Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Sociologia - UNIOESTE 2013 | Gabarito e resoluções

1-10 de 10
Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) Thomas Hobbes um pensador poltico contratualista. Isso significa que ele pode ser includo na rica tradio da filosofia poltica que floresceu entre o sculo XVI e o XVIII, que reivindicava que a origem do Estado e/ou da sociedade civil (nesta tradio os dois conceitos se equivalem) residiria num contrato estabelecido pelos homens entre si, que poria fim ao estado de natureza. Contudo, a concepo hobbesiana do contrato distingue-se profundamente dos demais contratualistas. Com relao aos principais elementos da concepo contratualista de Hobbes, correto afirmar que

Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) Segundo Émile Durkheim, em sua obra As formas elementares da vida religiosa (1996, p. 19), os fenômenos religiosos classificam-se naturalmente em duas categorias fundamentais: as crenças e os ritos. As primeiras são estados da opinião, consistem em representações; os segundos são modos de ação determinados. Entre esses dois tipos de fatos, há exatamente a diferença que separa o pensamento do movimento. Os ritos só podem ser definidos e distinguidos das outras práticas humanas, notadamente das práticas morais, apenas pela natureza especial do seu objeto. Com efeito, uma regra moral, assim como um rito, nos prescreve maneiras de agir, mas que se dirigem a objetos de um gênero diferente. Portanto, é o objeto do rito que precisaríamos caracterizar para podermos caracterizar o próprio rito. Ora, é na crença que a natureza especial desse objeto se exprime. Assim, só se pode definir o rito após se ter definido a crença. Todas as crenças religiosas conhecidas, sejam elas simples ou complexas, apresentam um mesmo caráter comum: pressupõem uma classificação das coisas, reais ou ideais, que os homens concebem, em duas classes, em dois gêneros opostos, designados geralmente por dois termos distintos que as palavras profano e sagrado traduzem bastante bem. A divisão do mundo em dois domínios que compreendem, um, tudo o que é sagrado, outro, tudo o que é profano, tal é o traço distintivo do pensamento religioso: as crenças, os ritos, os gnomos, as lendas, são representações ou sistemas de representações que exprimem a natureza das coisas sagradas, as virtudes e os poderes que lhes são atribuídos, sua história, suas relações mútuas e com as coisas profanas. Mas por coisas sagradas, convém não entender simplesmente esses seres pessoais que chamamos deuses ou espíritos: um rochedo, uma árvore, uma fonte, um seixo, um pedaço de madeira, uma casa, em uma palavra, uma coisa qualquer pode ser sagrada. Partindo da análise do texto transcrito acima, assinale a alternativa correta.

Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917), em sua obra As Regras do Método Sociológico, ocupou-se em estabelecer o objeto de estudo da sociologia. Entre as constatações de Durkheim, está a de que o fato social não pode ser definido pela sua generalidade no interior de uma sociedade. Nessa obra, Durkheim elabora um tratamento científico dos fatos sociais e cria uma base para a sociologia no interior de um conjunto coeso de disciplinas sociais, visando fornecer uma base racional e sistemática da sociedade civil. Sobre o significado do fato social para Durkheim, é correto afirmar que

Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) A Sociologia de Max Weber considerada uma cincia compreensiva e explicativa. Na sua concepo, compete ao socilogo compreender e interpretar a ao dos indivduos, assim como os valores pelos quais os indivduos compreendem suas prprias intenes pela introspeco ou pela interpretao da conduta de outros indivduos. Sobre a sociologia compreensiva de Max Weber, correto afirmar que

Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) O Manifesto do Partido Comunista, escrito por Marx e Engels no ponto de inflexo entre as reflexes de juventude e a obra de maturidade, sintetiza os resultados da concepo materialista da histria alcanados pelos dois autores at 1848. A dinmica do desenvolvimento histrico ento concebida como resultante do aprofundamento da tenso entre foras produtivas e relaes de produo, que se expressaria atravs da luta poltica aberta. Com base na concepo materialista da histria defendida por Marx e Engels no Manifesto, selecione a alternativa correta.

Questão
2013FilosofiaSociologia

(UNIOESTE - 2013) Atravs dos princpios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinao do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistncia, Locke exps as diretrizes fundamentais do Estado liberal. Bobbio. Considerando o texto citado e o pensamento poltico de Locke, seguem as afirmativas abaixo: I. A passagem do estado de natureza para a sociedade poltica ou civil, segundo Locke, realizada mediante um contrato social, atravs do qual os indivduos singulares, livres e iguais do seu consentimento para ingressar no estado civil. II. O livre consentimento dos indivduos para formar a sociedade, a proteo dos direitos naturais pelo governo, a subordinao dos poderes, a limitao do poder e o direito resistncia so princpios fundamentais do liberalismo poltico de Locke. III. A violao deliberada e sistemtica dos direitos naturais e o uso contnuo da fora sem amparo legal, segundo Locke, no so suficientes para conferir legitimidade ao direito de resistncia, pois o exerccio de tal direito causaria a dissoluo do estado civil e, em consequncia, o retorno ao estado de natureza. IV. Os indivduos consentem livremente, segundo Locke, em constituir a sociedade poltica com a finalidade de preservar e proteger, com o amparo da lei, do arbtrio e da fora comum de um corpo poltico unitrio, os seus inalienveis direitos naturais vida, liberdade e propriedade. V. Da dissoluo do poder legislativo, que o poder no qual se unem os membros de uma comunidade para formar um corpo vivo e coerente, decorre, como consequncia, a dissoluo do estado de natureza. Das afirmativas feitas acima

Questão
2013Sociologia

(Unioeste 2013) O antropologo brasileiro Darcy Ribeiro, em sua obra O Povo Brasileiro, afirma: Ns, brasileiros, somos um povo sem ser, impedido de s-lo. Um povo mestio na carne e no esprito, j que aqui a mestiagem jamais foi crime ou pecado. Nela, fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos oriundos da mestiagem viveu por sculos sem conscincia de si, afundada na ninguendade. Assim foi at se definir como uma nova identidade tnico-nacional, a de brasileiros. RIBEIRO, D. O Povo Brasileiro. 1995, p.453. Partindo da anlise do texto transcrito acima, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão
2013FilosofiaSociologia

(Unioeste 2013) Segundo John Stuart Mill, a autoridade da sociedade sobre o indivduo deveria ser claramente limitada. Visando estabelecer o justo limite da soberania do indivduo sobre si mesmo, ele afirma que (...) o nico objetivo a favor do qual se possa exercer legitimamente presso sobre qualquer membro de uma comunidade civilizada, contra a vontade dele, consiste em prevenir danos a terceiros. No basta que se leve em conta o prprio bem, fsico ou moral, da pessoa. MILL, J. S. Da Liberdade. So Paulo: Ibrasa, 1963. Este princpio, muito caro ao liberalismo poltico radical, ficou conhecido como princpio da liberdade. Com base na leitura do enunciado de Mill, escolha a alternativa correta.

Questão
2013Sociologia

(UNIOESTE 2013)Observe o quadro abaixo: O pintor italiano socialista Giuseppe Pellizza da Volpedo representa em seu quadro O quarto Estado as aspiraes socialistas dos trabalhadores do final do sculo XIX. Sobre a formao do proletariado no Brasil, neste mesmo perodo, analise as sentenas abaixo: I. A fora de trabalho de mulheres no foi explorada nas indstrias devido organizao social patriarcalista e conservadora da sociedade brasileira, que no admitia que as mulheres trabalhassem fora de suas casas. II. A formao do proletariado industrial no Brasil teve incio na segunda metade do sculo XIX, principalmente com o desenvolvimento da economia cafeeira no Rio de Janeiro, sul de Minas e So Paulo. III. No final do sculo XIX, a classe operria era numericamente relevante em relao sociedade brasileira, quando a maioria dos trabalhadores vivia no meio urbano e sob relaes de produo capitalistas. IV. Os baixos salrios, insuficientes para sustentar a famlia operria, foraram a entrada das mulheres e das crianas no mercado de trabalho, tornando esses sujeitos sociais representativos na composio da fora de trabalho, principalmente nos setores txtil e do vesturio. V. H relatos de crianas que trabalhavam durante o dia e a noite nas indstrias do sudeste do Brasil, mas o contingente maior de trabalhadores mirins do incio do sculo XX se encontrava nas indstrias do nordeste brasileiro. Considerando as sentenas anteriores, assinale a alternativa correta.

Questão
2013Sociologia

(UNIOESTE2013). Pierre Bourdieu trata da cultura no sentido antropolgico, recorrendo a outro conceito, o habitus. Em sua obra O Sentido Prtico ele explica mais detalhadamente sua concepo do habitus. Os habitus so sistemas de disposies durveis e transponveis, estruturas estruturadas predispostas a funcionar como estruturas estruturantes, isto , a funcionar como princpios geradores e organizadores de prticas e de representaes que podem ser objetivamente adaptadas a seu objetivo sem supor que se tenham em mira conscientemente estes fins e o controle das operaes necessrias para obt-los. BOURDIEU, 1980, p.88. Sobre o conceito de habitus INCORRETO afirmar que:

1-10 de 10