ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2015- 2 FASE)Considere os seguintes dados

(UFPR - 2015 - 2ª FASE)

 

Considere os seguintes dados da análise dos resultados do Censo Demográfico de 2010: Em linhas gerais, observa-se aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro entre 2000 e 2010, ainda que se mantenham diferenças significativas em relação aos homens, mas também entre alguns segmentos específicos das mulheres, como, por exemplo, entre as brancas e as de cor ou raça preta ou parda. O incremento da taxa de atividade das mulheres reflete o processo de ampliação de sua participação no mercado de trabalho, ainda que o percentual atingido (54,6%) em 2010 seja baixo quando comparado com o obtido pelos homens (75,7%). Por outro lado, a redução de 4 pontos percentuais na taxa de atividade destes últimos está ligada ao crescimento inferior da população economicamente ativa em comparação com a população em idade ativa, tendo como resultado um aumento da inatividade. A queda da taxa de atividade dos homens jovens (16 a 29 anos de idade) é um importante fator explicativo para esta dinâmica, já que este segmento foi responsável pelo maior recuo – 6,4 pontos percentuais – observado entre 2000 e 2010. Esta tendência também foi observada para o grupo de 30 a 49 anos de idade, embora em menor escala, mas não para os grupos de 50 a 59 anos e de 60 anos ou mais de idade, em que o incremento da respectiva taxa revela um ritmo maior de crescimento da participação destes grupos no mercado de trabalho masculino.

(BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sistema Nacional de Informações de Gênero: Estatísticas de Gênero. Uma análise dos resultados do Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro: IBGE, Estudos e Pesquisas, n. 33, 2014.)

Com base nos dados acima, elabore uma síntese da dinâmica de participação de homens e mulheres no mercado de trabalho no período entre 2000 e 2010.