ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Considere o trecho abaixo:Se

(UFPR - 2019 - 2ª FASE) Considere o trecho abaixo:
Se numa conversa com homens medievais utilizássemos a expressão “Idade Média”, eles não teriam ideia do que estaríamos falando. Como todos os homens de todos os períodos históricos, eles viam-se na época contemporânea. De fato, falarmos em Idade Antiga ou Média representa uma rotulação a posteriori, uma satisfação da necessidade de se dar nome aos momentos passados. No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e, portanto, tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo. Logo, de um tempo intermediário, de uma idade média.

(FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade Média, Nascimento do Ocidente (2. ed.). São Paulo: Editora Brasiliense, 2001, p. 9. Retirado de: Chrome extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.letras.ufrj.br/veralima/historia_arte/Hilario-Franco-Jr-A-Idade-Media-PDF.pdf. Acesso em: 18/09/2019.)

a) Aponte três críticas realizadas pelo Renascimento ao modo de organização política, econômica e cultural do período que denominamos hoje como medieval.

b) Indique três características econômicas presentes na Idade Média.