasianos, Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões", documento amargurado e realista, sobre a guerra de Canudos, da qual participou como enviado do jornal "O Estado de São Paulo". Descreveu, numa mescla de romance e ensaio científico, uma epopeia às avessas, que foi publicada em 1902.

(     ) Lima  Barreto, outro autor da época, tem como principal obra: "O triste fim de Policarpo Quaresma". Em seu livro, abandonou o mundo helênico, perfeito e imaginário, descrevendo a tristeza dos subúrbios e revelando preocupação com fatos históricos e costumes sociais. Seu estilo era semelhante ao de Machado de Assis, pelo refinamento linguístico, pela forma trabalhada, limpa e perfeita.