ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2022)A) Ao se falar sobre a esfera socioeco

(UFU - 2022)

 

A) Ao se falar sobre a esfera socioeconômica brasileira, Sérgio Buarque de Hollanda identifica um padrão em que o favoritismo, o conluio e o privilégio se sobrepõem à justiça por oportunidades no país.

 

[...] Assim, raramente se tem podido chegar, na esfera dos negócios, a uma adequada racionalização; o freguês ou o cliente há de assumir de preferência a posição do amigo. Não há dúvida de que, desse comportamento social, em que o sistema de relações se edifica essencialmente sobre laços diretos, de pessoa a pessoa, procedam os principais obstáculos que [...] se erigem contra a rígida aplicação das normas de justiça e de quaisquer prescrições legais.

HOLLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. 26.ed. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 136

 

Considerando-se a explanação de Sérgio Buarque de Hollanda, discorra sobre como as culturas do favoritismo e da fraude são expostas no conto “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto, citando elementos do enredo.

B) Considerando-se a cultura do favoritismo e da fraude na conjuntura brasileira, redija um texto, comparando os personagens Castelo (do conto “O homem que sabia javanês”) e Hildegardo Brandão, o Cazuza (do conto “O único assassinato de Cazuza”), ambos criados por Lima Barreto, a partir do contraste entre o “vencedor” e o “perdedor” aos olhos da sociedade, refletindo sobre o contexto de suas trajetórias e suas escolhas morais. Considere a alegoria que cada um representa na realidade nacional, citando elementos dos enredos dos contos.