ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UFU - 2022)Um mito muito repetido que s usamos 10

(UFU - 2022)

 

Um mito muito repetido é que só usamos 10% do cérebro. Não se sabe bem como isso se originou, mas pode ser visto em anúncios e brochuras de autoajuda desde o final do século XIX. A ideia é usada hoje com frequência em contextos semelhantes e para promover práticas e produtos que afirmam destravar ou dar acesso a mais poder cerebral. Mas é totalmente um mito. Os estudos do cérebro com as modernas técnicas de imagiologia não encontram nele nenhuma parte significativa que fique inativa sob uma variedade de estímulos, nem mesmo no sono. As lesões no cérebro provocam problemas, no mínimo de curto prazo, até que se estabeleçam novas vias em torno da lesão. Ninguém optaria por perder 90% do cérebro com base em que continuaria bem com 10%. Finalmente, a evolução não nos permitiria desperdiçar parte tão grande de um órgão de funcionamento tão caro: o cérebro corresponde a cerca de 2% de nosso peso, mas usa 20% do oxigênio que consumimos. É quase certo que ele faça alguma coisa com todo esse oxigênio!

ROONEY, Anne. Cérebro preguiçoso. In: A História da Neurociência. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda., 2018, p. 67. (Fragmento)

 

A) Explique a função do termo “totalmente” no enunciado “Mas é totalmente um mito”.

B) Considerando-se a direção argumentativa do texto apresentado, explique o sentido do enunciado “É quase certo que ele faça alguma coisa com todo esse oxigênio!”.