ENEM

ITA

IME

FUVEST

UNICAMP

UNESP

UNIFESP

UFPR

UFRGS

UNB

VestibularEdição do vestibular
Disciplina

(UNIOESTE 2013)Observe o quadro abaixo:O pintor it

(UNIOESTE 2013) Observe o quadro abaixo:

O pintor italiano socialista Giuseppe Pellizza da Volpedo representa em seu quadro “O quarto Estado” as aspirações socialistas dos trabalhadores do final do século XIX. Sobre a formação do proletariado no Brasil, neste mesmo período, analise as sentenças abaixo:

I. A força de trabalho de mulheres não foi explorada nas indústrias devido à organização social patriarcalista e conservadora da sociedade brasileira, que não admitia que as mulheres trabalhassem fora de suas casas.
II. A formação do proletariado industrial no Brasil teve início na segunda metade do século XIX, principalmente com o desenvolvimento da economia cafeeira no Rio de Janeiro, sul de Minas e São Paulo.
III. No final do século XIX, a classe operária era numericamente relevante em relação à sociedade brasileira, quando a maioria dos trabalhadores vivia no meio urbano e sob relações de produção capitalistas.
IV. Os baixos salários, insuficientes para sustentar a família operária, forçaram a entrada das mulheres e das crianças no mercado de trabalho, tornando esses sujeitos sociais representativos na composição da força de trabalho, principalmente nos setores têxtil e do vestuário.
V. Há relatos de crianças que trabalhavam durante o dia e a noite nas indústrias do sudeste do Brasil, mas o contingente maior de trabalhadores mirins do início do século XX se encontrava nas indústrias do nordeste brasileiro.

Considerando as sentenças anteriores, assinale a alternativa correta.

 

A

A alternativa IV está correta.

B

As alternativas I e II estão corretas.

C

As alterativas II e III estão corretas.

D

As alternativas I e III estão corretas.

E

As alternativas III e V estão corretas.