ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Leia o trecho abaixo:O clima

História | História do Brasil | Brasil Contemporâneo
História | História Geral | Idade Contemporânea | Guerra Fria | Movimentos Sociais dos anos 60
UFPR 2019UFPR HistóriaTurma ENEM Kuadro

(UFPR - 2019 - 2ª FASE) Leia o trecho abaixo:
O clima do pós-Segunda Guerra Mundial, que vê o triunfo das forças democráticas sobre a opressão totalitária, é propício ao desenvolvimento dos direitos do indivíduo. As mulheres – que também pagaram o seu tributo à guerra e à resistência contra o fascismo – irão ser, no caso, as beneficiárias. A Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948) não se esqueceu de mencionar a igualdade entre os sexos, tal como a igualdade entre os esposos durante o casamento. Ao redigirem constituições completamente novas, vários países ocidentais (entre os quais a França em 1946, a Itália em 1947 e a República Federal da Alemanha em 1949) inscreveram essa igualdade num lugar destacado da sua lei fundamental. Somente a maior democracia do mundo, se não a mais feminista, os Estados Unidos da América, recusa então – e recusa ainda em 1992 – integrar na sua Constituição o Equal Rights Amendment (ERA), que afirmaria a igualdade entre os sexos em todos os domínios legais.

(SINEAU, Mariette. “Direito e democracia”. In: DUBY, Georges e PERROT, Michelle (Orgs.). História das mulheres no Ocidente, v. 5. Porto: Edições Afrontamento, 1993, p. 553.)

A partir dos conhecimentos de História Contemporânea:

a) Indique três conquistas do feminismo ocidental, entre os anos de 1920-1980, nos campos da política ou dos costumes.

b) Cite dois problemas apontados pelo movimento feminista, nos anos de 1920-1980, que ainda persistem em muitas sociedades contemporâneas, inclusive na atualidade social brasileira.