ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(Unioeste 2012) Segundo Ana Esther Cecea, o concei

(Unioeste 2012) Segundo Ana Esther Ceceña, o conceito de hegemonia refere-se à capacidade de generalização de uma visão de mundo, capacidade que se nutre tanto da pertinência argumentativa do discurso, como das manifestações de força que provém das condições objetivas nas quais tem lugar as relações sociais. Sobre o conceito de hegemonia, é correto afirmar que

A

com o processo de globalização e de multiculturalismo, o conceito de hegemonia perdeu sua capacidade analítica.

B

a constante demonstração de força dos Estados Unidos no Oriente Médio configura-se como um ato isolado, não podendo ser entendido ou explicado por meio da compreensão dos processos de construção da hegemonia.

C

o conceito de hegemonia não se reduz à dominação militar ou a superioridade econômica, mas articula o conjunto de fatores que levam uma potência a ser dominante e dirigente.

D

o conceito de hegemonia é unilateral, bastando a observação dos esforços da potência militar, política, econômica e cultural para a sua compreensão. Assim, a contra-hegemonia não interfere nas configurações apresentadas durante as disputas de posições para a construção da hegemonia.

E

os pilares fundamentais da hegemonia é o poder militar e a superioridade econômica. A cultura e a indústria cultural não interferem no processo de legitimação da potência hegemônica.