ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2020 - 2 FASE) Um densmetro de posto de

Física | hidrostática e hidrodinâmica | hidrostática
UNICAMP 2020UNICAMP FísicaTurma ENEM Kuadro

(UNICAMP - 2020 - 2ª FASE) \(\rho_1 = 0,9^2 \ g/cm^3\)Um densímetro de posto de combustível, usado para analisar o etanol, consiste de um tubo de vidro que fica parcialmente submerso no etanol. O peso do tubo é fixo, de forma que o volume do tubo que fica submerso depende da densidade do etanol. Uma escala na parte superior do tubo indica o valor da densidade medida.

 

a) O etanol combustível é hidratado, ou seja, contém uma porcentagem de água. A figura ao lado ilustra duas medidas de densidade de etanol. A primeira é de uma amostra de etanol hidratado dentro da especificação, cujo valor é \(\\ \rho_1 = 0,810\ g/cm^3.\) . Nessa medida, o volume submerso do densímetro é \(\\ V_1\). A segunda medida, realizada com o mesmo densímetro, é de uma amostra fora da especificação e, nesse caso, o volume submerso do densímetro é \(\\ V_2\). A diferença dos volumes submersos é de 10% de \(\\ V_1\) , ou seja, \(\\ \Delta V = V_1 - V_2 = 0,1V_1\). Qual é a densidade \(\\ \rho_2\) da segunda amostra?

b) Num posto de combustível, a gasolina é bombeada do reservatório subterrâneo até o tanque do veículo, numa altura h = 3,0 m acima do nível superior do reservatório. A gasolina, que é sempre retirada da parte superior do reservatório, encontra-se inicialmente parada e é despejada no tanque do veículo a uma velocidade v = 0,8 m/s. Qual é o aumento da energia mecânica da gasolina proporcionado pela bomba ao encher um tanque de volume V = 40 litros?

Dado : \(\\\rho_{gasolina} = 0,75\ g/cm^3 .\)