ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unifesp 2007) Leia versos da primeira e da quarta

(Unifesp 2007) Leia versos da primeira e da quarta estrofe de poema de Hilda Hilst, publicados no livro "Do desejo" em 1992.

I Porque há desejo em mim, é tudo cintilância. Antes, o cotidiano era um pensar alturas Buscando Aquele Outro decantado Surdo à minha humana ladradura. Visgo e suor, pois nunca se faziam. Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo Tomas-me o corpo. E que descanso me dás Depois das lidas. Sonhei penhascos Quando havia o jardim aqui ao lado. Pensei subidas onde não havia rastros.

IV ... Por que não posso Pontilhar de inocência e poesia Ossos, sangue, carne, o agora E tudo isso em nós que se fará disforme?

No texto "Os jovens e os dilemas da sexualidade", afirma-se que "a sexualidade tem sido discutida de forma mais 'aberta', nos discursos pessoais, nos meios de comunicação, na literatura e artes". Comparando os trechos do poema de Hilda Hilst àquele texto, é correto afirmar que seus versos

A

a) se apresentam numa linguagem pouco acessível ao leitor comum, negando a ideia de que a sexualidade, na literatura, é tratada de forma mais aberta.    

B

b) degradam a literatura, banalizando, como se propõe no texto, temas universais ligados à sexualidade.   

C

 c) confirmam as informações do texto, pois trazem, de forma menos idealizada, o sexo à poesia, elaborando-a numa linguagem mais erotizada.    

D

d) concebem o sexo de forma bastante diferente da apontada no texto, pois a sexualidade é sublimada e idealizada.   

E

 e) comprovam a ideia exposta no texto de haver muita repressão e preconceito, mas não a de ser discutida de forma mais aberta.