ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Ufpel 2008) Observe o mapa a seguir. Com as Olimp

Geografia | Geografia Humana | Geografia Econômica | Economia mundial | Países emergentes
UFPEL 2008UFPEL GeografiaTurma ENEM Kuadro

(Ufpel 2008) Observe o mapa a seguir.

Com as Olimpíadas, em Pequim, a China terá a oportunidade de mostrar ao mundo que além de campeã de crescimento econômico nos últimos anos é moderna e cosmopolita. Assim como a poluição de Pequim, outra solução que a China precisará encontrar a fim de alcançar o sucesso nos Jogos Olímpicos de 2008 é para a questão do Tibete. 


Com relação ao Tibete, é INCORRETO afirmar que:

A

Pertencia ao Nepal e o país vivia sob regime teocrático e autoridade do Dalai Lama, líder máximo do budismo tibetano, até a ocupação chinesa, em 1950, que teve como objetivo suprir as necessidades energéticas da China.

B

Está localizado no centro-leste da Ásia, com tradição budista e perdeu seu status de região autônoma com a ocupação chinesa ocorrida em 1950.

C

Tenzin Gyatso, o décimo quarto Dalai Lama, em exílio na Índia desde a rebelião budista esmagada em 1959, teve aumentada a força de seu movimento de independência após a concessão do prêmio Nobel da paz.

D

Sofre um processo de diluição da cultura local através do estímulo da emigração de chineses "han" (principal etnia da China) para o Tibete. Nas primeiras décadas da ocupação muitos monastérios da região foram destruídos.

E

Os defensores de sua independência aproveitam o palco privilegiado dos Jogos Olímpicos para buscarem visibilidade aos conflitos políticos internos que o fechado regime chinês esconde.