ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2006)... a ampliao do comrcio foi acompan

(UNESP - 2006) ... a ampliação do comércio foi acompanhada de um retardamento drástico do progresso econômico real. Entre 1960 e 1980, a renda per capita média mundial subiu ainda em 83%. Nas duas décadas seguintes, a taxa de aumento desceu exatamente para 33%. Esse freio no crescimento atingiu os países em desenvolvimento de modo particularmente duro. Na América Latina, onde a renda per capita cresceu 75% de 1960 a 1980, os vinte anos seguintes trouxeram nada mais que 6%.

(Christiane Grefe. Attac: o que querem os críticos da globalização, 2005.)

O texto apresenta um quadro da situação econômica mundial contemporânea. Entre os fatores capazes de explicar os dados referentes aos últimos vinte anos, destacam-se

A

o afluxo e a súbita retirada do capital financeiro, que determinam o ritmo do crescimento econômico de países em desenvolvimento.

B

a retração das trocas econômicas e a falta de dinheiro líquido e de capital nos mercados dos países capitalistas centrais. 

C

a nacionalização de empresas estrangeiras e a ampliação da legislação trabalhista nos países em desenvolvimento.

D

 a emergência de regimes anticapitalistas na América Latina e a suspensão do pagamento de suas dívidas para com os credores.

E

a intervenção estatal na esfera econômica e a redução internacional dos conflitos, o que provocou a queda na produção de armamentos.