ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

No primeiro semestre de 2006 o agronegócio brasile

No primeiro semestre de 2006 o agronegócio brasileiro enfrentou uma das piores crises: as dívidas do setor atingiram R$ 50 bilhões, 40% dos agricultores estavam inadimplentes e a taxa de desemprego no campo aumentava continuamente.

 

Esta crise pode ser explicada pelos seguintes fatores:  

A

desvalorização do real, aumento dos preços dos insumos, erradicação dos focos da aftosa e investimentos em barreiras à entrada da gripe aviária.  

B

desvalorização do dólar, diminuição dos preços dos insumos, aumento no volume das exportações, facilidades cambiais e suspensão do boicote às importações de carne bovina e de frango.

C

supervalorização do dólar, queda no preço dos insumos agrícolas e de combustíveis, aumento na quantidade de produtos exportados e fuga de capitais para o exterior.   

D

desvalorização do dólar, aumento nos preços dos insumos, aparecimento da ferrugem asiática, reaparecimento da aftosa e crise mundial da gripe aviária.   

E

valorização do real, diminuição dos preços dos insumos agropecuários e de combustíveis, controle dos focos de aftosa e descapitalização dos produtores rurais.