ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICAMP - 2021 - 2 FASE)Espelhos inteligentes sim

(UNICAMP - 2021 - 2ª FASE)

Espelhos inteligentes simulam espelhos convencionais e visam a ampliar sua função de produção de imagens dos objetos. Acoplados a computadores, esses equipamentos apresentam telas com muitas funcionalidades, tais como um modo de realidade ampliada, em que o usuário consegue alterar o tamanho, a orientação e a iluminação da sua própria imagem.

a) Considere uma pessoa a uma distância \(d_p = 50 cm\) de um espelho plano convencional que segura um pequeno objeto no nível dos seus olhos a uma distância \(d_o = 10 cm\) do espelho. Faça um desenho esquemático que mostre a posição dos olhos da pessoa, do espelho, do objeto e da sua imagem, e determine a distância entre os olhos da pessoa e a posição da imagem do objeto produzida pelo espelho.

b) Nas antigas telas de tubos de raios catódicos, as imagens são formadas por elétrons acelerados e defletidos que atingem uma tela composta por um material que emite luz. Uma partícula de carga \(q\), na presença de um campo elétrico uniforme \(\underset{E_0}{\rightarrow}\) de módulo constante, adquire uma aceleração \(\underset{a_0}{\rightarrow}\) de módulo constante na mesma direção de \(\underset{E_0}{\rightarrow}\), cujo sentido depende do sinal de \(q\). Calcule o módulo de \(\underset{a_0}{\rightarrow}\) adquirido por uma partícula com carga \(q = 3,2 \times 10^{-19}C\) e massa \(m = 2,0 \times 10^{-26} kg\) quando \(E_0 = 4000 N/C\).