ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questo 16)O efeito de i

(UNICAMP - 2013 - 2 fase - Questão 16)

O efeito de imagem tridimensional no cinema e nos televisores 3D é obtido quando se expõe cada olho a uma mesma imagem em duas posições ligeiramente diferentes. Um modo de se conseguir imagens distintas em cada olho é através do uso de óculos com filtros polarizadores.

a) Quando a luz é polarizada, as direções dos campos elétricos e magnéticos são bem definidas. A intensidade da luz polarizada que atravessa um filtro polarizador é dada por \(l = l_0 \cos^2 \theta\), onde \(l_0\) é a intensidade da luz incidente e \(\theta\) é o Ângulo entre o campo elétrico \(\vec{E}\) e a direção de polarização do filtro. A intensidade luminosa, a uma distância d de uma fonte que emite luz polarizada, é dada por \(l_0 = \frac{P_0}{4 \pi d ^2}\), em que \(P_0\) é a potência da fonte. Sendo \(P_0 = 24 \, W\) , calcule a intensidade luminosa que atravessa um polarizador que se encontra a \(d = 2 \, m\) da fonte e para o qual \(\theta = 60^{\circ}\).

b) Uma maneira de polarizar a luz é por reflexão. Quando uma luz não polarizada incide na interface entre dois meios de índices de refração diferentes com o ângulo de incidência \(\theta_\mathrm{B}\) , conhecido como ângulo de Brewster, a luz refletida é polarizada, como mostra a figura ao lado. Nessas condições, \(\theta_ B + \theta_ r = 90 ^{\circ}\) , em que \(\theta_ r\) é o ângulo do raio refratado. Sendo n1 = 1,0 o índice de refração do meio 1 e \(\theta_B = 60^{\circ}\) , calcule o índice de refração do meio 2.