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VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNESP - 2015/2 - 2 fase - Questo 26)As questes de

(UNESP - 2015/2 - 2 fase - Questão 26) 

As questões de 25 a 28 tomam por base um poema de Carlos Drummond de Andrade (1902-1987). 


                          Fuga

     De repente você resolve: fugir.
     Não sabe para onde nem como
     nem por quê (no fundo você sabe
     a razão de fugir; nasce com a gente).

05 É preciso FUGIR.
     Sem dinheiro sem roupa sem destino.
     Esta noite mesmo. Quando os outros
     estiverem dormindo.
     Ir a pé, de pés nus.
10 Calçar botina era acordar os gritos
     que dormem na textura do soalho1.

     Levar pão e rosca para o dia.
     Comida sobra em árvores infinitas,
     do outro lado do projeto:
15 um verdor
      eterno, frutescente (deve ser).
     Tem à beira da estrada, numa venda.
     O dono viu passar muitos meninos
     que tinham necessidade de fugir 
20 e compreende.
     Toda estrada: uma venda

      para a fuga.

     Fugir rumo da fuga
     que não se sabe onde acaba
25 mas começa em você, ponta dos dedos.
     Cabe pouco em duas algibeiras2
     e você não tem mais do que duas.
     Canivete, lenço, figurinhas
     de que não vai se separar
30 (custou tanto a juntar).
     As mãos devem ser livres
     para pessoas, trabalhos, onças
     que virão.

     Fugir agora ou nunca. Vão chorar?
35 vão esquecer você? ou vão lembrar-se?
     (Lembrar é que é preciso,
     compensa toda fuga.)
     ou vão amaldiçoá-lo, pais da Bíblia?

     Você não vai saber. Você não volta
40 nunca
     (essa palavra nunca, deliciosa)
     Se irão sofrer, tanto melhor.

     Você não volta nunca nunca nunca.
     E será esta noite,meia-noite

45 em ponto.


     Você dormindo à meia noite.

                                                     (Menino antigo, 1973) 

1soalho: o mesmo que "assoalho"; 

2algibeira: bolso de roupa. 

Esclareça o motivo do emprego de letras maiúsculas na palavra “fugir”, no verso 5, da repetição da palavra “nunca”, no verso 43, e explique o que há de comum entre esses dois recursos expressivos.