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Questões de Português - UFPE | Gabarito e resoluções

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Questão
2013Português

(UFPE/2013) A poesia lírica é o espaço ideal para a temática do amor, desde a antiguidade clássica até a atualidade. Mudam-se os tempos, as ideologias, e o amor continua um sentimento indecifrável e paradoxal. Daí ser motivo dos dois poemas que seguem. Leia-os e analise as proposições que a eles se referem. Sete anos de pastor Jacó servia Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, E a ela só por prêmio pretendia. Os dias, na esperança de um só dia, Passava, contentando-se com vê-la; Porém o pai, usando de cautela, Em lugar de Raquel lhe dava Lia. Vendo o triste pastor que com enganos Lhe fora assim negada a sua pastora, Como se não a tivera merecida, Começa de servir outros sete anos, Dizendo: Mais servira se não fora Para tão longo amor tão curta a vida! (Camões) Soneto de Fidelidade De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. (Vinícius de Moraes) ( ) Nos dois poemas, pertencentes, respectivamente, ao Classicismo e ao Romantismo, o tema do amor é trabalhado numa forma fixa. ( ) São dois sonetos que mantêm relação de intertextualidade, pois o segundo retoma o primeiro em sua forma e em seu conteúdo. ( ) Nos dois poemas, a concepção de amor é diversa, pois o primeiro expressa a finitude desse sentimento, e o segundo, ao contrário, apresenta-o como eterno. ( ) No último verso de seu poema, Camões usa uma antítese para dar conta da idealização do amor. Vinicius de Moraes, nos dois últimos versos do segundo quarteto, recorre também a oposições, que expressam o desejo de viver o sentimento amoroso em todos os momentos. ( ) Enquanto o segundo soneto apresenta uma concepção do amor mais fiel à vivência dos afetos no século XX, o primeiro traz uma visão platônica idealizada do sentimento amoroso, própria do Classicismo do século XVI.

Questão
2012Português

(Ufpe/2012) A Semana de Arte Moderna deu início a uma revolução nas artes no Brasil, incluindo a literatura. A partir de então, adotamos os preceitos de vanguarda através de várias correntes que modificaram definitivamente a linguagem literária no nosso país. Considerando esse contexto histórico, analise os itens abaixo. ( ) No Modernismo, várias vanguardas se constituíram com ousadias formais e temáticas. Na ficção literária, essas tendências exerceram influência, por exemplo, por meio da liberdade de expressão, da incorporação do cotidiano, da linguagem coloquial, da ambiguidade, da paródia, das inovações técnicas, como a escrita automática e o fluxo da consciência. ( ) Na primeira fase do modernismo brasileiro, Mário de Andrade foi muito versátil, interessando-se por tudo que dissesse respeito ao Brasil. Macunaíma, o Herói sem Nenhum Caráter, apela para o suporte mitológico da lenda indígena, transfigurada pelo escritor. No entanto, falha no propósito de identificar o herói com o povo brasileiro. ( ) Tendo pertencido à geração de 30, Carlos Drummond de Andrade é considerado nosso poeta maior. De linguagem seca e simples, no início chocou o público leitor com seu poema inusitado e sem sentimentalismo, No Meio do Caminho, onde o anedótico mascara uma reflexão existencial. ( ) O romance regionalista de 30 foi muito influenciado pelo Manifesto Regionalista de Gilberto Freire, lançado em 1926, e tinha como principal característica expressar os valores regionais numa linguagem fora dos padrões, no que dava continuidade à vertente aberta por Oswald de Andrade em sua obra romanesca. ( ) João Guimarães Rosa e Clarice Lispector foram duas grandes figuras da terceira fase do modernismo brasileiro. A primeira fazia, em sua prosa, uma espécie de recriação linguística, para expressar sua leitura mística do sertão. A segunda, por sua vez, introduziu nas letras brasileiras uma prosa de sondagem interior, valendo-se, para tanto, do fluxo da consciência e de metáforas insólitas.

Questão
2012Português

(Ufpe/2012) Observe as imagens, leia os textos e responda às questões que se seguem: Quando Monteiro Lobato escreveu o famoso ensaio Paranoia ou Mistificação?, publicado nO Estado de S. Paulo (20/12/1917) sobre a pintura expressionista de Anita Malfatti, expressou a comoção causada no público da época diante do ineditismo das propostas estéticas modernistas. Dizia o autor: Há duas espécies de artistas. Uma composta dos que veem as coisas e em consequência fazem arte pura, guardados os eternos ritmos da vida, e adotados, para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. A outra espécie é formada dos que veem anormalmente a natureza e a interpretam à luz das teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva. São produtos do cansaço e do sadismo de todos os períodos de decadência; são frutos de fim de estação, bichados ao nascedouro. Estrelas cadentes, brilham um instante, as mais das vezes com a luz do escândalo, e somem-se logo nas trevas do esquecimento. Embora se deem como novos, como precursores de uma arte a vir, nada é mais velho do que a arte anormal ou teratológica: nasceu como a paranoia e a mistificação. ( ) Devido às suas posições radicais no âmbito das artes plásticas, Monteiro Lobato foi considerado pelos modernistas de 1922 um intelectual tradicionalista e arcaico. ( ) A obra infantil de Monteiro Lobato é um bom exemplo de seu arcaísmo, fortalecendo valores sociais tradicionalistas, sobretudo na família, e evitando a mistura da cultura erudita com a popular na literatura. ( ) A arte vanguardista do início do século XX provou ser mais do que a escandalosa expressão dos furúnculos da cultura excessiva, e superou as expectativas de Monteiro Lobato para essas obras como meras manifestações anormais ou teratológicas destinadas ao esquecimento. ( ) O pós-modernismo no século XXI levou adiante o impulso desconstrucionista da arte e dos textos canônicos, como provam publicações recentes que associam obras clássicas à cultura de massa, a exemplo de Orgulho e preconceito e zumbis, de Jane Austen e S-G. Smith. ( ) Ler, entender e refletir sobre as produções literárias contemporâneas mobilizam o conhecimento não só do mundo atual mas também do seu passado histórico.

Questão
2005Português

(UFPE 2005) Nasce um escritor O primeiro dever passado pelo novo professor de portugus foi uma descrio tendo o mar como tema. A classe se inspirou, toda ela, nos encapelados mares de Cames, aqueles nunca dantes navegados. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhus foi o tema de minha descrio. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existncia de uma vocao autntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com ateno o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela pgina seria no futuro um escritor conhecido. No regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cnones do colgio, ao lado dos futebolistas, dos campees de matemtica, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espcie de Crculo Literrio onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro. Houve, porm, sensvel mudana na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteo e colocou em minhas mos livros de sua estante. Primeiro As Viagens de Gulliver, depois clssicos portugueses, tradues de ficcionistas ingleses e franceses. Recordo com carinho a figura do jesuta portugus, erudito e amvel. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criao literria. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha priso, minha primeira priso. (Jorge Amado. O menino Grapina. Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 117-120. Adaptado). Uma anlise da forma como o texto est construdo nos faz reconhec-lo como um texto predominantemente:

Questão
2005RedaçãoPortuguês

(UFPE 2005) Nasce um escritor O primeiro dever passado pelo novo professor de portugus foi uma descrio tendo o mar como tema. A classe se inspirou, toda ela, nos encapelados mares de Cames, aqueles nunca dantes navegados. Prisioneiro no internato, eu vivia na saudade das praias do Pontal onde conhecera a liberdade e o sonho. O mar de Ilhus foi o tema de minha descrio. Padre Cabral levara os deveres para corrigir em sua cela. Na aula seguinte, entre risonho e solene, anunciou a existncia de uma vocao autntica de escritor naquela sala de aula. Pediu que escutassem com ateno o dever que ia ler. Tinha certeza, afirmou, que o autor daquela pgina seria no futuro um escritor conhecido. No regateou elogios. Eu acabara de completar onze anos. Passei a ser uma personalidade, segundo os cnones do colgio, ao lado dos futebolistas, dos campees de matemtica, dos que obtinham medalhas. Fui admitido numa espcie de Crculo Literrio onde brilhavam alunos mais velhos. Nem assim deixei de me sentir prisioneiro. Houve, porm, sensvel mudana na limitada vida do aluno interno: o padre Cabral tomou-me sob sua proteo e colocou em minhas mos livros de sua estante. Primeiro As Viagens de Gulliver, depois clssicos portugueses, tradues de ficcionistas ingleses e franceses. Recordo com carinho a figura do jesuta portugus, erudito e amvel. Menos por me haver anunciado escritor, sobretudo por me haver dado o amor aos livros, por me haver revelado o mundo da criao literria. Ajudou-me a suportar aqueles dois anos de internato, a fazer mais leve a minha priso, minha primeira priso. (Jorge Amado.O menino Grapina. Rio de Janeiro: Record, 1987, p. 117-120. Adaptado). Para realizar o trabalho que Padre Cabral lhes imps, os alunos deviam possuir um saber, que era

Questão
2005Português

(Ufpe 2005) O Romantismo, como movimento cultural do século XIX, merece destaque pelas críticas que já fazia à forte presença do racionalismo na sociedade ocidental da época e pela sua ampla e rica produção intelectual e artística. Sobre o Romantismo, podemos afirmar que foi um movimento:

Questão
2005Português

(Ufpe/2005) O Arcadismo (no século XVIII) e o Parnasianismo (em fins do século XIX) apresentam, em sua caracterização, pontos em comum. São eles:

Questão
2005Português

(Ufpe 2005) Discreta e formosíssima Maria Enquanto estamos vendo a qualquer hora Em tuas faces a rosada Aurora, Em teus olhos e boca, o sol e o dia: ............................................................ Goza, goza da flor da mocidade Que o tempo trata a toda ligeireza E imprime em toda flor sua pisada. (Gregório de Matos) __________________________________________________________________________________________________________________________________ Boa-noite, Maria! Eu vou-me embora, A lua nas janelas bate em cheio. Boa-noite, Maria! É tarde...é tarde... Não me apertes assim contra teu seio. ......................................................... Mas não me digas descobrindo o peito Mar de amor onde vagam meus desejos (Castro Alves ) ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Nos versos acima, o lirismo barroco, em Gregório de Matos, e o romântico, em Castro Alves, apresentam pontos de divergência e convergência, apesar de pertencerem a movimentos literários diferentes, distanciados por séculos. As convergências se devem a que:

Questão
2004Português

(Ufpe/2004) Nas duas primeiras décadas do século XX, surgiu, no Brasil, o Pré-Modernismo. Sobre esse tema, analise as proposições abaixo. ( ) Foi um movimento com ideário estético rígido, com linguagem altamente formal e cuja temática dominante era a defesa do regime republicano recém-instalado (1889). ( ) Surgiu num período em que, em termos gerais, predominava a estética parnasiana na poesia, com sua valorização do mundo greco-latino e a concepção de literatura como elaboração formal. ( ) Nesta época, início do século XX, foi contemporâneo de alguns simbolistas remanescentes, que sonhavam com sensações inefáveis, distantes da realidade. ( ) Contrastando com os simbolistas e parnasianos, Euclides da Cunha escreveu Os Sertões, documento amargurado e realista, sobre a guerra de Canudos, da qual participou como enviado do jornal O Estado de São Paulo. Descreveu, numa mescla de romance e ensaio científico, uma epopeia às avessas, que foi publicada em 1902. ( ) Lima Barreto, outro autor da época, tem como principal obra: O triste fim de Policarpo Quaresma. Em seu livro, abandonou o mundo helênico, perfeito e imaginário, descrevendo a tristeza dos subúrbios e revelando preocupação com fatos históricos e costumes sociais. Seu estilo era semelhante ao de Machado de Assis, pelo refinamento linguístico, pela forma trabalhada, limpa e perfeita.

Questão
2003Português

(Ufpe/2003) Leve é o pássaro; e a sua sombra voante, mais leve ........................................... E o desejo rápido desse antigo instante, mais leve. E a figura invisível do amargo passante, mais leve. (Cecília Meireles) Mais claro e fino do que as finas pratas O som da sua voz deliciava.. Na dolência velada das sonatas Como um perfume a tudo perfumava. (Cruz e Souza) Qual a semelhança ou o ponto de convergência entre a poesia neo-simbolista de Cecília Meireles e a de Cruz e Souza?

Questão
2003Português

(UFPE - 2003) Seu destino crescer. Nosso turismo j um produto de exportao com prestgio no mundo inteiro. Antes, para o resto do mundo, ramos apenas o pas do Carnaval e do futebol. Isso h muitos anos. Agora diferente, agora o pas tem rumo. Com o PNMT - Programa Nacional de Municipalizao do Turismo -, mais de 1.200 cidades tursticas esto sendo preparadas para que se tornem melhores para os turistas e para quem vive nelas. Treinamos e capacitamos mais de 500 mil profissionais, nas diversas reas ligadas ao turismo em todo o Brasil. Leis do tempo do Imprio foram atualizadas, abrindo novos horizontes, principalmente para o turismo martimo. S em 2001 tivemos 30 dos maiores transatlnticos do mundo navegando pelo nosso litoral. Com o cenrio brasileiro modernizado e mais atraente, de 2 milhes passamos para 5 milhes de turistas estrangeiros recebidos anualmente. O turismo traz os benefcios de um maravilhoso produto de exportao, ajudando a combater nossas dificuldades sociais com a gerao de mais emprego, mais renda e divisas para o pas. Consulte seu agente de viagens. (Embratur, Ministrio do Esporte e Turismo, Governo do Brasil.) A regncia verbal e a nominal esto conforme a norma padro em:

Questão
2003Português

(UFPE - 2003) Basta senhor, porque roubo em uma barca sou ladro, e vs que roubais em uma armada sois imperador? Assim . Roubar pouco culpa, roubar muito grandeza. O ladro que furta para comer, no vai nem leva ao inferno: os que no s vo, mas que levam de que eu trato, so os outros... ladres de maior calibre e mais alta esfera... Os outros ladres roubam um homem, estes roubam cidades e reinos, os outros furtam debaixo de seu risco, estes sem temor nem perigo; os outros se furtam so enforcados, e o bucolismo estes furtam e enforcam. (Pe. Antonio Vieira. Sermo do bom ladro.) Que havemos de esperar, Marlia bela? Que vo passando os florescentes dias? As glrias que vm tarde j vm frias; E pode enfim mudar-se a nossa estrela. Ah! No, minha Marlia, Aproveite-se o tempo, antes que faa O estrago de roubar ao corpo as foras E ao semblante a graa. (Toms Antnio Gonzaga. Lira XIV) Sobre a obra desses autores, analise as afirmativas a seguir. 1) A obra de Gonzaga exemplar do Arcadismo. O tema dos versos acima o carpe diem (gozar a vida presente), escrito numa linguagem amena, sem arroubos, prpria do Arcadismo. 2) Despojada de ousadias sintticas e vocabulares, a linguagem arcdica, no poema de Gonzaga, diferencia-se da linguagem rebuscada, usada pelo Barroco. 3) O texto de Vieira, sendo Barroco, est pleno de metforas, de linguagem figurada, de termos inusitados e eruditos, sendo de difcil compreenso. 4) Vieira adota a tendncia barroca conceptista que leva para o texto o predomnio das ideias, do raciocnio, da lgica, procurando adequar os textos religiosos realidade circundante. Est(o) correta(s) apenas:

Questão
2001Português

(Ufpe 2001) TEXTO 1 Para um homem se ver a si mesmo, são necessárias três coisas: olhos, espelho e luz. Se tem espelho e é cego, não se pode ver por falta de olhos; se tem espelho e olhos e é de noite, não se pode ver por falta de luz. Logo, há mister luz, há mister espelho e há mister olhos. Que coisa é a conversão de uma alma senão entrar o homem dentro de si e ver-se a si mesmo? (...) O pregador concorre com o espelho que é a doutrina. (Padre Antônio Vieira: Sermão da Sexagésima). ____________________________________________________________________________________________________________________________ TEXTO 2 Ó almas presas mudas e fechadas, nas pressões colossais e abandonadas, Da dor no calabouço, atroz, funéreo! Nesses silêncios solitários, graves Do chaveiro do Céu, possuís as chaves Para abrir-vos as Portas do Mistédo?! (Cruz e Souza: Missal). ______________________________________________________________________________________________________________________ Os autores dos textos 1 e 2 abordam temas transcendentais, seguindo o modelo do movimento a que cada um pertenceu e o gênero literário que praticou. Sobre eles e suas obras, assinale a alternativa INCORRETA

Questão
2001Português

(Ufpe 2001) Assinale a alternativa em que as normas de regência, verbal e nominal, não foram inteiramente cumpridas.

Questão
2000Português

(Ufpe/2000) O Modernismo, iniciado no Brasil a partir da Semana de Arte Moderna de 1922, não apresenta, entre suas principais características:

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