ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICENTRO 2013)Em 1951, a filósofa Hannah Arendt

Filosofia | Filosofia Pós Moderna | Hannah Arendt
UNICENTRO 2013UNICENTRO FilosofiaTurma ENEM Kuadro

(UNICENTRO 2013)

Em 1951, a filósofa Hannah Arendt afirmou que: “O totalitarismo é uma forma de domínio radicalmente nova porque não se limita a destruir as capacidades políticas do homem, isolando-o em relação à vida pública, como faziam as velhas tiranias e os velhos despotismos, mas tende a destruir os próprios grupos e instituições que formam o tecido das relações privadas do homem, tornando-o assim estranho ao mundo e privando-o do seu próprio eu”.

Assinale a alternativa que apresenta a característica que NÃO é um traço peculiar ao totalitarismo como forma de governo.

A

Existência de uma única ideologia, que passa a inspirar a visão de mundo de todos os indivíduos, não aceitando dissidência e calando qualquer voz de protesto.

B

Controle absoluto da polícia política sobre todas as atividades da sociedade e das pessoas com o domínio da propaganda, mediante controle, pelo Estado, dos meios de comunicação.

C

Direcionados à sedução das classes populares, aos indivíduos menos esclarecidos, os sistemas políticos totalitários defendem exclusivamente a economia liberal e as ideologias de extrema direita.

D

Geração de um clima de terror permanente por parte do Estado, como instrumento para destruir a solidariedade social e a capacidade de reagir dos indivíduos.

E

Todos os poderes concentrados na mão de um governo único, ausência, portanto, de democracia com uso excessivo da força militar para manter o poder.