Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - UFPR 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão 1
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Alexandre, o Grande, teve uma vida breve, mas intensa. Os historiadores da Antiguidade destacaram suas habilidades polticas e militares, e sua imagem se espalhou por meio de retratos e bustos que foram produzidos em diferentes momentos, seja no perodo helenstico, seja posteriormente durante o Imprio Romano. Tornou-se, portanto, smbolo de poder em diferentes momentos histricos. Discorra sobre dois legados de Alexandre na Antiguidade um legado poltico e um legado cultural.

Questão 2
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Considere o trecho abaixo: Se numa conversa com homens medievais utilizssemos a expresso Idade Mdia, eles no teriam ideia do que estaramos falando. Como todos os homens de todos os perodos histricos, eles viam-se na poca contempornea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Mdia representa uma rotulao a posteriori, uma satisfao da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Mdia, foi o sculo XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarado em relao aos sculos localizados entre a Antiguidade Clssica e o prprio sculo XVI. Este se via como o renascimento da civilizao greco-latina, e, portanto, tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artstico-literria (de seu prprio ponto de vista, claro) no passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermedirio, de uma idade mdia. (FRANCO JNIOR, Hilrio. A Idade Mdia, Nascimento do Ocidente (2. ed.). So Paulo: Editora Brasiliense, 2001, p. 9. Retirado de: Chrome extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf. Acesso em: 18/09/2019.) a) Aponte trs crticas realizadas pelo Renascimento ao modo de organizao poltica, econmica e cultural do perodo que denominamos hoje como medieval. b) Indique trs caractersticas econmicas presentes na Idade Mdia.

Questão 3
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Leia o trecho abaixo: Se considerarmos as Cartas Inglesas como um primeiro ensaio de Voltaire como historiador na perspectiva do Ensaio sobre os costumes, que ele escrever mais tarde, ou seja, como a tentativa de apreender o que era na poca o esprito do povo ingls, veremos que ele privilegia, em sua anlise, a religio, o governo, o comrcio, a cincia e a filosofia, e as artes. No Ensaio, nos captulos dedicados Inglaterra, o tratamento dado mais ou menos da mesma natureza. Podemos nos perguntar por que a questo das religies ocupa um lugar to amplo nas anlises de Voltaire sobre a Inglaterra. Certamente isso no se d por causa de um interesse no contedo das diversas doutrinas, mas pela influncia da religio nos costumes, nas maneiras de dirigir a sociedade, nas relaes sociais e mesmo polticas. (SOUZA, Maria das Graas de. Voltaire: Histria e Civilizao. Ilustrao e histria: o pensamento sobre a histria no Iluminismo francs. So Paulo: Fapesp/Discurso Editorial, 2001, p. 97.) A partir dos conhecimentos sobre Histria Moderna: a) Cite trs caractersticas da corrente de pensamento da qual Voltaire faz parte. b) Indique duas semelhanas e duas diferenas entre a Revoluo Inglesa e a Revoluo Francesa.

Questão 4
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Leia o trecho abaixo: O clima do ps-Segunda Guerra Mundial, que v o triunfo das foras democrticas sobre a opresso totalitria, propcio ao desenvolvimento dos direitos do indivduo. As mulheres que tambm pagaram o seu tributo guerra e resistncia contra o fascismo iro ser, no caso, as beneficirias. A Declarao Universal dos Direitos do Homem (1948) no se esqueceu de mencionar a igualdade entre os sexos, tal como a igualdade entre os esposos durante o casamento. Ao redigirem constituies completamente novas, vrios pases ocidentais (entre os quais a Frana em 1946, a Itlia em 1947 e a Repblica Federal da Alemanha em 1949) inscreveram essa igualdade num lugar destacado da sua lei fundamental. Somente a maior democracia do mundo, se no a mais feminista, os Estados Unidos da Amrica, recusa ento e recusa ainda em 1992 integrar na sua Constituio o Equal Rights Amendment (ERA), que afirmaria a igualdade entre os sexos em todos os domnios legais. (SINEAU, Mariette. Direito e democracia. In: DUBY, Georges e PERROT, Michelle (Orgs.). Histria das mulheres no Ocidente, v. 5. Porto: Edies Afrontamento, 1993, p. 553.) A partir dos conhecimentos de Histria Contempornea: a) Indique trs conquistas do feminismo ocidental, entre os anos de 1920-1980, nos campos da poltica ou dos costumes. b) Cite dois problemas apontados pelo movimento feminista, nos anos de 1920-1980, que ainda persistem em muitas sociedades contemporneas, inclusive na atualidade social brasileira.

Questão 5
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE) Leia o trecho abaixo, retirado do livro de Boris Fausto, sobre as transformaes ocorridas na sociedade brasileira a partir da dcada de 1930: [...] a partir de 1930, ocorreu uma troca de elite do poder sem grandes rupturas. Caram os quadros oligrquicos tradicionais, os carcomidos da poltica, como se dizia na poca. [...] Um novo tipo de Estado nasceu aps 1930, distinguindo-se do Estado oligrquico no apenas pela centralizao e pelo maior grau de autonomia como tambm por outros elementos. (FAUSTO, Boris. Histria do Brasil. 10. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2002, p. 327.) A partir dos conhecimentos sobre o primeiro perodo getulista (1930-1945): a) Cite trs medidas da nova legislao trabalhista implantada durante o getulismo. b) Cite trs caractersticas presentes no processo de instaurao do Estado Novo (1937-1945). c) Disserte sobre o processo que levou o Brasil durante o Estado Novo a ingressar na Segunda Guerra Mundial ao lado das potncias ocidentais (Estados Unidos e Inglaterra) e da Unio Sovitica.

Questão 6
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Leia o excerto abaixo: Foi a partir dos anos 1990, com a vitria do neoliberalismo no Brasil [que] o parque produtivo brasileiro, sobretudo o industrial, foi alterado de modo significativo pela privatizao do setor produtivo estatal, afetando diretamente a siderurgia, as telecomunicaes, a energia eltrica, reas com forte presena estatal anterior e que passaram para o capital privado, tanto transnacional quanto nacional. (ANTUNES, Ricardo. O privilgio da servido: o novo proletariado de servios na era digital. So Paulo: Boitempo Editorial, 2019. p. 118.) A partir das consideraes acima e dos conhecimentos sobre os temas da globalizao e do neoliberalismo: a) Relacione a abertura do mercado externo ocorrida no Brasil, em incios da dcada de 1990, com a globalizao e o aumento dos nveis de desemprego. b) Os preceitos neoliberais defendem a privatizao das empresas pblicas por consider-las deficitrias e pouco competitivas. Aponte uma crtica a esse posicionamento manifestado pelos defensores do neoliberalismo e discuta brevemente o contexto de privatizaes de empresas pblicas no Brasil.

Questão 7
2019História

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Em finais de maio de 1845, Friedrich Engels (1820-1895) publicou o livro A situao da classe trabalhadora na Inglaterra, do qual faz parte o trecho abaixo: O que verdadeiro para Londres tambm para Manchester, Birmingham e Leeds verdadeiro para todas as grandes cidades. Em todas as partes, indiferena brbara e grosseiro egosmo de um lado e, de outro, misria indescritvel; em todas as partes, a guerra social [...]. Na escala em que, nessa guerra social, as armas de combate so o capital, a propriedade direta ou indireta dos meios de subsistncia e dos meios de produo, bvio que todos os nus de uma tal situao recaem sobre o pobre. Ningum se preocupa com ele: lanado nesse turbilho catico, ele deve sobreviver como puder. Se tem a sorte de encontrar trabalho, isto , se a burguesia lhe faz o favor de enriquecer sua custa, espera-o um salrio apenas suficiente para o manter vivo; se no encontrar trabalho e no temer a polcia, pode roubar; pode ainda morrer de fome, caso em que a polcia tomar cuidado para que a morte seja silenciosa para no chocar a burguesia. (ENGELS, Friedrich. A situao da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. Bernhard A. Schumann. So Paulo: Boitempo Editorial, 2010, p. 68-69.) Com base no texto acima: a) Contextualize o perodo que criticado pelo autor e identifique duas caractersticas desse perodo. b) Quais classes sociais esto em oposio na descrio fornecida pelo autor?

Questão 19
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Com o fim da Segunda Guerra Mundial, foram constitudas zonas de influncia geopoltica caracterizadas pela hegemonia ostentada por duas superpotncias econmicas e militares que emergiram do conflito: Estados Unidos e Unio Sovitica. Sobre o perodo que se convencionou denominar como Guerra Fria, correto afirmar:

Questão 20
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Sobre a iluminura ao lado, INCORRETO afirmar:

Questão 21
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avanados e acampamentos militares espalhados pelo territrio imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem. (FUNARI, Pedro P. A. Grcia e Roma. So Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 91.) Sobre o exrcito romano, no perodo imperial, correto afirmar:

Questão 22
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) O golpe civil-militar de 1964 no Brasil provocou uma ruptura violenta no sistema democrtico vigente desde 1946. O pas passou a ser governado por generais escolhidos pelo Congresso Nacional em eleies indiretas e sem a participao popular. Uma das formas jurdicas mais frequentes empregadas pelo regime para a garantia da governabilidade deu-se por meio da decretao dos Atos Institucionais. A respeito desse processo histrico, que durou 21 anos (1964-1985), assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 23
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Considere o texto abaixo: A emancipao fora conseguida num contexto de violncia generalizada, que causara a morte de centenas de milhares de pessoas, em especial na Colmbia, na Venezuela, no Mxico e no Haiti. Os pases que sofreram menos baixas foram Brasil, Equador, Paraguai e os da Amrica Central. Os sofrimentos da populao foram agravados pelos deslocamentos, como o xodo oriental no Uruguai em 1811 e a fuga em massa dos partidrios da independncia do Chile, que tiveram de emigrar de Concepcin para Santiago em 1817. (DEL POZO, Jos. Histria da Amrica Latina e do Caribe: dos processos de independncia aos dias atuais. Trad. Ricardo Rosenbusch. Petrpolis/RJ: Editora Vozes, 2009, p. 41.) Considerando as informaes do trecho acima, os conhecimentos sobre o contexto histrico e os aspectos sociais e polticos da independncia dos pases latino-americanos e do Caribe, correto afirmar:

Questão 24
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Aqui no Brasil tratou-se desde o incio de aproveitar o ndio, no apenas para obteno dele, pelo trfico mercantil, de produtos nativos, ou simplesmente como aliado, mas sim como elemento participante da colonizao. Os colonos viam nele um trabalhador aproveitvel; a metrpole, um povoador para a rea imensa que tinha de ocupar, muito alm de sua capacidade demogrfica. Um terceiro fator entrar em jogo e vem complicar os dados do problema: as misses religiosas. (PRADO JNIOR, Caio. A formao do Brasil Contemporneo. So Paulo: Brasiliense, 1963, p. 91.) Baseando-se no trecho acima sobre o trabalho indgena no Brasil Colnia, assinale a alternativa correta.

Questão 25
2019História

(UFPR - 2019) Estou tentando resgatar o pobre tecelo de malhas, o meeiro luddita, o tecelo do obsoleto tear manual, o arteso utpico e mesmo o iludido seguidor de Joanna Southcott, dos imensos ares superiores de condescendncia da posteridade. Seus ofcios e tradies podiam estar desaparecendo. Sua hostilidade frente ao novo industrialismo podia ser retrgrada. Seus ideais comunitrios podiam ser fantasiosos. Suas conspiraes insurrecionais podiam ser temerrias. Mas eles viveram nesses tempos de aguda perturbao social, e ns no. Suas aspiraes eram vlidas nos termos de sua prpria experincia. (E. P. Thompson. A formao da classe operria inglesa. V.1(4. ed.). So Paulo: Companhia das Letras, 2004, p. 13.) Com base no trecho acima, assinale a alternativa correta.

Questão 26
2019História

(UFPR - 2019 - 1 FASE) Em 1888, a princesa Isabel, filha do imperador do Brasil, Pedro 2, assinou a Lei urea, decretando a abolio []. A deciso veio aps mais de trs sculos de escravido, que resultaram em 4,9 milhes de africanos traficados para o Brasil, sendo que mais de 600 mil morreram no caminho. (Amanda Rossi e Camilla Costa, postado em 13 de maio de 2018 BBC Brasil em So Paulo. Disponvel em: https://www.bbc.com/ portuguese/brasil-44091469. Acesso em 25 de junho de 2019.) De acordo com o trecho acima, considere as seguintes afirmativas: 1. A chamada Lei urea, assinada pela princesa Isabel, no pode ser vista como uma concesso da monarquia, sendo resultado de um longo processo de luta e resistncia que contou com a presena ativa de escravizados e escravizadas para sua libertao do cativeiro. 2. No perodo imediato que sucedeu abolio, os libertos puderam contar com medidas de apoio na forma de distribuio de pequenos lotes de terra, tal como aconteceu nos Estados Unidos aps a Guerra Civil, com a chamada Reconstruo. 3. Escravizados e escravizadas receberam apoio de muitos setores da sociedade da poca ligados ao movimento abolicionista, sendo Lus Gama, filho de escrava e advogado autodidata, um dos personagens mais clebres e atuantes, empenhando-se na libertao de centenas de cativos e cativas. 4. Os segmentos da sociedade adeptos do regime escravista defendiam a emancipao gradual e nutriam o profundo receio de que a abolio imediata da escravido trouxesse desorganizao econmica e provocasse o caos social. Assinale a alternativa correta.

1-15 de 16chevron right center