ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unifor 2014) A pilha de Daniell é construída usan

(Unifor 2014) A pilha de Daniell é construída usando-se um eletrodo de zinco metálico, que é embebido numa solução de sulfato de zinco, e um eletrodo de cobre metálico, que é então embebido numa solução de sulfato cúprico. As duas soluções são postas em contato através de uma superfície porosa, de modo que não se misturem, mas íons possam atravessá-la. Alternativamente, uma ponte salina, que pode ser um tubo contendo em seu interior uma solução salina, tipo NaCl , fechado por material poroso, interligando as soluções de sulfato cúprico e de zinco.

http://www.eecis.udel.edu/~portnoi/ academic/academic-files/daniellcell.html

Na pilha de Daniell, há um processo de transferência espontânea de elétrons. No processo:

A
O Zn(S) sofre oxidação, perdendo elétrons sendo o agente redutor do processo enquanto o  Cu2+ (aq)  sofre redução, ganhando os elétrons cedidos pelo zinco metálico e agindo como oxidante no processo.
B
O Cu(s) sofre oxidação, perdendo elétrons sendo o agente redutor do processo enquanto o Zn2+ (aq) sofre redução, ganhando os elétrons cedidos pelo zinco metálico e agindo como oxidante no processo.
C
O Zn(s) sofre redução, perdendo elétrons sendo o agente redutor do processo enquanto o Cu2+ (aq) sofre oxidação, ganhando os elétrons cedidos pelo zinco metálico e agindo como oxidante no processo.
D
Ambos os metais em solução sofrem redução e os sólidos metálicos sofrem oxidação.