(UNICENTRO 2013) Assinale a alternativa INCORRETA.
Maquiavel não admite um fundamento anterior e exterior à política (Deus, Natureza ou razão). Toda Cidade, diz ele em O Príncipe, está originalmente dividida em dois desejos opostos: o desejo dos grandes de oprimir e comandar e o desejo do povo de não ser oprimido nem comandado.
A finalidade da política não é, como diziam os pensadores gregos, romanos e cristãos, a justiça e o bem comum, mas, como sempre souberam os políticos, a tomada e a manutenção do poder.
Maquiavel não aceita a divisão clássica dos três regimes políticos (monarquia, aristocracia, democracia) e suas formas corruptas ou ilegítimas (tirania, oligarquia, demagogia/ anarquia), como não aceita que o regime legítimo seja o hereditário e o ilegítimo, o usurpado por conquista.
Para Maquiavel, o poder do príncipe deve ser superior ao dos grandes e estar a serviço do povo.
Maquiavel admite a figura do bom governo encarnada no príncipe virtuoso, portador das virtudes morais e cristãs. O príncipe precisa ter virtu, isto é, precisa ser amado e respeitado pelos governados.