Gabarito UFSJ - Provas Anteriores

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2018Filosofia

(Ufsj 2010) Segundo as considerações sobre a Moral de Hume, é CORRETO afirmar que

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2016Filosofia

(Ufsj 2006) Também se pergunta se a felicidade deve ser adquirida pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma outra espécie de adestramento, ou se ela nos é conferida por alguma providência divina, ou ainda pelo acaso. (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Livro I. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 58-59). Considerando-se o trecho acima da Ética a Nicômaco, conclui-se que a felicidade é

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo.I. “Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural, ou infusão, o que, uma vez aceita, não vejo por que razão alguém deveria justificar a sua fé...”.II. “O homem não é a consequência duma intenção própria duma vontade, dum fim; com ele não se fazem ensaios para obter-se um ideal de humanidade; um ideal de felicidade ou um ideal de moralidade; é absurdo desviar seu ser para um fim qualquer”.III. “(...) podemos estabelecer como máxima indubitável que nenhuma ação pode ser virtuosa ou moralmente boa, a menos que haja na natureza humana algum motivo que a produza, distinto do senso de sua moralidade”.IV. “A má-fé é evidentemente uma mentira, porque dissimula a total liberdade do compromisso. No mesmo plano, direi que há também má-fé, escolho declarar que certos valores existem antes de mim (...).” Os quatro fragmentos de texto acima são, respectivamente, atribuídos aos seguintes pensadores

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) “A Filosofia a golpes de martelo” é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obra Crepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s)

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2013Sociologia

(Ufsj 2013) A soberania é a alma do Estado, e uma vez separada do corpo os membros deixam de receber dela seu movimento. Esse fragmento representa o pensamento de

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2013Química

(Ufsj 2013) A hortênsia é uma planta com uma característica interessante: a coloração das suas flores depende da acidez do solo que a comporta. Em solos alcalinos, produz flores de cor rosa; já a que se encontra em solo ácido gera flores azuis. As três reações abaixo podem ser utilizadas para modificar o pH do solo. CaCO3 (s) + 2 H+(aq) → Ca2+(aq) + CO2 (g) + H2O (ℓ) 2 Fe3+(aq) + 3 SO42-(aq) + 6 H2O (ℓ) → 2 Fe(OH)3 (s) + 3 H2SO4 (aq) 2 S(s) + 3 O2 (g) + 2 H2O (ℓ) → 2 H2SO4 (aq) Considerando-se essas reações, é INCORRETO afirmar que

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) Na filosofia de Friedrich Nietzsche, é fundamental entender a crítica que ele faz à metafísica. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que essa crítica

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) “Não que acreditemos que Deus exista; pensamos antes que o problema não está aí, no da sua existência [...] os cristãos podem apelidar-nos de desesperados”. Essa afirmação revela o pensador

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) O romantismo, movimento cultural que se iniciou no final do século XVIII e início do século XIX, influenciou diretamente a filosofia no

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) Na obra “O existencialismo é um humanismo”, Jean-Paul Sartre intenta

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) “Os leitores de jornais dizem: este partido foi destruído devido a esta ou aquela falta que cometeu. Minha política superior contesta: um partido que comete esta ou aquela falta agoniza, não possui a segurança do instinto”. Esse comentário é emblemático e foi propalado por

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) A Filosofia a golpes de martelo é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obraCrepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s)

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2013Biologia

(UFSJ/2013) Martha Chase, nascida em 1927 na cidade de Cleveland, nos Estados Unidos da América, foi uma importante geneticista de nosso século ao contribuir significativamente na compreensão do processo de hereditariedade. Ela foi coautora do trabalho com Alfred Hershey (1908-1997), publicado em 1952. Na época, ela era assistente de laboratório na Universidade da Carolina do Sul. O experimento, conhecido como o Experimento do Liquidificador, foi elaborado para responder a uma questão bastante presente na época. Já há algumas décadas os cientistas se dedicavam ao estudo de um certo tipo de vírus (bacteriófagos ou fagos) que infectava bactérias para se reproduzir. Com esses estudos os cientistas procuravam avançar na compreensão das moléculas envolvidas na transmissão de características genéticas. A pergunta da época, de Martha Chase, era: qual é o componente que permite a reprodução dos vírus bacteriófagos (ou fagos)? Isso porque esses vírus são organismos bem simples, compostos basicamente de uma molécula de DNA e uma cápsula de proteína. Então: Qual dessas duas estruturas estaria envolvida na reprodução? Martha Chase participou dos experimentos no grupo de Hershey. Eles adicionaram fagos com marcação diferencial no DNA e na cápsula proteica a uma cultura de bactérias, permitindo que os vírus infectassem as bactérias. Então, eles agitaram essa mistura de vírus e bactéria em um liquidificador bem controlado para separar os vírus das bactérias sem estourar as membranas celulares delas. Ao final do experimento, Hersey e Chase examinaram apenas as bactérias separadas, procurando as porções marcadas. Eles encontraram dentro da bactéria partes marcadas do DNA do vírus e não encontraram partes marcadas da cápsula proteica do vírus. Esses resultados permitiram concluir que apenas o DNA do fago penetra na bactéria quando ocorre a infecção e que, a partir do DNA, é produzida toda uma geração de novos fagos com DNA e proteínas típicos da espécie de fagos utilizada. Portanto, podia-se concluir que a fonte das informações hereditárias é o DNA, pois, a partir dele, pode-se produzir tanto DNA quanto proteínas virais. Disponível em: http://www.biomol.org/historia/identiffagos.shtml Sobre as conclusões do experimento de Hershey e Chase, é INCORRETO afirmar que,

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) Ao declarar que “a moral e a religião pertencem inteiramente à psicologia do erro”, Nietzsche pretendeu

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2013Filosofia

(Ufsj 2013) Liberdade significa, em sentido próprio, a ausência de oposição [] e não se aplica menos às criaturas irracionais e inanimadas do que às racionais. Esse é um fragmento de texto colhido de

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