Gabarito UFPEL - Provas Anteriores

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 30
Questão
2008História

(UFPel-2008) Artigos do Tratado de Versalhes (séc. XX): Art. 45 - Alemanha cede à França a propriedade absoluta [...], com direito total de exploração, das minas de carvão situadas na bacia do rio Sarre. Art. 119 - A Alemanha renuncia, em favor das potências aliadas, a todos os direitos sobre as colônias ultramarinas. Art. 171 - Estão proibidas na Alemanha a fabricação e a importação de carros blindados, tanques, ou qualquer outro instrumento que sirva a objetivos de guerra. Art. 232 - A Alemanha se compromete a reparar todos os danos causados à população civil das potências aliadas e a seus bens. MARQUES, Adhemar Martins et all. História Contemporânea Textos e documentos. São Paulo: Contexto, 1999. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes:

Questão
2008Geografia

(Ufpel 2008) Observe o mapa a seguir. Com as Olimpíadas, em Pequim, a China terá a oportunidade de mostrar ao mundo que além de campeã de crescimento econômico nos últimos anos é moderna e cosmopolita. Assim como a poluição de Pequim, outra solução que a China precisará encontrar a fim de alcançar o sucesso nos Jogos Olímpicos de 2008 é para a questão do Tibete.  Com relação ao Tibete, é INCORRETO afirmar que:

Questão
2008Biologia

(Ufpel 2008) Os cnidários são animais exclusivamente aquáticos de corpo mole ou gelatinoso, na sua maioria marinho, de vida livre ou fixa, podendo viver em colônias ou isolados. A parede corporal desses animais apresenta uma série de células especializadas e responsáveis por diversas funções. Na figura, a seguir, temos a representação esquemática da estrutura celular de um pólipo de uma Hydra onde observamos os diversos tipos de células com funções as mais diversas, entre outras: protetora, digestiva e sensitiva. Baseado nos textos, em seus conhecimentos, indique corretamente os nomes das células identificadas por números. 1 2 3 4 5 a) célula glandular célula sensorial célula nervos cnidoblasto célula digestiva b) célula glandular célula nervosa célula sensorial célula digestiva cnidoblasto c) célula nervosa cnidoblasto célula glandular célula digestiva célula sensorial d) célula nervosa cnidoblasto célula glandular célula sensorial célula digestiva e) célula sensorial célula glandular cnidoblasto célula digestiva célula sensorial Está correta a alternativa:

Questão
2008Português

(UFPEL - 2008) Procon notifica Brahma e Skol por publicidade abusiva e lana campanha O Procon-SP anunciou nesta sexta-feira que notificou a cervejaria AmBev por considerar abusivas propagandas da Skol e da Brahma. A notificao Skol deve-se ao filme Musa, criado pela agncia F/Nazca e veiculado em emissoras de todo o pas. No comercial, a atriz Brbara Borges apresentada como a musa do vero. De biquni, ela clonada e depois entregue para diversos homens. Para o Procon, a publicidade da Skol coloca a mulher como um objeto de consumo, o que a [sic] caracteriza como publicidade abusiva, infringindo o Cdigo de Defesa do Consumidor. J propaganda da Brahma mostra um torcedor que atravessa para o lado da torcida adversria no estdio para comprar cerveja. Ele consegue chegar no vendedor da Brahma e depois volta a seu lugar com as latas, que distribui aos amigos. O Procon considera a propaganda abusiva porque a lei 9.470/96 probe a venda de cerveja nos estdios do Estado de So Paulo. A diretora de Fiscalizao do Procon-SP, Joung Won Kim, afirmou que o comercial induz o consumidor a acreditar que permitido comprar cerveja no estdio. Ela afirma que, quando a pessoa descobre que isso proibido, acha que est sendo privado de um direito indevidamente. Nos dois casos, a AmBev foi notificada sobre a abertura do processo administrativo, que pode levar a uma multa. Mesmo nesse caso, a empresa pode recorrer Justia. Procurada, a assessoria de imprensa da AmBev informou que no vai comentar o assunto. O Procon tambm informou que encerrou a anlise de processo administrativo contra a Unilever em que considerou discriminatria e abusiva a publicidade da maioneses Hellmans. Agora ser aberto procedimento de multa, que pode variar entre R$ 212,81 a R$ 3,192 milhes. A publicidade retrata um grupo tribal de origem africana, cujos homens so negros e tratados como canibais, e a caa representada por um homem branco. Para o Procon, que recebeu reclamaes de consumidores, a propaganda de um produto que utilizado por crianas, cidados que tm menor capacidade de discernimento, no pode contribuir para alimentar a segregao racial. A diretora executiva do Procon-SP, Eunice Prudente, disse que no se devem tolerar, em hiptese alguma, publicidades que ferem os direitos dos afrodescendentes. Procurada, a Unilever afirmou que no foi notificada pelo Procon oficialmente e que s se pronunciar caso o fato venha a ocorrer. Campanha No prximo dia 21 de maro, dia Mundial de Luta contra o Racismo, o Procon-SP inicia um processo de mobilizao para fins de aes legais que visam coibir a prtica de propaganda discriminatria. O objetivo a redao de um documento para ser encaminhado a autoridades de governos e da Justia e demonstrar que a sociedade no aceita prticas discriminatrias na mdia. Folha on line. Publicado em 17 de maro de 2008. comum reconhecermos nas frases da lngua portuguesa duas informaes distintas: um contedo explcito e um contedo implcito. A frase Joo continua a trabalhar no banco declara que Joo trabalha atualmente no banco e pressupe que Joo trabalhava no banco. Marca a alternativa a seguir cuja informao apresentada pressuposta pela frase do texto.

Questão
2008Inglês

(Ufpel 2008) BLOCKING OUT VIOLENCE OR BLOCKING OUT FREEDOM?             In many countries around the world, governments __________ television broadcasting. Government officials preside over the industry __________ and control what will be shown to the public. In other countries, this industry  __________ freely and independently. Television stations can __________ whatever they want without government interference. For many people, this lack of government interference in the media symbolizes an important freedom: freedom of speech. The V-chip/ratings system __________ important questions related to this freedom. Parents, children, the broadcasting industry, and free-speech groups all have different opinions.             Parents, disgusted with television programming, complain that too many shows are trashy and offensive, rather than wholesome and educational. Many feel that a V-chip/ratings system will protect their children from viewing inappropriate programs. Moreover, they are pleased that the government has finally forced the television industry to clean up the airwaves. Many parents do not think that the notion of a government controlled television ratings system is censorship. They mistrust the industry's ability to regulate itself. To them, 1it is like putting the fox in charge of the henhouse. So parents are hopeful. A parent of one child said, "Boy, I hope the new system will take here as well as it did in Canada."             However, not everyone sees the ratings system as a panacea, a cure-all for the whole problem of TV violence. Teenagers in particular view the blocked-out shows as forbidden-fruit. The fact that they can't watch a particular show invariably makes them want to watch it even more.             Broadcasters feel that the V-chip/ratings systems is only a quick technological fix. They worry that parents who use the V-chip will block out prime-time shows, profitable evening programs which serve as their bread-and-butter programming. Moreover, broadcasters don't trust the public to use the system. Even though parents say they want less sex and violence on TV, shows containing such scenes are often the most popular. Broadcasters think the public is hypocritical and doubt that any electronic blocking device or ratings system will actually be used.             Supporters of freedom of speech, or First Amendment rights, are the loudest protesters against the V chip/ratings system. They can't swallow the idea of blocking out certain programs. For them, this system falls under the category of censorship. In the Telecommunications Act, the government ordered the television industry to establish a ratings system. The law also ordered television manufacturers to install blocking devices in all new sets. The FCC (Federal Communications Commission), a government agency, is responsible for approving the implementation of the V-chip/ratings system. It can reject the broadcasters' ratings system and set up its own. Free speech supporters feel that the government has ultimate power and control over what is shown on television. Therefore, they see this power as full-fledged censorship. NORTH STAR ADVANCED (Second edition) - Francis Boyd and Carol Numrich - Longman Press. Considere as asserções a seguir: I. Os jovens telespectadores se sentem mais atraídos para assistir aos programas inadequados à sua faixa etária. II. As emissoras temem a queda de audiência de seus principais programas, mas não creem na utilização do dispositivo mencionado no texto. III. O governo determinou que as emissoras de TV criassem um sistema de classificação da sua programação e que instalassem dispositivos de bloqueio em todos os novos aparelhos de televisão.   Qual (quais) das asserções apresenta(m) uma verdade à luz do texto?

Questão
2008História

(UFPEL 2008) O Pacto de Pedras Altas promoveu a conciliação entre:

Questão
2008Inglês

(Ufpel 2008) BLOCKING OUT VIOLENCE OR BLOCKING OUT FREEDOM?             In many countries around the world, governments __________ television broadcasting. Government officials preside over the industry __________ and control what will be shown to the public. In other countries, this industry  __________ freely and independently. Television stations can __________ whatever they want without government interference. For many people, this lack of government interference in the media symbolizes an important freedom: freedom of speech. The V-chip/ratings system __________ important questions related to this freedom. Parents, children, the broadcasting industry, and free-speech groups all have different opinions.             Parents, disgusted with television programming, complain that too many shows are trashy and offensive, rather than wholesome and educational. Many feel that a V-chip/ratings system will protect their children from viewing inappropriate programs. Moreover, they are pleased that the government has finally forced the television industry to clean up the airwaves. Many parents do not think that the notion of a government controlled television ratings system is censorship. They mistrust the industry's ability to regulate itself. To them, 1it is like putting the fox in charge of the henhouse. So parents are hopeful. A parent of one child said, "Boy, I hope the new system will take here as well as it did in Canada."             However, not everyone sees the ratings system as a panacea, a cure-all for the whole problem of TV violence. Teenagers in particular view the blocked-out shows as forbidden-fruit. The fact that they can't watch a particular show invariably makes them want to watch it even more.             Broadcasters feel that the V-chip/ratings systems is only a quick technological fix. They worry that parents who use the V-chip will block out prime-time shows, profitable evening programs which serve as their bread-and-butter programming. Moreover, broadcasters don't trust the public to use the system. Even though parents say they want less sex and violence on TV, shows containing such scenes are often the most popular. Broadcasters think the public is hypocritical and doubt that any electronic blocking device or ratings system will actually be used.             Supporters of freedom of speech, or First Amendment rights, are the loudest protesters against the V chip/ratings system. They can't swallow the idea of blocking out certain programs. For them, this system falls under the category of censorship. In the Telecommunications Act, the government ordered the television industry to establish a ratings system. The law also ordered television manufacturers to install blocking devices in all new sets. The FCC (Federal Communications Commission), a government agency, is responsible for approving the implementation of the V-chip/ratings system. It can reject the broadcasters' ratings system and set up its own. Free speech supporters feel that the government has ultimate power and control over what is shown on television. Therefore, they see this power as full-fledged censorship. NORTH STAR ADVANCED (Second edition) - Francis Boyd and Carol Numrich - Longman Press. A charge a seguir está associada ao assunto do texto. Qual das seguintes alternativas apresenta o fragmento retirado desse artigo que melhor interpreta a mensagem veiculada na tira?

Questão
2008História

(Ufpel 2008) Manifesto de Luís Carlos Prestes (maio/1930): [...] Mais uma vez os verdadeiros interesses populares foram sacrificados vilmente, mistificado todo o povo, por uma campanha aparentemente democrática, mas que, no fundo, não era mais do que a luta entre os interesses contrários de duas correntes oligárquicas, apoiadas e estimuladas pelos dois grandes imperialismos que nos escravizam e aos quais os politiqueiros brasileiros entregam, de pés e mãos atados, toda a Nação. Fazendo tais afirmações, não posso, no entanto, deixar de reconhecer entre os elementos da Aliança Liberal grande número de revolucionários sinceros, com os quais creio poder continuar a contar na luta franca e decidida que ora proponho contra todos os opressores. [...] Contra as duas vigas mestres que sustentam economicamente os atuais oligarcas, precisam, pois, ser dirigidos os nossos golpes - a grande propriedade territorial e o imperialismo anglo-americano. Essas, as duas causas fundamentais da opressão política em que vivemos e das crises econômicas em que nos debatemos. [...] O governo dos coronéis, chefes políticos, donos da terra, só pode ser o que aí temos: opressão política e exploração não positiva. (In: TÁVORA, Juarez. Memórias: uma vida e muitas lutas. Rio de Janeiro: Ed. José Olímpio, 1973.) De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Manifesto se posiciona:

Questão
2007Química

(Ufpel 2007) TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: A hulha é também chamada de carvão mineral e apresenta cerca de 80% de carbono. Sua combustão completa pode ser representada de forma simplificada pela equação: C(s) + O2(g) CO2(g) + 94 kcal Hoje seu aproveitamento industrial tem sido feito pela destilação seca ou pirólise, que consiste em seu aquecimento (de 600 a 1000 C) na ausência de oxigênio, processo após o qual se formam três frações. a) A fração gasosa é o gás de rua (gás de iluminação), que representa cerca de 20% dos produtos da destilação, sendo formada basicamente por H2 (49%), CH4 (34%), CO (8%) e o restante por outros gases, entre os quais CO2, C2H6, NH3 e H2S. b) A fração líquida é constituída: I. Pelas águas amoniacais, cujos componentes são substâncias nitrogenadas como aminas, NH4OH, NH4NO3 e (NH4)2SO4 usadas, principalmente, na fabricação de fertilizantes agrícolas; e II. Pelo alcatrão da hulha, matéria oleosa, escura e constituída de diversas substâncias orgânicas, cuja destilação fracionada separa óleo leve (2%, formado por BTX ou benzeno, tolueno ou metilbenzeno, e xilenos ou orto-, meta- e paradimetilbenzeno, etc.), óleo médio (12%, formado por fenol ou hidroxibenzeno, cresóis ou orto-, meta- e para-metil-hidroxibenzeno, etc.), óleo pesado (10%, formado por naftaleno e seus derivados), óleo de antraceno (25%, formado por antraceno e fenantreno) e piche (51%). c) A fração sólida é o coque (70% da hulha), um carvão leve e poroso usado principalmente na indústria siderúrgica na obtenção do aço. Segundo o texto, na fração gasosa da hulha aparecem compostos orgânicos da função (..........); nas águas amoniacais são encontradas aminas cujo grupo funcional é (..........), e, no óleo médio, o fenol e os cresóis, que se caracterizam por apresentarem (..........) ligada diretamente ao anel aromático. Assinale a alternativa que apresenta os termos que completam corretamente a frase acima.

Questão
2007História

(Ufpel 2007) "[...] Depois de decênios de domínios e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. [...] A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade individual na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. [...] Lutei contra a exploração do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História."("Carta Testamento de Getúlio Vargas" - 24/08/1954.) O documento expressa uma política de

Questão
2007Biologia

(Ufpel 2007) Os moluscos possuem sistema digestório completo e com hábitos alimentares variados, podendo ser herbívoros ou carnívoros. Alguns possuem na faringe uma placa de dentes chamada rádula utilizada para ralar o alimento a ser ingerido. Entretanto, outros alimentam-se de organismos microscópicos, tais como protozoários, algas e bactérias e por isso recebem a denominação de filtradores. Com base no texto e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a rádula ocorre nos moluscos pertencentes às Classes

Questão
2007Biologia

(UFPEL 2007) A meiose é um processo de divisão celular em que são formadas quatro células com o número de cromossomos reduzido à metade (n cromossomos). Esse processo é dividido em duas etapas (Meiose I e Meiose II), e cada etapa é subdividida em várias fases. Nessas fases, ocorrem vários eventos: I. clivagem (quebra) das cromátides homólogas e troca de trechos entre elas. II. deslocamento das cromátides irmãs para polos opostos da célula. III. ocorrência da citocinese e formação das duas células, as quais possuirão n cromossomos cada uma. IV. deslocamento dos cromossomos homólogos para polos opostos da célula. V. emparelhamento dos cromossomos homólogos na placa metafásica (equatorial) da célula. Os eventos I, II, III, IV e V correspondem, respectivamente, às seguintes fases:

Questão
2007História

(Ufpel 2007) TEXTO 1: Determinados tipos de plantações quebravam a ordem natural. Relação que tendeu a se intensificar à medida que a derrubada das matas deu lugar a produtos que não tinham a ver com a nutrição de seres humanos ou animais. Para os moradores do interior paulista, entre os anos de 1946 a 1958, eucalipto não é árvore, é tão somente eucalipto, corpo estranho ao resto do mato: nem cobra vive nessa plantação e nem bicho come aquilo ali, passarinho não faz ninho, nem dá fruita, a sombra não cobre e o pau male-mar dá pra se queimar. Para eles, árvore legítima - jacarandá, cabreúva, candeia, guarantã, ipê, saguaraji, peroba, pinho, cedro - não é aquela que, absorvendo toda a energia do solo, impede a diversidade da mata; é a que vive junto com os bichos, com os insetos, com os cipós e com o homem.(SEVCENKO, Nicolau (Org.). "História da vida privada no Brasil". Vol. 3. SP: Cia. das Letras, 1998: 73. [adap.].) TEXTO 2: "Projeto de rodovia foi lançado em 1972, a Perimetral Norte na Amazônia brasileira [...] Exemplo concreto do controle que as multinacionais exercem sobre a economia brasileira, o complexo madeireiro e agroindustrial contou com amplos recursos fornecidos pela Superintendência da Amazônia (SUDAM). O projeto cometeu verdadeiro crime ecológico, ao desmatar parte da flora amazônica, que foi substituída por árvore asiática usada na produção de celulose."(AQUINO, Rubim et al. "Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais". RJ: Record, 2000.) Os textos demonstram que as plantações de árvores exóticas já provocavam

Questão
2007Física

(Ufpel 2007) O olho humano é um sofisticado sistema óptico que pode sofrer pequenas variações na sua estrutura, ocasionando os defeitos da visão. Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.I. No olho míope, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente divergente.II. No olho com hipermetropia, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente convergente.III. No olho com astigmatismo, que consiste na perda da focalização em determinadas direções, a sua correção é feita com lentes cilíndricas.IV. No olho com presbiopia, ocorre uma dificuldade de acomodação do cristalino, e esse defeito da visão é corrigido mediante o uso de uma lente divergente.Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Questão
2007Inglês

(Ufpel 2007) TEXTO 1 BULLYING BULLYING HURTS... inside and out! Bullying is a common experience for many children and adolescents. Surveys indicate that as many as half of all children are bullied at some time during their school years, and at least 10% are bullied on a regular basis. Bullying behavior can be physical or verbal. Boys tend to use physical intimidation or threats, regardless of the gender of their victims. Bullying by girls is more often verbal, usually with another girl .......... the target. Recently, bullying has even been reported in online chat rooms and through e-mail. Children who are bullied experience real suffering that can interfere with their social and emotional development, .......... their school performance. Some victims of bullying have even attempted suicide RATHER THAN continue to endure such harassment and punishment. Children and adolescents who bully thrive on controlling or dominating others. They have often been the victims of physical abuse or bullying themselves. Bullies may also be depressed, angry or upset about events at school or at home. Children targeted by bullies also tend to fit a particular profile. Bullies often choose children who are passive, easily intimidated, or have few friends. Victims may also be smaller or younger, and have a harder time defending themselves. If you suspect your child is bullying others, its important to seek help for him or her as soon as possible. Without intervention, bullying can lead to serious academic, social, emotional and legal difficulties. Talk to your childs pediatrician, teacher, principal, school counselor or family physician. If the bullying continues, a comprehensive evaluation by a child and adolescent psychiatrist or other mental health professional should be arranged. The evaluation can help you and your child understand what is causing the bullying, and help you develop a plan to stop the destructive behavior. If you suspect your child may be the victim of bullying, ask him or her to tell you whats going on. You can help by providing lots of opportunities to talk with you in an open and honest way. Its also important to respond in a positive and accepting manner. Let your child know its not his or her fault, and that he or she did the right thing by telling you. Other specific suggestions include the following: - Ask your child what he or she thinks should be done. Whats already been tried? What worked and what didnt? - Seek help from your childs teacher or the school guidance counselor. Most bullying occurs on playgrounds, in lunchrooms, and bathrooms, on school buses or in unsupervised halls. Ask the school administrators to find out about programs other schools and communities have used to help combat bullying, .......... peer mediation, conflict resolution, and anger management training, and increased adult supervision. - Dont encourage your child to fight back. Instead, suggest that he or she try walking away to avoid the bully, or that they seek help from a teacher, coach, or other adult. - Help your child practice what to say to the bully so he or she will be prepared the next time. - Help your child practice being assertive. The simple act of insisting that the bully leave him alone may have a surprising effect. Explain to your child that the bullys true goal is to get a response. - Encourage your child to be with friends when traveling back and forth from school, during shopping trips or on other outings. Bullies are less likely to pick on a child in a group. If your child becomes withdrawn, depressed or reluctant to go to school, or if you see a decline in school performance, additional consultation or intervention may be required. A child and adolescent psychiatrist or other mental health professional can help your child and family and the school develop a strategy to deal with the bullying. Seeking professional assistance earlier can lessen the risk of lasting emotional consequences for your child. http://aacap.org/page.ww?name=Bullyingion=Facts+for+Families TEXTO 2 HIGH SCHOOL CLASSMATES SAY GUNMAN WAS BULLIED BLACKSBURG, Va. - Long before he killed 32 people in the worst mass shooting in U.S. history, Seung-Hui Cho was bullied by fellow high school students who mocked his shyness and the strange way he talked, former classmates said. Cho, 23, a senior English major at Virginia Polytechnic Institute and State University in Blacksburg, killed 32 people in two attacks before taking his own life Monday. He sent a large multi-media package outlining his grievances against religion and the wealthy to NBC News, but police said Thursday that the material added little to their investigation. The text, photographs and video in the package bristle with hatred toward unspecified people whom Cho, a South Korean immigrant, accused of having wronged him, adding to a portrait of a solitary man who rarely, if ever, managed normal social interactions. Chris Davids, a Virginia Tech student who graduated with Cho from Westfield High School in Chantilly, Va., in 2003, recalled that Cho almost never opened his mouth and would ignore attempts to STRIKE UP a conversation. Once, in an English class, the teacher had the students read aloud and, when it was Chos turn, he just looked down in silence, Davids recalled in an interview with The Associated Press. Finally, after the teacher threatened to give him a failing grade for participation, Cho started to read in a strange, deep voice that sounded like he had something in his mouth, Davids said. As soon as he started reading, the whole class started laughing and pointing and saying, GO BACK to China, Davids said. Among Chos victims were Reema Samaha and Erin Peterson, who both graduated from Westfield High School last year. Police said it was not clear whether Cho SINGLED THEM OUT. http://www.msnbc.msn.com/id/18169776/ Leia atentamente as frases a seguir e observe o emprego da palavra bullying. I. Bullying behavior can be physical or verbal. II. If you suspect your child is bullying others, its important to seek help for him or her as soon as possible. III. If you suspect your child may be the victim of bullying, ask him or her to tell you whats going on. Podemos afirmar que a terminação -ing confere à palavra bully, respectivamente, as funções de:

1-15 de 30
NOVIDADES
Kuadro