Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UNIOESTE | Gabarito e resoluções

1-15 de 37chevron right center
Questão
2019Sociologia

(Unioeste 2019) O filósofo francês, Michel Foucault, ao iniciar os estudos sobre arquitetura hospitalar na segunda metade do século XVIII, percebeu que grande parte dos projetos arquitetônicos tinham como característica uma centralização do olhar voltada para indivíduos, corpos e coisas. Segundo Foucault, os modelos arquitetônicos seguiam os princípios formulados por Jeremy Bentham em sua obra O Panopticon, publicada no final do século XVIII. Foucault encontrou o mesmo princípio do panopticon na arquitetura das escolas, nos hospitais e, sobretudo, nos grandes projetos prisionais do início do século XIX. Em 1975, ele retoma o tema em sua obra Vigiar e Punir, quando se refere ao tema da tecnologia de poder e o da vigilância no sistema prisional. Sobre o panopticon, é CORRETO afirmar.

Questão
2018Sociologia

(UNIOESTE 2018) Sobre o carter social da educao, assinale a afirmativa INCORRETA

Questão
2017Sociologia

(Unioeste 2017) Considerando as várias definições de Estado, é INCORRETO afirmar que

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Max Weber (1864-1920) afirma que devemos conceber o Estado contemporneo como uma comunidade humana que, dentro dos limites de determinado territrio [], reivindica o monoplio do uso legtimo da violncia fsica (Weber, Cincia e Poltica: duas vocaes. So Paulo: Cultrix, 2006, p. 56). Assinale a alternativa CORRETA, a respeito do significado da afirmao de Weber.

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) I. Burgueses e proletrios. A histria de todas as sociedades at hoje existente a histria das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporao e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformao revolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio das classes em conflito (MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. So Paulo: Boitempo, 2010, p. 40). Assinale a alternativa CORRETA: para Karl Marx (1818-1883) como se originam as classes sociais?

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Ao analisarem a cultura e a ideologia, vários autores procuram demonstrar que esses dois conceitos não podem ser utilizados separadamente, pois há uma profunda relação entre eles, sobretudo no que diz respeito ao processo de dominação nas sociedades capitalistas. O pensador italiano Antônio Gramsci (1891-1937) analisa essa questão com base no conceito de hegemonia e no que ele chama de aparelhos de hegemonia. Por hegemonia pode-se entender o processo pelo qual uma classe dominante consegue que seu projeto seja aceito pelos dominados, desarticulando a visão de mundo autônoma de cada grupo potencialmente adversário. Isso é feito por meio dos aparelhos de hegemonia, que são as instituições no interior do Estado ou fora dele, como o sistema escolar, a igreja, os partidos políticos, os sindicatos e os meios de comunicação. Nesse sentido, cada relação de hegemonia é sempre pedagógica, pois envolve uma prática de convencimento, de ensino e aprendizagem. Para Gramsci, uma classe se torna hegemônica quando, além do poder coercitivo e policial, utiliza a persuasão, produz o consenso, que é desenvolvido mediante um sistema de ideias muito bem elaborado por intelectuais a serviço do poder, para convencer a maioria das pessoas. Por esse processo, cria-se uma cultura dominante ativa, que deve penetrar no senso comum de um povo, com o objetivo de demonstrar que a visão de mundo daquele que domina é a única possível. A ideologia não é o lugar da ilusão e da mistificação, mas o espaço da dominação, que não se estabelece somente com o uso legítimo da força pelo Estado, mas também pela direção moral e intelectual da sociedade como um todo, baseada nos elementos culturais de cada povo. Mas, Gramsci aponta também a possibilidade de haver um processo de contra hegemonia, desenvolvido por intelectuais orgânicos, vinculados à classe trabalhadora, na defesa de seus interesses. Contrapondo-se à inculcação dos ideais burgueses por meio da escola, dos meios de comunicação de massa, etc. eles combatem nessas mesmas frentes, defendendo outra forma de pensar, agir, e sentir na sociedade em que vivem.. (TOMAZI, Nelson Dácio. Sociologia para o ensino médio. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 2013) Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa CORRETA.

Questão
2016FilosofiaSociologia

(Unioeste 2016) Os estudos realizados por Michel Foucault (1926-1984) apresentam interfaces que corroboram para estudos em diversas áreas de conhecimento, entre as quais a Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psiquiatria, Medicina e Direito. Em 1975, Foucault publicou a obraVigiar e Punir: história da violência das prisões, na qual propunha uma nova concepção de poder, a qual abandonava alguns postulados que marcaram a posição tradicional da esquerda do período. Sobre a concepção de poder foucaultiana, é CORRETO afirmar.

Questão
2016Sociologia

(Unioeste 2016) Para Gilberto Freire, a famlia, no o indivduo, nem tampouco o Estado nem nenhuma companhia de comrcio, , desde o sculo XVI, o grande fator colonizador no Brasil, a unidade produtiva, o capital que desbrava o solo, instala as fazendas, compra escravos, bois, ferramentas, a fora social que se desdobra em poltica, constituindo-se na aristocracia colonial mais poderosa da Amrica. Sobre ela, o rei de Portugal quase reina sem governar. Os senados de Cmara, expresses desse familismo poltico, cedo limitam o poder dos reis e mais tarde o prprio imperialismo ou, antes, parasitismo econmico, que procura estender do reino s colnias os seus tentculos absorventes (Gilberto Freire. Casa Grande Senzala. Rio de Janeiro: Jos Olympio. 1994, p. 19). Assinale a afirmativa CORRETA.

Questão
2015Sociologia

(Unioeste 2015) “A separação entre cultura popular e cultura erudita, com a atribuição de maior valor à segunda, está relacionada à divisão da sociedade em classes, ou seja, é resultado e manifestação das diferenças sociais. Há, de acordo com essa classificação, uma cultura identificada com os segmentos populares e outra, superior, identificada com as elites”( TOMAZI, Nelson D., Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010).Sobre cultura erudita e cultura popular, é CORRETO afirmar.

Questão
2015Sociologia

(UNIOESTE/2015) Solidariedade orgânica e solidariedade mecânica são conceitos propostos pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) para explicar a coesão social em diferentes tipos de sociedade. De acordo com as teses desse estudioso, nas sociedades ocidentais modernas, prevalece a solidariedade orgânica, onde os indivíduos se percebem diferentes embora dependentes uns dos outros. A lógica do mercado capitalista, entretanto, baseada na competição individualista em busca do lucro, pode corromper os vínculos de solidariedade que asseguram a coesão social e conduzir a uma situação de anomia. De acordo com os postulados de Durkheim, é CORRETO dizer que o conceito de anomia indica

Questão
2015Sociologia

(Unioeste 2015) Assinale a alternativa CORRETA. Segundo a definição de Estado proposta pelo sociólogo alemão Max Weber (1864-1920), o que caracteriza e diferencia o Estado Moderno de outras associações no interior das sociedades é

Questão
2015Sociologia

(Unioeste 2015) Os socilogos estabelecem distino entre a socializao primria e a socializao secundria. A socializao primria o processo por meio do qual a criana se transforma num membro participante da sociedade. A socializao secundria compreende todos os processos posteriores, por meio dos quais o indivduo introduzido em um mundo especfico. Qualquer treinamento profissional, por exemplo, constitui um processo de socializao secundria. BERGER, P. L. e BERGER, B., Socializao: como ser membro da sociedade. In FORACCHI, M. M. e MARTINS, J. S., Sociologia e Sociedade Leituras de introduo Sociologia. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999. p. 213-4) Considerando o texto acima reproduzido, CORRETO afirmar que

Questão
2015FilosofiaSociologia

(UNIOESTE 2015) A rebelião ocorrida na penitenciária de Cascavel/PR em agosto de 2014 remete ao passado e à história da repressão, especificamente na passagem do período das punições à vigilância. O estudo mais representativo sobre a história das prisões é Vigiar e Punir de Michel Foucault. Sobre as prisões atuais, tendo como referência essa obra, é CORRETO afirmar.

Questão
2015Sociologia

(Unioeste 2015) Para a antropóloga Ruth Benedict, “a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas.”(BENEDICT, Ruth. O crisântemo e a espada. São Paulo: Perspectiva, 1972). Portanto, é CORRETO afirmar.

Questão
2014Sociologia

(Unioeste 2014) O smbolo acima reproduzido ficou nacionalmente conhecido aps uma srie de manifestaes pblicas que ocorreram em junho de 2013 e representa o Movimento Passe Livre: um movimento social que luta pela implantao da tarifa zero no transporte pblico, como forma de garantir o acesso ao transporte para todas as camadas da populao. Tendo em vista aqueles acontecimentos, assinale qual das alternativas abaixo CORRETA.

1-15 de 37chevron right center