ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2013/2 - 2 FASE)Texto 1Se o homem no esta

(UNESP - 2013/2 - 2 FASE)

Texto 1

Se o homem no estado de natureza é tão livre, conforme dissemos, se é senhor absoluto da sua própria pessoa e posses, […] por que abrirá ele mão dessa liberdade, por que […] sujeitar-se-á ao domínio e controle de qualquer outro poder? Ao que é óbvio responder que, embora no estado de natureza tenha tal direito, a fruição […] da propriedade que possui nesse estado é muito insegura, muito arriscada. […] não é sem razão que procura de boa vontade juntar-se em sociedade com outros […], para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de “propriedade”.

(John Locke. O segundo tratado sobre o governo.)


Texto 2

Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas, em nossa sociedade, a propriedade privada já foi abolida para nove décimos da população; se ela existe para alguns poucos é precisamente porque não existe para esses nove décimos. Acusai-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade cuja condição de existência é a abolição de qualquer propriedade para a imensa maioria da sociedade. Em suma, acusai-nos de abolir a vossa propriedade. Pois bem, é exatamente isso o que temos em mente.

(Karl Marx e Friedrich Engels. O manifesto comunista.)


Os textos citados indicam visões opostas e conflitantes sobre a organização da vida política e social. Responda quais foram os sistemas políticos originados pelos dois textos e discorra brevemente sobre suas divergências.