(UFSJ - 2010) Segundo as consideraes sobre a Moral de Hume, CORRETO afirmar que
(UFSJ - 2006) Tambm se pergunta se a felicidade deve ser adquirida pela aprendizagem, pelo hbito ou por alguma outra espcie de adestramento, ou se ela nos conferida por alguma providncia divina, ou ainda pelo acaso. (ARISTTELES. tica a Nicmaco. Livro I. So Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 58-59). Considerando-se o trecho acima da tica a Nicmaco, conclui-se que a felicidade
(Ufsj 2013) Leia atentamente os fragmentos abaixo.I. “Também tem sido frequentemente ensinado que a fé e a santidade não podem ser atingidas pelo estudo e pela razão, mas sim por inspiração sobrenatural, ou infusão, o que, uma vez aceita, não vejo por que razão alguém deveria justificar a sua fé...”.II. “O homem não é a consequência duma intenção própria duma vontade, dum fim; com ele não se fazem ensaios para obter-se um ideal de humanidade; um ideal de felicidade ou um ideal de moralidade; é absurdo desviar seu ser para um fim qualquer”.III. “(...) podemos estabelecer como máxima indubitável que nenhuma ação pode ser virtuosa ou moralmente boa, a menos que haja na natureza humana algum motivo que a produza, distinto do senso de sua moralidade”.IV. “A má-fé é evidentemente uma mentira, porque dissimula a total liberdade do compromisso. No mesmo plano, direi que há também má-fé, escolho declarar que certos valores existem antes de mim (...).” Os quatro fragmentos de texto acima são, respectivamente, atribuídos aos seguintes pensadores
(Ufsj 2013) Na obra “O existencialismo é um humanismo”, Jean-Paul Sartre intenta
(Ufsj 2013) “A Filosofia a golpes de martelo” é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obra Crepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s)
(Ufsj 2013) Na filosofia de Friedrich Nietzsche, é fundamental entender a crítica que ele faz à metafísica. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que essa crítica
(UFSJ 2013) Para David Hume, os homens so, em grande medida, governados pelo interesse e isso perfeitamente visvel, j que
(Ufsj 2013) O romantismo, movimento cultural que se iniciou no final do século XVIII e início do século XIX, influenciou diretamente a filosofia no
(Ufsj 2013) Sobre “as qualidades úteis da mente”, descritas por David Hume, é CORRETO afirmar que
(UFSJ - 2013) Os leitores de jornais dizem: este partido foi destrudo devido a esta ou aquela falta que cometeu. Minha poltica superior contesta: um partido que comete esta ou aquela falta agoniza, no possui a segurana do instinto. Esse comentrio emblemtico e foi propalado por
(UFSJ -2013) Liberdade significa, em sentido prprio, a ausncia de oposio [] e no se aplica menos s criaturas irracionais e inanimadas do que s racionais. Esse um fragmento de texto colhido de
(Ufsj 2013) “Não que acreditemos que Deus exista; pensamos antes que o problema não está aí, no da sua existência [...] os cristãos podem apelidar-nos de desesperados”. Essa afirmação revela o pensador
(Ufsj 2013) A Filosofia a golpes de martelo é o subtítulo que Nietzsche dá à sua obraCrepúsculo dos ídolos. Tais golpes são dirigidos, em particular, ao(s)
(UfFSJ -2013) Thomas Hobbes afirma que Lei Civil, para todo sdito,
(Ufsj 2013) Ao declarar que “a moral e a religião pertencem inteiramente à psicologia do erro”, Nietzsche pretendeu