ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE - 2009/adaptada)Uma carta indita a Drumm

(UNIOESTE - 2009/adaptada) 

Uma carta inédita a Drummond

Querido Carlos, afetuoso abraço.

Leio nos jornais que você pediu demissão. Sem dúvida é uma pena para o Brasil, mas você está correto. E outros dias virão.

Pessoalmente, não posso deixar de lhe agradecer tantas finezas que você me prestou, sempre tão solicitamente, quando no exercício do cargo.

Confirmo meu telegrama de hoje, pedindo-lhe o favor de me representar no almoço de sábado próximo, e de transmitir minha solidariedade à declaração de princípios do 1° Congresso de Escritores.

Abandonei a colaboração n’A Manhã, se bem que estivesse gostando, pois me deva um certo treino de escrever prosa, e além disso os 800 cruzeiros me eram necessários, nas circunstâncias atuais de minha vida. Mas o governo excedeu-se, perdeu todo o controle, divorciou-se por completo das aspirações populares, e esgotou o seu já fraco conteúdo. De qualquer forma, continuar os artigos seria uma espécie de colaboracionismo.

Como você sabe, continuo em regime de saúde, por isso não posso tomar parte pessoalmente na campanha que se desenrola. Entretanto, estou bastante atento à mesma; por isso – caso você julgue oportuno – poderá divulgar que eu estou solidarizado com a campanha democrática, e absolutamente contra os métodos do governo. Se acharem interessante, poderei escrever, mesmo sobre assunto político, pequenas crônicas e notas – desde que minha saúde o permita.

Que coisa a morte do Mário, hein? Fiquei muito sentido, e, sabendo que vocês eram muito amigos, é o caso de se apresentar pêsames a você.

Em que pé está o nosso livro? E o seu?

Então, querido Carlos, lembranças a Dolores e Maria Julieta.

O abraço amigo do Murilo

P. S. Lembranças também ao João Cabral.

(Folha de S. Paulo, 11/05/91)

Com relação ao texto, é correto afirmar que:

A

Trata-se de uma carta familiar, por isto percebem-se muitas informações, lembranças e questionamentos colocados à proporção que vinham à lembrança do remetente.

B

O remetente pode se utilizar do post scriptum para acrescentar lembranças que não tenham ocorrido em tempo.

C

Apesar da familiaridade da carta, não foram esquecidos o vocativo, a despedida e a assinatura, necessários, inclusive nas cartas oficiais.

D

A intimidade entre remetente e destinatário permite a elaboração de um texto cuja profunda compreensão obriga o leitor a recorrer a muitos elementos localizados fora do texto.

E

todas as alternativas estão corretas.