ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 14)O prmio Nobel

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questão 14) 

O prêmio Nobel de Física de 2011 foi concedido a três astrônomos que verificaram a expansão acelerada do universo a partir da observação de supernovas distantes. A velocidade da luz é c = 3 × 108 m/s.

a) Observações anteriores sobre a expansão do universo mostraram uma relação direta entre a velocidade v de afastamento de uma galáxia e a distância r em que ela se encontra da Terra, dada por v = H r , em que H = 2,3 × 10–18 s–1 é a constante de Hubble. Em muitos casos, a velocidade v da galáxia pode ser obtida pela expressão \(v = \frac{c \, \Delta \lambda}{\lambda_0}\), em que \(\lambda_0\) é o comprimento de onda da luz emitida e \(\Delta \lambda\) é o deslocamento Doppler da luz. Considerando ambas as expressões acima, calcule a que distância da Terra se encontra uma galáxia, se \(\Delta \lambda = 0,\!092 \, \lambda_0\).

b) Uma supernova, ao explodir, libera para o espaço massa em forma de energia, de acordo com a expressão E = mc2 . Numa explosão de supernova foram liberados 3,24 × 1048 J , de forma que sua massa foi reduzida para mfinal = 4,0 × 1030 kg. Qual era a massa da estrela antes da explosão?