ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNICENTRO 2014)Leia o texto a seguir.Com total co

(UNICENTRO 2014)

Leia o texto a seguir.

Com total consciência da crise do seu tempo, de uma revolução pelo desenvolvimento, que não terminava nunca, apontava Comte na Física Social (sociologia) como ciência positiva, a única que faltava, o meio de poderem os homens conhecer o passado e dele extrair a linha evolutiva que os levaria a um futuro certo e inequívoco. Com objetivos práticos, nasceu a sociologia na obra de Augusto Comte: conhecer para agir, compreender para reorganizar.
(Adaptado de: MORAES FILHO, E. (org.) Comte. São Paulo: Ática, 1989. p.15-16.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria de Comte, assinale a alternativa correta.

A

A positividade comtiana significava desacreditar nas instituições públicas da sociedade emergente, priorizando a crença na capacidade individual de conduzir os rumos sociais.

B

A sociologia positiva, para Auguste Comte, deveria ser apenas uma resposta teórica ao negativismo hegeliano sem nenhuma influência sobre a sociedade moderna.

C

Para Auguste Comte, a sociologia era a ciência que faltava para sistematizar todo o conhecimento cientifico. A sociologia era a ciência por excelência que contribuiria com a reorganização da emergente sociedade moderna.

D

O pensamento comtiano privilegia o papel das instituições públicas diante da necessidade de bem-estar do indivíduo e da sociedade como um todo orgânico e coeso.

E

O positivismo comtiano se caracteriza pela defesa da liberdade pessoal e social como uma resposta ao rigor imposto pelas regras eclesiásticas que vinham sendo questionadas com as revoluções dos séculos XVIII e XIX.