ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFPR - 2019 - 2 FASE)Em finais de maio de 1845, F

(UFPR - 2019 - 2ª FASE) Em finais de maio de 1845, Friedrich Engels (1820-1895) publicou o livro “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra”, do qual faz parte o trecho abaixo: O que é verdadeiro para Londres também é para Manchester, Birmingham e Leeds – é verdadeiro para todas as grandes cidades. Em todas as partes, indiferença bárbara e grosseiro egoísmo de um lado e, de outro, miséria indescritível; em todas as partes, a guerra social [...]. Na escala em que, nessa guerra social, as armas de combate são o capital, a propriedade direta ou indireta dos meios de subsistência e dos meios de produção, é óbvio que todos os ônus de uma tal situação recaem sobre
o pobre. Ninguém se preocupa com ele: lançado nesse turbilhão caótico, ele deve sobreviver como puder. Se tem a sorte de encontrar trabalho, isto é, se a burguesia lhe faz o favor de enriquecer à sua custa, espera-o um salário apenas suficiente para o manter vivo; se não encontrar trabalho e não temer a polícia, pode roubar; pode ainda morrer de fome, caso em que a polícia tomará cuidado para que a morte seja silenciosa para não chocar a burguesia.

(ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. Bernhard A. Schumann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010, p. 68-69.)

Com base no texto acima:

a) Contextualize o período que é criticado pelo autor e identifique duas características desse período.

b) Quais classes sociais estão em oposição na descrição fornecida pelo autor?